Dell XPS M1330 com Ubuntu 10.04 sem som no cabo HDMI

Notebooks / Laptops

Notebooks / Laptops
Discussões, dicas e boas práticas a respeito dos Notebooks, Laptops e Workstations portáteis Dell.

Dell XPS M1330 com Ubuntu 10.04 sem som no cabo HDMI

Esta pergunta não foi respondida

Pessoal,

Tenho instalado o Ubuntu 10.04 no meu notebook Dell XPS M1330, porém, quando ligo o cabo HDMI dele até a TV, a imagem sai perfeita, mas o som não sai na TV, não sei o que pode ser, só sei que com o Windows 7 funciona normalmente, já testei bastante coisa, fui nas configurações do som, mudei a saí para HDMI e mesmo assim fica mudo, não sai na TV.

Estou começando a achar que pode ser o recurso de SPDIF. Gostaria de uma ajuda.

Valeu...

Thiago

Todas as respostas
  • thiago.cecilio

Pessoal,

Tenho instalado o Ubuntu 10.04 no meu notebook Dell XPS M1330, porém, quando ligo o cabo HDMI dele até a TV, a imagem sai perfeita, mas o som não sai na TV, não sei o que pode ser, só sei que com o Windows 7 funciona normalmente, já testei bastante coisa, fui nas configurações do som, mudei a saí para HDMI e mesmo assim fica mudo, não sai na TV.

Estou começando a achar que pode ser o recurso de SPDIF. Gostaria de uma ajuda.

Valeu...

Thiago

Bom Pessoal, não sei se é de interesse de alguém aqui, mas logo depois de postar aqui, pesquisei na internet e descobri como fazer, é o seguinte, abri o terminal (Ctrl + Alt + T) e digitei o comand:

sudo su -

Isso para poder acessar com root, digitei a senha do root e em seguida digitei:

alsamixer -c 0

Com o alsamixer aberto, utilizando as setas para a direita, fui verificando se estavam habilitados os recursos de audio, o que estava com as letras MM eu precionei a tecla M para mudar para LL, pois aí sim estaria habilitado. fiz isso em todos os recursos que estavam com MM.

Pronto, depois foi só alegria, coloquei na HDMI e testei, funcionou perfeitamente. Lembrando que no menu Sistema >> Preferências >> Som, dentro da aba Hardware o perfil de saída tem que estar setado para HDMI output, senão não funciona. OK ?!!

Enfim, é isso aí pessoal, espero ter ajudado quem precisar dessa dica.

Falow...

Thiago