Notebook Dell Inspiron 15-5557 não acessa a bios

Notebooks / Laptops

Notebooks / Laptops
Discussões, dicas e boas práticas a respeito dos Notebooks, Laptops e Workstations portáteis Dell.

Notebook Dell Inspiron 15-5557 não acessa a bios

Esta pergunta foi respondida fgfg71

Estou tentando acessar a bios do notebook, porém não tenho sucesso.

Eu ligo o notebook e em seguida aperto a tecla F2, a tela escurece e não acessa a bios.

Também quando ligo no notebook, não me aparece o logotipo da DELL.

Também tentei acessar o menu de boot pela tecla F12 e acontece a mesma coisa.

Também tentei entrar pelo Windows 10 pelo menu de configurações > recuperação > inicialização avançada e tento realizar o boot uefi por lá e a tela sempre fica escura.

Já atualizei para a última versão da bios disponível no site (versão 1.2.6) e o problema se mantém.

Como resolver?

Resposta verificada
  • Olá, 

Tive esse mesmo problema com a atualização da BIOS 1.2.5.

Consegui resolver fazendo o DOWNGRADE da bios.

Pesquise no no Site de DELL, tem um How-to que explica direitinho. É algo com CTRL + ESC e ligar a alimentação. Veja aqui  e aqui

Lembrete: faça com cuidado e atenção, porque qualquer falha nesse procedimento, pode danificar o equipamento.

• Tive esse mesmo problema com a versão 1.2.5 tela preta/sem splash, sem possiblidade de acesso a bios).

O que eu fiz: deixei o windows 10 carregar. baixei a versão da bios 1.2.3 do site da dell e executei ela.

O computador vai reiniciar e a tela vai ficar totalmente preta. Aguarde alguns minutos (mais ou menos 2), que é o tempo de atualização da bios (automático, não precisa clicar em nada).

O computador reiniciará sozinho e o sistema voltará a funcionar adequadamente.

Todas as respostas
  • Olá, 

Tive esse mesmo problema com a atualização da BIOS 1.2.5.

Consegui resolver fazendo o DOWNGRADE da bios.

Pesquise no no Site de DELL, tem um How-to que explica direitinho. É algo com CTRL + ESC e ligar a alimentação. Veja aqui  e aqui

Lembrete: faça com cuidado e atenção, porque qualquer falha nesse procedimento, pode danificar o equipamento.

• Só complementando:

Para desligar no equipamento, pressione o botão liga/desliga, segure até desligar.

• Acredito que quando aparece o logo DELL o acesso é pela UEFi, quando não é pela LEGACY (BIOS).

O Problema está no POST da inicialização do equipamento.

Se nenhuma coisa der certo, será preciso desligar a bateria tipo botão. É uma trabalheira danada.

No Site de Suporte tem o Manual de Serviço que ensina como fazer.

• Tive esse mesmo problema com a versão 1.2.5 tela preta/sem splash, sem possiblidade de acesso a bios).

O que eu fiz: deixei o windows 10 carregar. baixei a versão da bios 1.2.3 do site da dell e executei ela.

O computador vai reiniciar e a tela vai ficar totalmente preta. Aguarde alguns minutos (mais ou menos 2), que é o tempo de atualização da bios (automático, não precisa clicar em nada).

O computador reiniciará sozinho e o sistema voltará a funcionar adequadamente.

• No meu caso foi mais complicado porque não carregava o Windows10.

Por isso tive que resolver pelo caminho mais difícil.

Essa atualização 1.2.5, deveria ser retirada da atualização, essa versão esta com BUG.

Estou usando 1.2.4, está funcionando.

A versão 1.2.5 está com problemas, já lançaram a 1.2.6. Não estou seguro se resolveram o BUG, não vou arriscar!

• Esses problemas muitas vezes não são causados pelo HW/Fabricante e sim pelo "malabarismo" para compatibilizar as novas tecnologia com as mais antigas tecnologias, a exemplo da UEFI/LEGACY(BIOS), Security Boot.

Já usei notebook de vários fabricantes: HP, VAIO, Lenovo. A DELL foi a que tem um equipamento mais flexível para o uso profissional, trabalho com TI, desde a década de 80.

O que está falando é Beta Testers nas versões da BIOS e homologar uma versão só após exaustivos testes.

• Primeiro quero agradecer as sugestões. Consegui resolver o problema.

1. Tentei resetar as configurações da bios apertando as teclas CTRL + ESC ao ligar o notebook. Não resolveu.

2. Minha Bios estava na versão 1.2.6, então fiz o downgrade para a 1.2.5 e também não resolveu.

3. Fiz o downgrade da bios da versão 1.2.5 para a versão 1.2.4 e também não resolveu.

4. Por fim fiz o downgrade da bios para a versão 1.2.3 que funcionou normalmente.

Vale lembrar que meu note reiniciava normalmente,só que ele não aparecia o logo da DELL ao iniciar, não entrava na bios (com a tecla F2) e não entrava nas opções de boot (com a tecla F12).

Agora o logo da DELL aparece e eu consigo entrar na bios ou nas opções de boot.

Valeu mesmo pessoal. 

Muito obrigado.

• Boa tarde! Passei pelo mesmo problema relatado acima, pois na inicializacao do meu notebook não aparecia o logo tipo da Dell e nao permitia que eu entrasse na Bios. Estava demorando em torno de 3 a 5 minuto para subir o Windows e durante esse tempo a tela fica toda preta sem sinal do SO ou de que o Post estava sendo iniciado. Com o Downgrade para versao 1.2.3 todos os problemas foram resolvidos. Obs. Esta utilizando a versao mais resente 1.2.6 Suporte Dell, boa tarde! Por favor, corrijam este Bug o mais rapido possivel, afim de evitar mais transtornos! Obrigado. Att, Thiagofg
  • Também estava passando pelo mesmo problema. Sem vídeo ao iniciar o notebook, às vezes demorava a iniciar o windows ou eu precisava desligar e ligar até conseguir. Estava usando a BIOS na versão 1.2.6.

Mandava executar o teste de diagnóstico, aparecia sons da teste mas nada aparecia na tela. Agora está funcionando normalmente.

Voltei para a 1.2.4, mas só resolveu mesmo na 1.2.3.

A DELL precisava tirar essa última BIOS do ar até que o bug fosse resolvido.