Dificuldades Voice Vlan

Servidores, Storage & Networking

Servidores, Storage & Networking
Procurando por soluções de negócio mais eficientes? Encontre aqui dicas, tutoriais e respostas para suas dúvidas sobre Servidores, Storage e Redes.

Dificuldades Voice Vlan

Esta pergunta não foi respondida

Senhores,

Estou tentando implementar uma configuração de voice vlan na minha rede. Seguem alguns dados:

A vlan de voz é a 102, de interface 172.16.50.1/23, criado no switch core 172.16.8.1(N2048);

Configurei a porta gi 2/0/42 como voz e dados e tudo funciona normalmente:

switchport mode trunk

switchport access vlan 40

switchport trunk native vlan 40

switchport trunk allowed vlan 40,102

voice vlan 102

OBS: o aparelho responde no ip fixo 172.16.50.31 e ligando um note na porta dele funciona na vlan 40 – 10.10.0.0/22

Existe um switch acesso(X1026P) configurado como 10.10.0.254. o uplink para o core está como trunk.

Tem um telefone ligado na porta 13, conforme abaixo

Segue configuração da porta gi 1/0/13

console#show run int GigabitEthernet1/0/13

interface gigabitethernet1/0/13

switchport mode trunk

switchport trunk native vlan 40

switchport trunk allowed vlan remove 102

voice vlan enable

OBS: 

- Esse telefone, ligado nessa porta, não sobe na rede;

- Se eu retirar a configuração de voice vlan e configurar a porta 14 como switchport access vlan 102, um PC funciona normalmente nessa Vlan, mostrando que o roteamento até  o switch X1026P está correto.

Conseguem me ajudar ou me orientar quanto ao que pode estar errado?

Todas as respostas
  • Olá, Ricardo!

Como estamos? Tudo bem?

Ricardo, por coincidência uma outra pessoa realizou um post de dúvida sobre o mesmo assunto aqui no fórum.

Mas pelo que você já postou da configuração do X 1026P , deu pra ver que ele está retirando da porta a VLAN 102 de Voz. Logo não vai funcionar.

A linha de comando correta seria "switchport trunk allowed vlan 40,102". Igual ao switch N 2048.

No entanto, os switches da família X possuem a linha de comando muito limitada, sendo necessário configurar via interface web de gerenciamento. O Ideal é você usar o assistente de configuração de portas e aplicar o Port Profile (perfil de porta) onde você vai usar o perfil Phone. Aí você informa a VLAN 102 como TAGged e a 40 como UNtagged.

Espero ter ajudado!

Até mais.YesGeeked

Antonio Moraes
     Fórum Moderator
     Enterprise ProSupport

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.