VLANs PowerConnect 5524

Servidores, Storage & Networking

Servidores, Storage & Networking
Procurando por soluções de negócio mais eficientes? Encontre aqui dicas, tutoriais e respostas para suas dúvidas sobre Servidores, Storage e Redes.

VLANs PowerConnect 5524

Esta pergunta sugeriu respostas

Olá,

Tenho um PowerConnect 5524 e gostaria de segmentá-lo em duas VLANs de forma que não se comuniquem. Sendo assim, efetuei a criação de uma VLAN ID #2 e VLAN ID #3.

A minha dúvida é sobre a configuração das portas, pois as defini como "General", mode "Layer 2" e do tipo Tagged. Contudo, a porta que recebe um uplink de um outro switch, da marca HP, não conversa e as redes não se enxergam (provavelmente por não trazer a tag no header do pacote). Como efetuar a correta configuração para a comunicação com outro switch?

Obrigado

Todas as respostas
  • Olá Fcarlosrs,

Obrigado por postar sua dúvida aqui no forum Big Smile.

Com base nas informações que você pontuou, entendo que você pretende estender as VLANs entre os dois switches, pertindo estas VLANs no Uplink entre o switch PC5524 e HP.

Chamamos esta "permissão" de trunk, o trunk tem por finalidade "permitir" o uso de VLANs em um unico meio fisico, nos switches Dell, exitem as duas funcionalidades (Trunk e General) sendo que a general é a funcionalidade 100% compativel com o protocolo 802.1q, sempre é recomendado que utilize o modo general quando houver comunicação entre switches Dell.

No seu caso, recomendo utilizar o modo trunk seguindo as orientações descritas no manual do equipamento no link abaixo.

# Página: 498 Swtich Port Mode: Parameters - Página: 502 a 503 Switch Trunk Allowed VLAN ##

Cabe ressaltar que ao utilizar o modo general, a comunicação também funcionará, bastante apenas efetuar a configuração equivalente em ambos os lados, caso você queira utilizar o modo general, por favor, poste as configurações da porta que esta configurada para efetuar o uplink entre o Switch Dell e HP, segue comando abaixo.

show running-config interface DESCRIÇÃO_DA_INTERFACE (Ex: Gi1/0/1)

Obrigado, forte abraço.

Sandro Gassen

Analista de Data Centers

DELL EMC | Enterprise Technical Support Brazil | Networking

• Bom dia senhores!

Tenho um caso parecido usando esse mesmo switch, porém na outra ponta tenho uma caixa de outro fabricante que não é gerenciável e tem alguns equipamentos que precisam entrar em VLANs específicas, como telefone voip e wifi. A dúvida é como fazer para quando esses pacotes trafegarem pela porta do 5524 eles recebam a tag da vlan específica. Poderia me ajudar com isso?

Obrigado pela atenção!

Marcelo