Iniciar uma nova conversa

Solved!

Ir para Solução

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

104

7 de março de 2024 22:53

Superaquecimento de componente - Memória RAM

Alienware m15 R7

Alienware m15 R7

Pessoal, boa noite! Estou com um problema e não consegui encontrar a solução. Contatei o Suporte Dell e não tive qualquer ajuda.

Troquei as memórias RAM do meu notebook por dois pentes homologados para o M15R7, RAM da Crucial, modelo CT32G48C40S5.

Ocorre que meu notebook começou a apresentar sobreaquecimento da Memória RAM, atingindo temperaturas de até 100 graus!! o que ocasiona no desligamento repentino do notebook.

Detalhe que, quando ocorre isso, nem meu processador e nem minha placa de vídeo estão nessa temperatura, em vários casos, inclusive, estes componentes estão com temperatura normal (entre 70 a 88 graus).

A BIOS do Alienware não permite fazer configurações na RAM, como baixar a voltagem, o clock, ou XMP.

A Memória atinge essas temperaturas quando vou jogar algum jogo, mas em uso normal, sem aplicativos aberto, somente o navegador, a memória normalmente fica entre 60 a 70 graus.

O que será que pode estar causando este problema?

 

5 Practitioner

 • 

1.3K Mensagens

9 de março de 2024 00:37

Eu não tenho uma explicação técnica, mas já se tornou rotineiro alguém com notebooks gamer da Dell/Alienware com processadores de 12a geração série H (e até outros modelos) com problemas com memórias Crucial. 

Alguns não conseguem nem iniciar o sistema, outros não tem problemas aparentes.

G15 e m15 R7 com i7-12700H parecem ser bem exigentes (ou restritos) à compatibilidade de memórias.

Apenas memórias padrão JEDEC, assim como suas Crucial, são compatíveis. 

A Corsair informa que a Vengeance DDR5 4800MHZ CL40 é compatível com seu Alienware, mas já vi dois ou três relatos de proprietários de que não funciona. A diferença é que esta memória possui timings extendidos diferentes do padrão JEDEC. 

Por fim, recomendo memória JEDEC mainstream, não gamer, de marcas conceituadas, no caso, descartando as Crucial. 

Kingston, Hynix, Samsung são ótimas opções.

As Samsung são as mais fáceis de encontrar (MercadoLivre, AliExpress, etc...) e são altamente compatíveis com qualquer sistema.

A Kingston e a Crucial tem ferramentas que indicam a compatibilidade de suas memórias de acordo com o modelo do notebook (memórias de 5200MHz ou 5600MHz JEDEC funcionarão, mas serão limitadas a 4800MHz devido a limitação do controlador de memória integrado da CPU):

https://br.crucial.com/compatible-upgrade-for/alienware/alienware-m15-r7

https://www.kingston.com/br/memory/search/model/105142/dell-alienware-alienware-m15-r7-intel

(Editado)

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

8 de março de 2024 00:04

Segue foto de estatísticas.

5 Practitioner

 • 

1.3K Mensagens

8 de março de 2024 00:06

Como mediu a temperatura das memórias?

Provavelmente você tem um (ou ambos) módulo defeituoso. 

Editado:

A temperatura de operação dos seus módulos vai até 95°C.

Você tem certeza de que a temperatura das memórias é que está causando os desligamentos?

Compare a temperatura dos módulos originais sob as mesmas condições de uso.

(Editado)

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

8 de março de 2024 03:45

Oi Pedro! tudo bem? agradeço pelos esclarecimentos...

O desligamento ocorreu quando a memória atingiu 100ºC... mas esta informação eu não possuia, no caso se estiver até abaixo de 95ºC estaria atuando normalmente?

Tenho certeza pois no desligamento foi a única coisa que estava com temperatura acima...

Estou aguardando chegar em casa para testar com os módulos originais. 

No mais, agradeço!

Obs: fiz algumas configurações (desliguei o Turbo do processador e fiz undervolt na GPU, a temperatura da memória abaixou, mas ainda permanece entre 80 ~ 90ºC.

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

8 de março de 2024 03:48

Os monitoramentos estão sendo feitos através de dois aplicativos, HWMonitor e Aida64 Extreme, mas ambos indicam as mesmas temperaturas. 

Fiz um teste com a tampa de baixo aberta, e auxiliou na temperatura.. no uso normal (sem jogos, apenas navegador aberto, 11% de uso de RAM) a Memoria permaneceu entre os 70ºC.

5 Practitioner

 • 

1.3K Mensagens

8 de março de 2024 10:33

@SupaFCSR​ você não deve utilizar este modelo com tampa fechada, principalmente em games ou tarefas pesadas.

O sistema de refrigeração foi projetado para o ar entrar por baixo e por cima (nas grelhas acima do teclado).

Utilize ainda um suporte para afastar a entrada de ar inferior do tampo da mesa.

