Instalação de SSD como boot no XPS 8900

Desktops

Desktops
Discussões, dicas e boas práticas a respeito dos Desktops e Workstations Dell.

Instalação de SSD como boot no XPS 8900

Esta pergunta não foi respondida

Boa noite,

gostaria de orientações sobre como instalar um SSD (Samsung 850 EVO 250gb) no XPS 8900 como boot drive e deixar o HDD existente como armazenamento de arquivos.

Não tenho problemas em perder as informações do HDD (o XPS 8900 é novo). Pretendo criar uma mídia USB de recuperação para os padrões de fábrica, instalar o SSD e realizar a instalação do Windows nele pela mídia.

Minhas dúvidas:

- Este é o procedimento mais indicado?

- Após criar a mídia de recuperação, é recomendável formatar o HDD ANTES de instalar o SSD ou depois?

- Quando instalar o SSD, posso instalá-lo no soquete que está disponível, ou é mais recomendável desconectar o HDD e coloca-lo em seu lugar?

- Provavelmente será preciso um adaptador de baia de 2,5'' para 3,5'', correto?

- Como configuro depois o HDD para armazenamento? Como faço para fazer com que ele seja o drive padrão que os programas buscam quando quiser salvar arquivos? Posso colocar as pastas de usuário do Windows (Documentos, Imagens, Etc) no HDD para evitar utilizar o espaço do SSD, reservando-o para os programas?

Obrigado,

Leonardo  

Todas as respostas
  • Leonardo,

Compartilho da mesma dúvida e intensão. Gostaria de ter instruções sobre isso.

Obrigado
    Werner

• Oi Werner,

como não tive resposta procurei me baseei no que achei na internet (recomendo o guia "optimization guide for ssds and hdds" em overclock.net).

Fiz a mídia de recuperação usando um pen drive de 16gb usando o assistente da Dell.

Abrindo o gabinete, descobri que realmente precisava do adaptador de baia (já tinha comprado um previamente), e também de um cabo SATA extra (esse eu não tinha). Desconectei o cabo que estava no HD e liguei no SSD, liguei o computador com o pen drive espetado e fui só seguindo as instruções. Instalou o Windows, fez umas atualizações, e está funcionando OK a parte do SSD - boot muito mais rápido com certeza.

Hoje comprei um cabo SATA e vou reconectar o HD em outra porta e formatá-lo, daí tentar configurá-lo como armazenamento seguindo as informações do guia, acredito não ter problemas.

Leonardo