Tenho um notebook Dell Latitude 3470. Comprei em Novembro de 2016 com S.O ubuntu. Quando o notebook chegou fui instalar o S.O Windows 10 usando pen drive, e a partir dai notei que só consegui da boot em uma das três portas USB. Ou seja, duas portas usb não davam sinal de nada.

Conclui a instalação do w10 e o problema persistiu, somente uma porta usb funciona 100%. Uma vez ou outra aparece a seguinte mensagem: "SURTO DE TENSÃO NA PORTA USB. Dispositivo USB desconhecido precisa de mais energia do que a capacidade fornecida da porta."

Entrei em contato com o suporte da Dell e expliquei a situação, uma equipe fez acesso remoto na minha máquina e passou dois dias trabalhando, atualizando drivers, etc, mas nada resolveu. No caso decidiram mandar uma nova máquina pra mim e recolher a com problema, até mesmo para eles estudarem o problema que era desconhecido por eles.

Recebi uma nova máquina e enviei a com defeito, e para minha surpresa tive o mesmo problema. Testei as USB's ainda com ubuntu e Windows, o problema persistiu. 

Entrei em contato novamente com a Dell e foi solicitado que eu enviasse a máquina para o suporte. Enviei e quando voltou funcionou normalmente por uma semana (o técnico disse que foi atualizado a firmware do HD para solucionar o problema), depois o problema voltou a apresentar. 

Detalhe: Raramente as 3 portas USB funcionam normalmente. Uma das portas que "não funciona", funciona normalmente com o meu HD Externo 3.0.

Alguém passou por algo semelhante e consegue ajudar?

Obs: Acredito eu que o problema não é driver, pois fizemos vários testes com vários drivers e nada resolveu. Por se tratar de uma máquina com um processador de última geração, acho que o problema é alguma incompatibilidade com o chipset.

Detalhe da máquina:

Modelo: Dell Latitude 3470 BTX, BCC

Processador: 6ª geração do Processador Intel® Core™ i7-6500U (Dual Core, 2.5 GHz expansível até 3.1 GHz, Cache de 4MB, com Intel® HD Graphics 520)

Intel Dual Core i7-6500U Processor with Intel Integrated HD Graphics, Brazil

Memória: Memória de 8 GB, DDR3L,1600 MHz, (2 x 4GB)

Disco rígido: Disco rígido de 1 TB (5400 RPM)

Wireless: Placa wireless Dell Wireless 1820 802 AC + Bluetooth 4.0, 2.4 & 5.0 GHz, 2x2, Brasil

Placa de vídeo: Placa de vídeo integrada Intel® HD Graphics GT2