Inspiron 14 5448 C 25 desliga ao usar placa gráfica

Notebooks / Laptops

Notebooks / Laptops
Discussões, dicas e boas práticas a respeito dos Notebooks, Laptops e Workstations portáteis Dell.

Inspiron 14 5448 C 25 desliga ao usar placa gráfica

Esta pergunta sugeriu respostas

Meu notebook veio com uma placa gráfica AMD Radeon que se eu não me engado é a m265 de 2gb. 

É um computador de trabalho e eu nunca havia tentado rodar um jogo, até esses dias.

Vi que o jogo exigia um pouco mais de poder de vídeo (mas nada absurdo, porque é um RPG em turnos) e habilitei alto desempenho para este aplicativo no AMD Catalyst Control Center.

O problema é que com uns 10 segundos rodando o jogo o notebook desliga.

Aconteceu todas as vezes até que eu voltei ao AMD Catalyst e mudei a configuração para "economia de energia". Mas sem a placa gráfica o jogo roda muuuito lentamente.

Enfim, como é a primeira vez que tento usar a placa gráfica fiquei bastante desapontador e gostaria de saber o que pode estar acontecendo. 

Agradeço por qualquer orientação.

Todas as respostas
  • Se você NÃO atualizou para o Windows 8 ou 10 o problema deve ser no ventilador. Esses sistemas operacionais estão SEMPRE dando problemas. Desde quando voltei ao Windows 7 deixei de ter qualquer tipo de problema.

Coloca o Catalyst na opção alto desempenho e tenta reparar se o ventilador está funcionando. Se for possível, use algum software que possa monitorar a velocidade do fun e as temperaturas do notebook.

Esses sintomas são característicos de desligamento por alta temperatura.

Tenta rodar um diagnóstico apertando a tecla F12 durante a inicialização e anote o código do defeito (caso seja hardware) isso vai facilitar a busca por uma solução.

Outra opção também é procurar o driver que funcione melhor com sua placa de vídeo. Eu tive um notebook com placa N-Vídea e outro com a Radeon AMD. Os dois tinham reações diferentes conforme o driver instalado.

Seria bom você também informar o SO e a quantidade de memória RAM. Isso também faz diferença!

Só mais um detalhe: notebooks NÃO foram feitos para jogar QUANDO estiver sómente na bateria. Para ter um desempenho melhor, precisa estar conectado ao carregador. Pode até retirar a bateria!

• Rickmans, obrigado por sua atenção.
    Meu notebook é um i7, com 8gb de ram e placa gráfica AMD de 2gb.

Estou rodando o Windows 10 atualizado.

Eu estou tentando rodar o jogo liga na energia.

Aparentemente o cooler está funcionando corretamente.

Ouvi falar que pode ser problema na pasta térmica.
    Vou procurar algum software que faça esse monitoramento de temperatura e velocidade do cooler.

Obrigado,

• Sinceramente, se eu fosse você, testava com o Windows 7. Não veio com esse SO de fábrica?

Eu também lembro que o meu Vostro que veio com a placa AMD tinha 1GB de memória mas quando era preciso (principalmente nos jogos) também usava a placa Intel on board e parte da memória RAM. Não esquentava e tinha um bom desempenho.

Todas as vezes que instalei e testei as versões do Windows 8 e do 10 surgiram vários problemas, inclusive essa lerdeza que você falou. Pode conferir aqui no Forum: a quantidade maior de problemas são nas máquinas com esses SO.

NÃO troque a pasta térmica! Fiz isso uma vez. Coloquei uma Artic Silver e não melhorou nada. A DELL usa uma espécie de adesivo que funciona muito bem. 

Minha máquina atual é um Vostro i5 com 16GB de RAM, placa de vídeo Intel on board e roda qualquer jogo sem titubear!

O que você pode fazer para melhorar (inclusive baixar a temperatura) a performance é colocar um SSD. A máquina ficará muito mais rápida! O meu faz o boot em 15 segundos!

Boa sorte!

• Meu caro. Tenho o mesmo notebook e o mesmo problema que o seu. Infelizmente, o que nos resta fazer é chorar, pois o problema é com o PC em si, e não com drivers. O que eu queria era o meu dinheiro de volta. Tenta conseguir o seu, e nunca mais compre Dell.