Adaptador AC não reconhecido!

Notebooks / Laptops

Notebooks / Laptops
Discussões, dicas e boas práticas a respeito dos Notebooks, Laptops e Workstations portáteis Dell.

Adaptador AC não reconhecido!

• Olá

Tenho um Notebook Latitude D510. Há uns 6 meses eu liguei o micro e na inicialização o sistema deu uma mensagem "AC Adapter not recognised".
    De lá pra cá a mensagem tem sido mais freqüente. Nos últimos dias é apresentada sempre que o micro é ligado.
    O adaptador é do tipo 65W.
    Realizei os seguintes testes:
    - Ligar o meu micro com outro adaptador Dell de 65W;
    - Ligar outro micro com o meu adaptador Dell de 65W.
    Resultado:
    O meu micro carrega a bateria e não apresenta a mensagem na inicialização, com outro adaptador.
    Já o outro micro com o meu adaptador apresenta a mesma mensagem.
  • Teu AC já era...
  • Olá

OK, parece que o AC/CC foi pro brejo. Agora, não entendo como o micro ainda continua funcionando????
    A mensagem começou a aparecer de forma intermitente.
    Pergunto: em condições normais o micro reconhece o carregador e identifica a potência ativa de saída como?
    Porque neste momento o micro funciona e apenas não consegue carregar a bateria?
    Essa identificação é feita como? Por laço de corrente ou pura e simplesmente por tensão? Há alguma informação transmitida em modulação sobre a CC???
    Quem faz a identificação? O sistema de chaveamento interno do micro ou o chip embarcado na bateria.
    No final creio que vou ter que comprar um adaptador novo. Tudo bem. Mas antes quero entender o que e como acontece.
    Certo?
    Aguardo pela sua resposta.

Att.
    Ernani.
  • Cara, to com o mesmo problema no meu adaptador AC do D520. To tentando analisar aqui pra ver o que acho, já to com ele aberto em cima da bancada. Qualquer novidade aviso!
  • Amigos, tive o mesmo problema aqui com meu Inspiron 1525 no mês passado. Sem mais nem menos, começou a aparecer esta mesma mensagem ao ligar o note, como se o carregador não fosse o original. Clicando em F1 ele continua a carregar o Windows e funciona normalmente, porém sem carregar a bateria.

Verificando os plugues do AC e comparando com outro carregador de um amigo meu, notei que o meu estava com problema. O plugue que vai conectado no note é cilíndrico e oco no meio, com um pino metálico bem fino no meio, parecido com aqueles conectores coaxiais de antena de TV. No meu caso, esse pino central estava quebrado. Sem ele, o note não reconhece o carregador como original e não carrega a bateria. Por ser bem fino, quebra-se com bastante facilidade e deve-se tomar muito cuidado ao conectá-lo ao notebook.

No meu caso, como o equipamento era novo e ainda estava na garantia, inclusive com o seguro Complete Care (contra acidentes, quedas e derramamento de líquidos), acionei o suporte e recebi um outro carregador novinho da Dell depois de 3 dias. Se for esse o seu caso, sugiro que faça o mesmo, senão pode tentar trocar o plugue por conta própria. É isso aí...

