XPS15 L502X travando quando roda jogos

Notebooks / Laptops

Notebooks / Laptops
Discussões, dicas e boas práticas a respeito dos Notebooks, Laptops e Workstations portáteis Dell.

XPS15 L502X travando quando roda jogos

Esta pergunta sugeriu respostas

Boa tarde,

Primeiramente, gostaria de dizer que vi vários tópicos abordando o mesmo assunto, mas nenhum abrangia todas as informações por completo. Já fiz uma vasta pesquisa, tanto no fórum, quanto na internet, e também em fóruns da Dell de outros países.

Tenho um computador da Dell, modelo XPS15 L502X, i7, Windows7, NVIDIA Geforce 540M, desde 2012.

Mas faz uns 6 meses que o computador vem apresentando um problema de travamento. Toda vez que estou rodando um jogo, ele trava (aproximadamente 5 minutos após a inicialização do mesmo), e não é possível executar nenhuma função do computador. A única solução para destravá-lo é segurar o botão de desligar. Encontrei um vídeo na internet que mostra exatamente o que acontece com o meu computador. O vídeo é do youtube, e se encontra no link: /watch?v=TLJmDRJ9rcc#t=08m23s

Pelo que vi, é um problema que acontece em praticamente todos os computadores XPS, e pode ser solucionado das seguintes formas:

1) Fazendo underclock na GPU. Mas, ao fazer isso, perde-se a garantia do produto, além de diminuir a performance do computador.

2)Antes de rodar o jogo, mudar a placa de vídeo para gráficos integrados. Para o Win7, isso é feito da seguinte maneira:Vá, na área de trabalho, clique com o botão direito, vá em painel de controle NVIDIA. Lá, em configurações 3D, clique em "Gerenciar configurações em 3D". Selecione o jogo, e na parte de "processador gráfico deste programa", altere para "gráficos integrados". Essa solução não faz muito sentido, pois, se eu tenho uma placa de vídeo NVIDIA, não vou querer rodar meus jogos com gráficos integrados, até porque alguns jogos não funcionam com esse tipo de configuração, por ser uma opção de vídeo muito básica e "fraca".

3)Jogar sem deixar ele ligado na tomada. Sim, o problema só acontece quando o notebook está ligado diretamente na tomada. Enquanto joguei com ele só na bateria, ele funcionou perfeitamente, O problema é que os jogos consomem muita bateria, então, uma hora ou outra vou ter que ligar na fonte. Aí é questão de pouquíssimos minutos para o PC travar e eu ter que reiniciar o computador.

4)Falar com a garantia. O problema é que minha garantia expirou há aproximadamente 12 meses, e eu não sei o que fazer. Esse é o principal motivo de estar escrevendo aqui.

Só pra deixar claro, fiz todas as recomendações possíveis no meu computador. Baixei o Dell PC Diagnostics, baixei todos os drivers, atualizei o computador inteiro (a BIOS e tudo que a Dell recomenda). Até tentei jogar com o notebook ligado na tomada, mas com a bateria removida. O problema persiste. As únicas possíveis soluções foram as citadas acima. Testei todas, menos a de diminuir o clock da GPU, pois achei arriscado. Mas nenhuma das soluções é realmente uma solução. São apenas caminhos alternativos que mascaram o problema.

Gostaria de saber o que fazer, pois não encontrei uma solução. Em todos os casos que vi na internet, o problema só foi realmente resolvido porque a Dell trocou a placa de vídeo/placa mãe/fonte. 

Aguardo resposta.

Atenciosamente,

Mateus.

Todas as respostas
  • Boa Tarde, estou com o mesmo problema, e como sou de pesquisar muito sobre assuntos do meu interesse, vi que isso é um problema constante nesse modelo de notebook, porém vi pessoas dizendo que resolveu realizando a troca da placa mãe do notebook e outros disseram que realizando a troca da placa de vídeo, porém acho difícil nesse ano a Dell ter essa placa de vídeo nova para substituir, acho mais fácil ter a placa mãe.

Gostaria de saber da própria DELL, se realmente realizando a troca da placa mãe resolve mesmo? Pois vi que muita gente teve esse problema, então tenho certeza que vocês da DELL já deva ter uma solução para este problema.

