Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

34 Mensagens

16816

6 de janeiro de 2022 11:00

isHighlyActiveTopic

DELL G15 5511 INCOMPATIBILIDADE COM SSD NVMe 1.4 PCIe Gen 4 x4 no SLOT 0

Recentemente eu adquiri o DELL G15 5511, tive problema com a atualização da memória RAM, que foi sanado com a compra de memórias da marca NETCORE, agora eu estou tendo problemas com o SSD.

Este SSD é o terceiro que compro com a tecnologia NVMe 1.4 PCIe Gen 4 x4. A princípio eu havia comprado dois SSD's XPG S70 Blade 1TB, coloquei um em cada slot, na esperança de utilizar o padrão de 7000 MB/s no slot 0, no entanto, o meu sistema ficou completamente instável, e acabei achando que fosse o SSD, troquei o dispositivo com o do slot 1, de mesmo modelo e marca, e mesmo assim o erro persistiu, por isso adquiri um terceiro, de outra marca e modelo, o SSD Crucial P5 Plus de 1TB (CT1000P5PSSD8), fiquei super feliz, pois, nos primeiros minutos eu consegui fazer um teste com o Crystal Mark, e revelou-se uma velocidade de mais de 6000 MB/s, e na sequência eu imediatamente comecei a enviar dados para esse dispositivo, até que em menos de 10 minutos, todo o sistema começo a ficar instável, e o dispositivo passou a ficar irreconhecível pelo sistema operacional. Desde então, não estou utilizando mais esse SSD, pois, todas as vezes que eu o ligo, ele funciona por alguns minutos e para de funcionar, ou a BIOS deixa de reconhecê-lo. Alguém mais está tendo problema com essa tecnologia de SSD? A Dell explica o porquê, e quais modelos e marcas de SSD NVMe 1.4 PCIe Gen 4 x4, podemos usar sem que o sistema fique completamente instável, e a BIOS reconheça sem problemas o dispositivo?

Antes que alguém pergunte, no slot 1, e em outro laptop, o SSD funciona sem problema algum. No slot 1, ele funciona capado em Gen 3 x4

2 Mensagens

6 de janeiro de 2022 16:00

Quero saber também. Estou querendo comprar um SSD XPG S70 Blade 1TB.

8 de janeiro de 2022 14:00

Comprei o notebook na esperança de equipá-lo com outros componentes, mas se negam a dar informações sobre a compatilbilidade deste com aqueles... Pedem que consultemos estas informações de compatibilidade, junto aos fabricantes dos componentes, pois são responsáveis somente pelas peças da DELL. Eu, sinceramente, achei isso um grande desleixo com o cliente. E jamais voltaria a comprar outro equipamento da DELL.

8 de janeiro de 2022 14:00

Olá! Como pode ver no meu relato, eu comprei e testei dois deste SSD, e o do SLOT0 não funcionou, este slot deveria suportar ele, pois nas especificações do manual diz que ele suporta, no entanto, eu não consegui fazer funcionar.

Entrei em contato com o suport da DELL e não quiseram dar uma lista com todos os SSD's que são compatíveis e podem serem utilizados no SLOT0, com toda a capacidade tecnlógica que ele pode oferecer.

O SSD que está no meu SLOT1 é o S70, como pode ler no meu relato, ele funciona, mas capado.

Coloquei outro SSD no slot0, desta vez um Crucial P5 PLUS, ele pega por alguns minutos na velocidade máxima, mas logo em seguida para de funcionar.

10 Mensagens

19 de janeiro de 2022 12:00

Por agora recomendo que ninguém tente usar SSD Gen4 neste notebook. Existe post gringo relatando exatamente o mesmo problema, sem solução. Pelo menos as memórias RAM funcionaram.

A Dell decepciona muito, porque se recusam a indicar um modelo funcional de SSD Gen4 seja lá o canal de suporte que você tente.

21 de janeiro de 2022 03:00

Esta semana chegou um dissipador de calor que eu comprei para averiguar a possibilidade de ser o aumento de temperatura. Fiz todos os testes com câmera térmica, monitorando o tempo inteiro a temperatura do ssd. Por fim, chego à conclusão que o problema não é térmico, pois a temperatura ficou entorno de 45°C, mas mesmo assim, o ssd desaparece do Windows.

 

Analisando o log de eventos do Windows 11, apareceram 945 erros na categoria disk.

 

Eu consigo abrir um vídeo 4 k, e rodar o crystal mark por alguns segundos, sem que o ssd desligue.

Como esse SSD é crucial, eu vou entrar em contato e relatar. 

10 Mensagens

23 de janeiro de 2022 03:00

O Alienware M15 R6 tem a mesma placa-mãe do G15 5511 e encontrei posts em inglês de pessoas reclamando de tela azul ao usarem SSD Gen4 no slot0.

