Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Fechado

10 Mensagens

215

25 de julho de 2023 12:00

HD SAS Poweredge T320 de 600GB

Boa tarde

gostaria de uma ajuda de quem é bastante entendedor do assunto. Tenho um Poweredge T320 em Raid espelhamento com 2 Hds de 600gb. Um deles morreu essa semana e nao está mais na garantia. para renovar é um absurdo e tambem nao fazem garantia com produto com defeito. Para abrir um chamado avulso precisa pagar 800 reais pelo diagnostico e mais uns 2000 mil reais mais ou menos por esse HD.

gostaria de saber quais as especificações exatas que tenho que me atentar para comprar um HD compativel que funcione?

existem conectores SAS diferentes ? ou é tudo igual ? 

velocidade de 6gb/s, 600gb, e 15k rpm

será que isso basta ou tem mais alguma especificacao que tem que ser identica ? tenho encontrado alguns iguais porem com velocidade de 12gb/s, nao sei se teria problemas

 o que eu pensei em fazer tambem seria ao inves de comprar um SAS de 600.......comprar 2 SSDs, cabos adaptador SAS > SATA, e tirar os SAS e colocar SSD no lugar, so nao sei se teria compatibilidade com a controladora raid

no aguardo...obrigado

Moderator

 • 

3.1K Mensagens

25 de julho de 2023 20:00

Hi @JEFFJOE

 

gostaria de saber quais as especificações exatas que tenho que me atentar para comprar um HD compativel que funcione?

Normalmente, recomendamos a compra de um disco rígido semelhante ao disco com falha, para evitar qualquer complicação caso ele não seja detectado. Cada unidade da Dell tem um número de DPN. Você pode seguir o número de DPN como referência para a compra. Se ele não estiver disponível, você poderá comprar especificações semelhantes com base nos detalhes da unidade: Velocidade de 6 gb/s, 600 gb e 15k rpm

 

tenho encontrado alguns iguais porem com velocidade de 12gb/s, nao sei se teria problemas

O servidor não tem problemas para oferecer suporte a unidades de 12 Gbps, mas se o RAID existente tiver uma unidade de 6 Gbps, a nova unidade de 12 Gbps só funcionará a 6 Gbps, seguindo a unidade existente no RAID.

 

o que eu pensei em fazer tambem seria ao inves de comprar um SAS de 600.......comprar 2 SSDs, cabos adaptador SAS > SATA, e tirar os SAS e colocar SSD no lugar, so nao sei se teria compatibilidade com a controladora raid

O ideal é que o servidor seja compatível com SAS ou SATA, dependendo da configuração e do hardware do servidor. Mas você não pode misturar SAS e SATA no mesmo RAID. Você precisará reinstalar o servidor. 

10 Mensagens

27 de julho de 2023 09:00

boa tarde Joey C

obrigado pela resposta

referente ao seu comentario em relacao ao numero DPN que voce citou pra usar como referencia, os 2 HDs que estao no servidor nao sao identicos. a Dell mandou a cada troca um hd similar com esse codigo diferente. acredito que nao teria problemas ser diferentes esses codigos, desde que seja 600gb.....15k e 6gb/s.

o tamanho fisico de 2.5 e 3.5 nao tem problema ne ? ser um diferente do outro.

obrigado.

Moderator

 • 

3.1K Mensagens

30 de julho de 2023 18:00

Hi @JEFFJOE

 

acredito que nao teria problemas ser diferentes esses codigos, desde que seja 600gb.....15k e 6gb/s.

Sim, não haverá problemas, desde que a especificação seja a mesma das unidades do servidor. 

 

o tamanho fisico de 2.5 e 3.5 nao tem problema ne ? ser um diferente do outro.

Se o tamanho for diferente, você precisará de hardware adicional para instalar uma unidade de 2,5 pol. em um drive caddy de 3,5 pol. 

10 Mensagens

8 de agosto de 2023 05:00

bom dia

obrigado pelas informacoes, porem troquei o HD que estava com defeito por um novo mas nao me lembro se eu deveria ter deletado alguma informacao no open manager do HD antigo. coloquei o novo no lugar mas ainda me aparece o erro de storage e as informacoes do HD com defeito. estou com dificuldade de fazer o rebuild e estou com medo de fazer algo de errado. poderia me auxiliar por favor ? obrigado

Moderator

 • 

8.5K Mensagens

8 de agosto de 2023 05:00

JEFFJOE,

 

Para começar, o erro inicial que estava a ver permanecerá até que a reconstrução esteja concluída e o disco virtual volte a estar optimizado, pelo que não me preocuparia com isso. No que diz respeito à reconstrução, pode esclarecer os problemas que está a ter? Se o problema que está a ver é que a unidade não está a ser reconstruída automaticamente quando a insere, então pode resolver isso atribuindo a unidade de substituição como um Global Hot Spare, que iniciará o processo de reconstrução. Se não for esse o problema e for algo diferente que está a ver, informe-nos.