 

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

8 de março de 2024 21:38

Boa tarde! 

Retorno com informações.

Preliminarmente, quando informei a tampa seria a de baixo, o notebook estava sem a tampa inferior para maior entrada de ar.

Hoje cheguei em casa e pude testar com dois notebooks.

No meu Alienware M15R7, ao colocar a memória vinda de fábrica (modelo SNK Hynix) o meu notebook atinge temperaturas aceitáveis, estando ou não sob stresse.. nos testes realizados a maior temperatura que ele atingiu foi 60º Graus. 

Contudo, ao inserir a memória Crucial no outro notebook, um Notebook MSI modelo Aorus 15 X5LF, a memória atingiu valores menores ao do meu, inclusive, valores aceitáveis, deixando a memória sob stress com o Aida64, a Memória Crucial no notebook Aorus atingiu no máximo 60ºC.

Ou seja, descarto a possibilidade de ser Memória RAM defeituosa, acredito que é o gerenciamento da voltagem e temperatura da Bios do Alienware que não permite o gerenciamento correto.

Gostaria de adicionar que eu fiz o hard reset e a formatação do notebook para ter certeza que não eram drivers.

Fiz os testes em dual channel e single channel, na minha máquina, a memória Crucial apresentou overheat, em outro computador, a mesma memória, apresenta temperatura normal. 

@pedrohenriquevm, teria alguma sugestão do que pode estar ocorrendo?

Tentei juntar todas as evidencias e salvar aqui: https://1drv.ms/f/s!AqsQDQDYEZEslpk8oqfUp7NrTd6dRQ?e=6FQOUe

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

8 de março de 2024 22:00

Aproveitando o ensejo, poderia ser indicado outro modelo de memória Ram compatível com meu notebook? estou um pouco traumatizado, mas 16gb para mim é pouquíssimo.

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

9 de março de 2024 22:32

Pedro, grato pelas informações, estava realmente buscando uma informação mais técnica. 

Eu havia utilizado essa ferramenta da Crucial, mas acabou não servindo para mim, de qualquer forma, irei buscar estas memórias, grato!

11 de março de 2024 20:34

Boa tarde.

 

Estou aqui mais uma vez para solicitar a troca do meu notebook.

Sendo bem breve a troca do teclado e mouse foi feita como solicitado. Referente a isso está tudo certo.

Referente ao notebook, como eu havia falado com Edelvan e o técnico que aqui veio para fazer a troca da tela, eu por conta fui buscar informações sobre a troca da tela, e fui informado por pessoas que trabalham com reparos de computadores que este procedimento poderia me causar outros problemas futuros, antes do técnico vir aqui em casa fazer o reparo o Edelvan me ligou para confirmar o agendamento, e na conversa com ele eu falei que não queria fazer o serviço pelo risco de me causar outros problemas mas ele falou para não me preocupar pois isso era um serviço que eles ja estão acostumados a fazer, falei para ele que uma amigo meu que trabalha com isso me aconselhou a não fazer a troca da tela mas sim o equipamento, mas o Edelvan falou que não existia esta possibilidade no momento que o técnico ele iria averiguar.

No dia do serviço antes de fazer a troca da tela, expliquei tudo para o técnico em questão, detalhe muito importante após a troca da tela do notebook o próprio técnico viu que o problema não era a tela mais sim o corpo do notebook que apresentava a curvatura, referente a troca em si, ele me falou que poderia sim ter problemas futuros, mas que era muito difícil de acontecer.

Antes de fazer o reparo da tela, eu já tiva avido o Edelvan que o notebook tinha hora que travava e outras horas ele desligava, mas parou de fazer isso por um tempo, depois da troca da tela meu notebook trava do nada, desliga sozinho, fecha programas e semana passada ele desligou e não ligava por nada, detalhe ele esta com bateria cheia, depois de algumas horas eu consegui ligar ele e usar normalmente quando fui desligar ele , ele travou e não desligava por nada nem apertando o botão de desligar tive que deixar ele ligado até acabar a bateria.

Só queria entender algo como que depois de tanta reclamação, e ficar claro aqui que o defeito da máquina desde o início é dela e não causado por mim, e agora com todos estes defeitos qual a desculpa ou a justificativa vocês vão dar para não efetuar a troca desta máquina.

Cara eu paguei quase 7 mil reais deste notebook, para ter esta dor de cabeça que estou tendo, quando comprei ainda falei para vendedora que estava adquirindo uma maquina deste valor para não passar raiva, e é só o que estou tendo raiva, detalhe importante também quando falei isso para o Edelvan ele falou que clientes que compram maquinas mais caras que a minha tem problemas que nem são solucionados, querendo dizer levanta a mão para o céu que o seu esta sendo ouvido.

Espero que com esta mensagem agora vocês fação algo para resolver meu problema .

Meu notebook esta ruim desde a troca da tela.

Nenhum evento encontrado!

Top