O problema é grande... Sinceramente, nesse ponto eu já acho que uma atualização de BIOS não resolve.

Quem não comprou o notebook e quer Gen4, sugiro passar longe. Quem estiver satisfeito com um bom Gen3, então tudo bem.

Troquei o Samsung 980 PRO por um Crucial P5 (Gen3) na loja e não vou mais esquentar a cabeça com isso.

1 Mensagem

3 de fevereiro de 2022 05:00

Hoje resolvi pesquisar para comprar um SSD 1T Geração 4. Segundo o manual os dois SSD tem que ser o mesmo modelo de estado so, ou seja, não pode ter 2230 e 2280 juntos.


Tipo de armazenamento: Unidade de estado sólido M.2 2230/2280
Tipo de interface: PCIe Gen3 x4 NVMe
Capacity (Capacidade): Até 1 TB

ou


Tipo de armazenamento: Unidade de estado sólido M.2 2230/2280
Tipo de interface: PCIe Gen4 x4 NVMe
Capacity (Capacidade): 2T

 

Observação: A versão PCIe Gen4 x4 NVMe não ficou clara se é até 2T ou tem que colocar 2T direto no slot.

Dados encontrados na página 15 do manual.
https://dl.dell.com/topicspdf/g-series-15-5511-laptop_setup-guide_pt-br.pdf



3 de fevereiro de 2022 07:00

Então, compra aí o SSD, e testa para averiguar qual vai funcionar no seu Notebook, e traga novidades aqui.

Está aqui os que eu já testei:

  • ADATA XPG S70 Blade 2 TB/1 TB
  • Crucial P5 Plus 2 TB/1 TB

Comprei também alguns dissipadores de calor para os SSD's, que fizeram o sistema operar normalmente por 2 horas, em ambos os modelos, e depois os SSD's pararam de serem reconhecidos pela BIOS.

Lembrando que os testes estão sendo feitos no Slot 0 (PCIe Gen 4 x4).

Estou notando que o problema é a temperatura.

Comprei agora um dissipador com cooler para testar.

10 Mensagens

7 de fevereiro de 2022 12:00

William, eu já medi temperatura, e esse não parece ser o problema, pois se mostra instável mesmo sem ter atingido 60 graus.

Sobre a Dell, já foram claros comigo que não vão reconhecer a falha, usando com desculpa que a falha é em hardware fabricado por terceiros (todos do mercado kkk).

Enfim, se quiserem resolver a situação, única saída é a via judicial, pois da empresa falta honestidade.

10 de fevereiro de 2022 16:00

Eu medi a temperatura também, e ela supera os 60 ºC, por isso eu suponho ser um problema de temperatura. Eu comprei um dissipador de calor que fez trabalhar corretamente por duas horas, agora eu comprei outro dissipador com ventoinha, para fazer um teste de stress, com o notebook aberto. Farei o teste, e depois colocarei os meus resultados aqui.

Eles estão justificando como sendo um problema de terceiros, no entanto, eles não apresentam opções de peças, que podem ser compatíveis, ou um detalhamento técnico que viabiliza a escolha de um novo componente, isso é falta de honestidade.

Foi a primeira vez que eu comprei um equipamento deles, e não voltarei a comprar.

10 Mensagens

11 de fevereiro de 2022 21:00

Vale ressaltar que temperaturas acima de 60 são comuns. Em stress (escrita longa usando velocidade max) meu Samsung 980 Pro chega a 75 no desktop sem problemas, e em idle fica por volta dos 45.

3 Mensagens

23 de fevereiro de 2022 09:00

Tenho um G15 com i7 e a placa grafica 3060, coloquei um SSD 980 Pro ja faz 2 meses e esta funcionando bem, não tive nenhum desligamento ou travamento desde então e nas velocidades do Crytal Disk Mark chega quase aos 6700MB/s de leitura e 5000MB/s de gravação. O que será que acontece com o note de vcs?

23 de fevereiro de 2022 11:00

Obrigado por sua resposta.

O seu ssd é de 1 TB ou 2 TB? Ele está conectado ao slot0?

Qual o modelo da sua placa mãe?

O sistema está instalado em qual ssd? 

Qual é o seu segundo ssd? 

O que você usa como dissipador de calor?

Como está instalado o seu ssd?

Você poderia gravar um vídeo mostrando o funcionamento e realizando a transferência de arquivos, e teste do Crystal Mark?

 

2 Mensagens

24 de fevereiro de 2022 18:00

no aguardo dessas respostas tmb... 

6 Mensagens

25 de fevereiro de 2022 08:00

Boa tarde, vc acha que se colocar somente um ssd de gen 4 funcionaria, ou seus testes vc usa um slot com gen4 e outro com gen 3?

Nenhum evento encontrado!

Top