Iniciar uma nova conversa

Solved!

Ir para Solução

1 Rookie

 • 

5 Mensagens

87

28 de janeiro de 2024 04:49

Inspiron 15 5510 - Teclas param de funcionar ao aquecerem

Inspiron 15 5510/5518

Inspiron 15 5510/5518

Olá, possuo um notebook Dell Inspiron 15 5510. Estou com um problema crônico com minha unidade.

Esse modelo é estremamente fino (intel i7 com 16Gb de ram) e é sabido que é normal o aquecimento, pois a ventoinha é super fina.

Porém o que não acho normal é que, quando demandado alto desempenho e o computador esquenta, as teclas "F2", "F3", "3" e "E" param de funcionar. Neste sentido, pergunto se é um problema geral no modelo ou se é só com minha unidade. Ele já foi reparado uma vez quando ainda estava em garantia, na ocasião o SSD estragou. Consigo consertar de alguma forma? De certa forma consigo contornar utilizando o Dell Power Manager em "Gerenciamento Térmico", trocando a configuração de "Ultradesempenho" para "Temperatura mais baixa" as teclas eventualmente voltam a funcionar, ficando evidente a relação do teclado e temperatura. Como corrijo isso?

5 Practitioner

 • 

1.3K Mensagens

28 de janeiro de 2024 05:00

Troca a pasta térmica por um composto de qualidade e seus problemas acabam e ainda vai ter desempenho consideravelmente maior.

Eu tenho um 5510 com i5-11320H e os ganhos que consegui são incríveis. 

Escrevi um guia há algum tempo e está fixado na seção dos Inspiron:

https://www.dell.com/community/pt/conversations/inspiron-notebooks/guia-para-otimizar-o-desempenho-dos-inspironvostro-5510/647fa102f4ccf8a8de62b53c

1 Rookie

 • 

5 Mensagens

28 de janeiro de 2024 06:45

@pedrohenriquevm​ Olá Pedro! Cara li teu guia, bem explicado e didático! Realizei as cofigurações recomendadas inclusive (ThrotleStop e Afterburner). Com relação à pasta termica, teria alguma recomendação de marca? Muito obrigado cara pela disposição, abraço! 

5 Practitioner

 • 

1.3K Mensagens

28 de janeiro de 2024 13:38

@ikkarus​ no tópico do link escrevi sobre minhas experiências com pasta térmica neste notebook. 

Segue comparação no Cinebench R23 multicore e power sustentado no limite de temperatura (92°C) com cada uma. Perceba que isto é desbloqueando o limite de power da CPU. Com o limite de power original em desempenho ultra, com PTM 7950 minha CPU em full load, inicialmente sustentando 30W mantém ~80ºC e depois de alguns minutos o limite de power baixa para 26W (Desempenho Ultra) e a CPU se mantém em ~76/77ºC. Com a pasta térmica original a CPU podia sustentar no máximo ~28W a ~92/93ºC:

- pasta térmica original: 

Pontuação ~5100

Power sustentado: ~28W

Clock sustentado: ~3,30GHz

- NoctuaNT-H2: 

Pontuação ~5750

Power sustentado: ~35W

Clock sustentado: ~3,60GHz

- Thermalright TFX  

Pontuação ~5900

Power sustentado: 36W

Clock sustentado: ~3,65GHz

- PTM 7950: 

Pontuação ~6000

Power sustentado: ~37W

Clock sustentado: ~3,70GHz

A almofada com mudança de fase Honeywell PTM 7950 entrega resultados ligeiramente melhores do que outros compostos de alta qualidade, mas sua grande vantagem é que dura muito enquanto as pastas térmicas mais cedo ou mais tarde vão escoar e ter seu desempenho diminuído. Em notebooks esse escoamento geralmente demora alguns dias ou, na melhor hipótese, algumas semanas em uso pesado com CPU em temperaturas acima de 80°C.

Para dGPU esse escoamento geralmente não ocorre pois as temperaturas são mais baixas...

Lojas que ja comprei PTM 7950:


https://a.aliexpress.com/_mOW4w6W

https://a.aliexpress.com/_mPvR5ZC

(Editado)

1 Rookie

 • 

5 Mensagens

28 de janeiro de 2024 19:50

@pedrohenriquevm​ Fui procurar saber, assisti alguns vídeos sobre a PTM 7950. O produto parece melhorar muito a temperatura. Muito obrigado pela dica Pedro, vou esperimentar! Um forte abraço!

5 Practitioner

 • 

1.3K Mensagens

28 de janeiro de 2024 20:00

@ikkarus​ se tiver qualquer dúvida posta aqui que tento te ajudar!

1 Rookie

 • 

5 Mensagens

28 de janeiro de 2024 20:20

@pedrohenriquevm​ Show vlw! Realizei a compra pelo Aliexpress, só aguardar chegar pra testar.

1 Rookie

 • 

5 Mensagens

23 de fevereiro de 2024 18:46

Opa! Olá @pedrohenriquevm​!

Só pra postar um feedback!

Felizão com a com o resultado e o desempenho da thermal pad, é gritante a diferença em relação ao produto stock!

Valeu pela dica e um grande abraço!

Nenhum evento encontrado!

Top