• Também estou tendo o mesmo problema, com qualquer jogo, mesmo nas configurações mínimas. Já tentei fazer de tudo que estão falando nos fóruns mas não adianta, já diminui clock, formatei, atualizei drivers, fiz todos os diagnósticos da DELL que inclusive hora que faz o teste da Placa de vídeo ele trava também como se estivesse jogando. A última alternativa que ainda não tentei é realizar a manutenção do pacote térmico que estou torcendo para ser esse o problema mesmo sabendo que a temperatura que a placa chega durante os jogos deveria ser suportada por ela.
  • Eu queria apenas uma confirmação de algum técnico da Dell pra dizer com certeza qual seria o problema, pois vi várias pessoas acusando vários locais, uns disseram que trocaram a placa mãe e deu certo, outros disseram que trocando a ventoinha resolveu, então queria ter a certeza de qual era o problema para eu poder ir numa assistência e realizar o conserto. Abraços
  • Nossa todo mundo que comprou o XPS está com esse problema, eu também. Fiz tudo que disseram e não resolveu.

E nenhum técnico responde tópico sobre esse assunto. No mínimo estranho.

Também não ligo de pagar para arrumar, desde que solucione o problema.

• Tenho um XPS l502x com placa de vídeo GeForce GT 525m.

Ela trava quando tento jogar League of Legends, e apenas esse jogo.

Fiz o teste de vídeo no site da Dell e deu isso:

Recomendado:

General maintenance

VideoCard

Os dispositivos de vídeo neste sistema estão funcionando dentro das especificações. Em muitos casos, a configuração de software e driver pode causar problemas.
    • Execute o [DirectX Diagnostic] para ter certeza de que os drivers não foram corrompidos e softwares importantes incorporados no sistema operacional estão funcionando normalmente.
    • Certifique-se de ter a versão mais recente do driver e atualize-o, se necessário, em Drivers e Downloads da Dell.
    • Verifique os requisitos de vídeo mínimos e recomendados de quaisquer aplicativos que possam estar causando problemas.
    • Em alguns casos, o sobreaquecimento pode causar problemas intermitentes. Limpe os respiradouros do sistema e os ventiladores acessíveis com produtos desenvolvidos para limpeza de computador.
    See full scan results.

Diagnósticos concluídos

Hardware
    Gostaria de um suporte sobre como resolver esse problema de travar a placa com o uso do DirectX 11.
  • Olá pessoal,

existia uma outra conversa sobre esse assunto. Ela estava rolando desde o começo do ano e sem nenhuma solução.

Quando o pessoal ficou bravo e resolveram entrar na justiça para resolver, simplesmente fecharam o tópico.

Tenho um laptop XPS l502x com 8 de RAM, HD de 1 TB, placa dedicada de 2 GB e trava jogando joguinhos simples, e até sem jogar nada as vezes.

Gosto muito da Dell, mas parece que estão fazendo vista grossa com esse problema.

Se alguém que estava no outro post puder nos ajudar...

Vamos esperar as cenas do próximo capítulo...

• a soluçao seria comprar outro not, e nunca mais dell, o meu é identico ao seu e mesmo problema...salve sony, jogo com o dela. dell nunca mais

• BOA TARDE PESSOAL

EM RELAÇÃO AO COMENTARIO DE TODOS, QUERO DIZER QUE TENHO O I7 2670QM XPS 15 COM GEFORCE GT 540M , COM 08 GB RAM A VERSÃO DA MINHA BIOS E A06, TENHO JOGADA TODOS OS DIAS OS SEGUINTES JOGOS, BATTELFILD 3, CALL OF DUTY WARFARE 3 E OUTROS JOGOS PESSADOS, TENHO JOGADO BEM...NO MODO MEDIO, FIQUEI SABENDO QUE AS DUAS PLACAS DE VIDEO TRABALHAM SIMUNTANEAS..QUANDO NESCESSARIO A COMPARTILHADA TEM 2047MB E A DEDICADA 2048MB NUM TOTAL DE 4095MB DE MEMORIA DE VIDEO, ESTOU COM PROBLEMA DE JOGAR PELA TV CONECTADO VIA HDMI ...EMTRA NA INTERFECE DO JOGO MAIS ALGUNS MINUTOS JOGANDO FECHA E DA MENSSAGEM DE ERRO DA PLACA DE VIDEO....TENHO JOGADO COM ELE LIGADO NA TOMADA POIS A BATERIA NÃO SEGURA MAIS MUITA CARGA...ALGUMA AJUDA GOSTARIA ...DE RESOLVER ESSE PROBLEMA ..

ATENCIOSAMENTE 

ADRIANO     ADD..skype paraquedista40

• Prezados,

Meu nome é Lucas e eu também possuo um XPS 15 com uma GT 540 M, comprado em 2012.