Abraços a todos
  • Esse pino no meio do conector é realmente o responsavel pela identificação do adaptador AC pelo notebook. Se voce abrir seu carregador verificará que este pino é ligado a um ponto da placa da fonte chamado de ID. Sua fonte, se esta servindo para alimentar o notebook, provavelmente nao esta com defeito. Há uma chance enorme de ser mal-contato ou mesmo o cabo rompido. Meça a continuidade deste pino e veja se nao esta rompido. Se voce nao tiver muita intimidade com eletronica, peca a um amigo que tenha um multimetro para ver isso para voce. Caso esteja rompido, voce tera que dar um jeito de ligar novamente (pode ser ate um fio fino por fora do cabo que chegue até perto do conector). Mas so recomendo voce fazer isso se, como ja disse, tiver intimidade com eletronica. Cuidado para nao promover curtos, que podem danificar o seu carregador ou, o que é pior, o seu notebook. Essas fontes dell sao muito parrudas, eventuais curtos na sua saida podem nao causar danos às fontes, porem, caso o micro esteja conectado e voce provicar um curto, pode danificar a MB do note. Espero ter ajudado com algo. Abracos e boa sorte.
  • Eu creio que o problema seja realmente o cabo rompido. A Dell nos leva a enrolar o cabo em torno da fonte quando fora de uso, assim o cabo que sai da fonte para o micro está marcado próxima à caixa da fonte. Eu ainda não tentei abrir a fonte para conserto pelos seguintes motivos: o micro está funcionando (apenas na rede AC), estou esperando uma fonta nova que comprei da Dell e não sei como abrir a caixa da fonte (ela parece ser fechada com encaixes plásticos). Respondendo sua pergunta: eu tenho muita intimidade com eletrônica (sou engenheiro eletricista e trabalho com pesquisa, desenvolvimento e produção de equipamentos eletrônicos).
    Se você tiver alguma informação sobre como abrir a caixa da fonte e puder repassar eu tento consertar a minha. Já fiz um conserto em uma fonte da Compaq de um notebook que eu tive, mas aquela parou de funcionar por completo e era fácil de abrir (havia um parafuso sob a etiqueta da fonte).
    Abraços e obrigado pela informação.
  • Olá Rafa

Como você fez para abrir a caixa da fonte???

Abraço.

Mensagem editada por Ernani em 08-19-2008 09:24 AM
  • Caro Colega Ernani: Como voce tem essa intimidade com a eletronica, fica mais facil. Eu posso tirar umas fotos da minha fonte desmontada para voce ver como é. Mas de toda forma, um canivete suíço bem afiado ou um estilete com lamina nova serão imprescindíveis. Há uma carcacinha metalica em torno da fonte (por dentro) e soldada em apenas um ponto, portanto voce pode, depois de cortar o plastico ao redor da fonte, ir forçando aos poucos com uma chave de fenda. Manda um email em pvt que eu te mando as fotos da fonte fechada, abrindo e aberta, ok? (Não sei como mandar de outra forma, certo?) Para ir adiantando, voce pode medir o pino do meio para ver o que tem nele. Se for zero volts, ele está rompido. Se for em torno de 0,7V em relação ao terra ou uns 15 em relação ao Vcc, ele está funcionando. Espero ter ajudado. Abraços. Telmo (telmo.machado@ufabc.edu.br) Mensagem editada por Telmo em 08-19-2008 04:53 PM

Mensagem editada por Telmo em 08-19-2008 04:55 PM
  • Bom dia,

Alguém poderia me informar um site ou me indicar algum lugar onde eu possa encontrar a fonte da Dell?

Estou precisando dessa fonte urgente!

AC ADAPTER
    P/N:
    RX929
    MODELO: FA65NE0-00
    INPUT: 100-240V-50-60Hz 1.5A (1,5A)
    OUTPUT: 19.5V(19,5V) --- 3.34A(3,34A)

Atenciosamente,

Lucas

• Pessoal aí de cima,

Realmente quando a fonte apresenta um pequeno defeito ela pode não fornceder a tensão correta (voltagem e amperagem) para o netebook e ele pode indentificar o problema, daí podem aparecer estas mesagens e ao mesmo tempo carregar. OU SEJA, você precisa concertar ou comprar um novo.
    Deixar um notebook recebendo a voltagem errada mesmo funcionando é um risco grande...

Lucas,
    Sobre a sua fonte consegui identificar uma semelhante, é bom confirmar com o fonecedor, mas acho que deve ser uma do modelo mais conhecido como PA12 ou PA21.Veja aqui é um lugar onde pode conseguir paralela e original:

FONTE PA12
    FONTE PA12 Paralela

FONTE PA21
    FONTE PA21 Paralela

confirme certinho pelo modelo do seu aparelho.

Espero ter te ajudado

isso aee

CL tentando mudar o mundo...