 

 

Moderator

 • 

8.5K Mensagens

8 de agosto de 2023 06:00

Em primeiro lugar, não elimine o disco virtual, uma vez que não existe qualquer necessidade ou razão para o fazer. Assim, quando tiver uma unidade avariada, o processo de substituição seria remover a unidade avariada e, em seguida, aguardar 20 segundos para inserir a unidade de substituição. Se isso não acontecer, terá de tentar atribuí-la como Global Hotspare para iniciar a reconstrução. O processo para atribuir uma unidade como Hotspare pode ser encontrado na página aqui.

 

 

 

10 Mensagens

8 de agosto de 2023 06:00

Storage Management only displays those disks that can be used as a hot spare. There are currently no disks that are available, large enough, or of the correct type to be used as a hot spare for this virtual disk.

 

o disco ainda aperece o antigo com problema. e ainda aparece o disco virtual com problema. nao sei se antes de fazer o HOT SPARE eu tenho que deletar esse disco virtual.

10 Mensagens

8 de agosto de 2023 07:00

tanto no meu painel da idrac quando no open manager nao aparece nada parecido com o que este manual que vc mandou. 

nao sei mais o que fazer

Moderator

 • 

8.5K Mensagens

8 de agosto de 2023 07:00

Pode ajudar se fornecer capturas de ecrã do que está a ver na BIOS do controlador, Openmanage, iDrac, etc.
Dessa forma, podemos ter uma visão geral do que está a acontecer. Além disso, poderia esclarecer quais os erros, se houver algum, que está a ver?
Outra opção é contactar o suporte, que pode trabalhar diretamente consigo e com o servidor. 

 

 

10 Mensagens

8 de agosto de 2023 08:00

nao temos mais direito ao suporte

JEFFJOE_0-1691507361204.pngJEFFJOE_1-1691507396460.pngJEFFJOE_2-1691507413604.pngJEFFJOE_3-1691507436342.pngJEFFJOE_4-1691507624933.pngJEFFJOE_5-1691507682955.pngJEFFJOE_6-1691507695990.png

 

Moderator

 • 

8.5K Mensagens

8 de agosto de 2023 08:00

Obrigado por partilhar as fotografias. Pelo aspeto, tem uma unidade no estrangeiro que não falhou. Por isso, o que eu sugiro é que mantenha a unidade original no servidor e, em seguida, limpe a configuração externa. Para o fazer, terá de selecionar Foreign Configuration Options (Opções de configuração externa), como se pode ver no menu pendente da quinta imagem. A partir dessa página, terá de fazer uma de duas coisas: limpar a configuração externa se o disco virtual ainda estiver a arrancar no sistema operativo ou selecionar Importar se o disco virtual não estiver a arrancar no sistema operativo. Pelo que parece, o sistema ainda está a arrancar normalmente, pelo que eu optaria por Limpar o estrangeiro, mas se estiver enganado, informe-me. 
Depois de limpar o estrangeiro, a unidade deve começar a processar-se de novo no disco virtual. 

 

Depois diga-me como correu. 

10 Mensagens

8 de agosto de 2023 09:00

realmente o sistema operacional está normal. tinhamos RAID 1 funcionando normalmente com 2 HDs identicos. com a falha de um, o outro assumiu e manteve o servidor funcionando normalmente.

meu medo é fazer alguma coisa de errado a apagar tudo do HD que está normal e perdermos tudo e parar a empresa.

Moderator

 • 

8.5K Mensagens

8 de agosto de 2023 09:00

Compreendo, mas recomendo sempre que se faça qualquer coisa com os Discos Virtuais, ou com o próprio controlador, que se faça uma cópia de segurança completa dos dados.
O outro lado da questão é que, se não fizer nada, o facto de ter o disco virtual a funcionar sem redundância também é um risco. 

 

 

10 Mensagens

8 de agosto de 2023 11:00

um dos discos virtual é um HD SATA NORMAL que uso para backup. aparece como RAID 0. espero que vc nao tenha se confundido ele com o outro SAS para raid 1

Moderator

 • 

8.5K Mensagens

8 de agosto de 2023 11:00

Se voltar à página que lista os 2 Discos Virtuais, no que estiver marcado como Degradado, se clicar no seu nome, deverá mostrar os discos físicos que fazem parte desse Disco Virtual, pode confirmar dessa forma, e também a página do Disco Virtual mostrará o nível de raid de cada um. Eu faria isso para verificar, mas se o problema fosse no raid 0, então esse disco virtual estaria com falha, não degradado, mas verifique e certifique-se e me avise.

Nenhum evento encontrado!

Top