Meus jogos sempre davam erros ou eram finalizados abruptamente, mas eu pensava que o motivo disso era a origem de alguns desses jogos (thepiratebay). Porém, de alguns meses pra cá, esses erros se intensificaram, chegando ao ápice de "congelar" todo o sistema. Quando essa situação chegou a um ponto inviável, eu abri o meu notebook, limpei toda a sujeira acumulada no sistema de refrigeração e troquei a pasta térmica do processador e chip gráfico. Com isso, os problemas de "congelamento" foram resolvidos, mas o travamento em alguns jogos persiste.

Com esse problema, saí pela internet procurando mais informações sobre a placa de vídeo e acabei me deparando com esse forum, entre tantos outros. Gostaria de dizer que a solução de reduzir o clock do chip gráfico realmente funcionou, mas ao custo de reduzir a performance. No jogo em que estou fazendo esses testes (Middle Earth - Shadow of Mordor), a redução de desempenho é significativa, deixando o jogo (que já estava às beiras da lentidão) injogável. De qualquer forma, essas foram as configurações de underclock que encontrei na internet e resolveram os travamentos:

Core Clock: 522 Mhz
    Memory Clock: 700 Mhz
    Como o NTune sempre dava erro ao instalar e eu não podia fazer essas alterações pelo próprio painel de controle da Nvidia, usei o programa MSI Afterburner.

Enfim, eu também gostaria de um posicionamento da Dell sobre como resolver esse problema. Seja pela divulgação de uma nova Bios ou o que for.
    Será que a Dell não trocaria meu chip gráfico/placa mãe (visto que o chip é embutido)? Eu estava mesmo precisando de um upgrade do chip gráfico, para rodar jogos dessa nova geração. Caso isso seja possível e resolva meu problema, eu não me importaria em pagar, claro.

Obrigado.

• Boa noite Lucas!!

Gostaria de poder conversar com vc...a respeito do que vc falou...se possivél me add..no skype ...paraquedista40   ....aguardo contato

• Olá brother, eu estava nesse post que fecharam. o pessoal já estava passando todos os procedimentos para se entrar com uma ação contra a dell, quando derrepente o moderador alegou que o tópido fugiu do assunto e fechou o tópico. Fiquei sabendo que o pessoal organizou novamente pelo face, mas perdi o endereço.

Enfim, a dell comercializou um produto ruim, arquitetura mal feita e componentes defeituosos e/ou incompatíveis entre si. E ao ser detectado essa bomba ae invés de ser feito um recall eles simplesmente tiraram de linha o xps l502x e outros.

Entendo que seria complicado para a empresa ressarcir todos os infelizes compradores do citado, mas o mínimo seria a dell ter a ética de uma empresa séria e esclarecer aos seus clientes o que ocorreu, qual o problema, e oferecer algum tipo de compensação ou ressarcimento mesmo que fosse um desconto considerável para se adquirir um modelo compatível.

• dfandre

Olá brother, eu estava nesse post que fecharam. o pessoal já estava passando todos os procedimentos para se entrar com uma ação contra a dell, quando derrepente o moderador alegou que o tópido fugiu do assunto e fechou o tópico. Fiquei sabendo que o pessoal organizou novamente pelo face, mas perdi o endereço.

Enfim, a dell comercializou um produto ruim, arquitetura mal feita e componentes defeituosos e/ou incompatíveis entre si. E ao ser detectado essa bomba ae invés de ser feito um recall eles simplesmente tiraram de linha o xps l502x e outros.

Entendo que seria complicado para a empresa ressarcir todos os infelizes compradores do citado, mas o mínimo seria a dell ter a ética de uma empresa séria e esclarecer aos seus clientes o que ocorreu, qual o problema, e oferecer algum tipo de compensação ou ressarcimento mesmo que fosse um desconto considerável para se adquirir um modelo compatível.

Tenta encontrar esse endereço pra nós, por favor! isso já ta me  deixando angustiado. 

• Sera que por favor! Vocês (Funcionários da Dell) Poderiam parar de ignorar esse Tópico e esse problema? Desde já obrigado :) 

• Estou com o mesmo problema. A única diferença é que o meu trava tanto que depois é algum tempo dá tela azul. Até abri outro tópico:

pt.community.dell.com/.../36207

• realmente ...isso e uma falta de respeito...para os consumidores ...jamais pensei que uma empresa conceituada como a DELL agiria a sim com seus clientes..vamos nos organizar ..e GRITAR AUTOOO...pois os produtos da DELL não são baratos ...quem souber como ...fazer os procedimentos em relação ao processo contra a DELL ....meu contato skype ..paraquedista40