Update Memoria RAM Servidor PowerEdge T110 II

Servidores, Storage & Networking

Servidores, Storage & Networking
Procurando por soluções de negócio mais eficientes? Encontre aqui dicas, tutoriais e respostas para suas dúvidas sobre Servidores, Storage e Redes.

Update Memoria RAM Servidor PowerEdge T110 II

Esta pergunta sugeriu respostas

Bom dia, 
Em minha empresa nosso servidor veio de fabrica com apenas 2 gb de memoria instalada. Na época isso era suficiente mas hoje não esta atendendo mais a necessidade por isso adquiri um pente de memoria de 8 gb de 1333 mhz e instalei na maquina ocorre que após a instalação a maquina não liga o mesmo problema ocorre se eu instalar um pente de 4 gb de 1333 mhz ja testei os pentes de memoria em outras maquinas e ambos estão funcionando comprei com essa velocidade pois o pente de 2 gb que esta instalado também e de 1333mhz será que essa placa não suporta essa memoria ou por acaso existe alguma atualização de Bios para ser feita para a maquina aceitar mais memoria??

Todas as respostas
  • Boa noite, estou com exatamente o mesmo problema, como voce resolveu?

Tenho um poweredge t100 com 2gb de ram, comprei 2 pentes de 4gb cada 1333 porem o servidor nao liga com essas memorias, testei as memorias em outro computador e estao funcionando normalmente.

Aguardo retorno.

Obrigado.

• Oi, Gustavo!

Vou precisar de algumas informações adicionais pra entender o problema, ok?

Em quais slots do servidor você está instalando essas memórias? Para a configuração com dois módulos de 4Gb, você deve usar os slots 1 e 2.

Qual a especificação das memórias de 4Gb que você está usando? As memórias do T110 deve ser DDR3 UDIMM com ECC. RDIMMs não são suportadas.

O outro computador em que você testou as memórias de 4Gb também é um servidor? Qual modelo?

Ananda S
     Fórum Moderator
     Client ProSupport e Enterprise

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

• Olá, teste nos slots 1 e 2 conforme instruções na tampa lateral da CPU.

O outro computador que eu testei era um dell optiplex 380.

A memória que comprei é do modelo abaixo:

corsair valueselect 4gb ddr3 1333mhz pc3-10600

http://www.corsair.com/en-us/corsair-memory-4gb-ddr3-sodimm-memory-cmso4gx3m1a1333c9

Esse modelo serve? Tem como fazer funcionar?

Obrigado.

• Então, Gustavo...

Essa memória que você está tentando usar realmente vai funcionar no Optiplex, mas não no PowerEdge. Ela não é específica para servidores, por isso a falha no reconhecimento.

Não temos nenhuma do T110 à venda no site para que eu possa te dar um exemplo, mas a especificação correta para o PowerEdge T110 é:

DDR3 UDIMM com ECC, podendo usar até 4 módulos de 4Gb 1333mHz.

Ananda S
     Fórum Moderator

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

• Posso usar então os dois pentes de 1gb que tenho atualmente nos slots 1 e 2 e colocar mais uma de 4gb no slot 3?

At.

• A única forma de usar uma quantidade ímpar de módulos neste modelo, é quando você usa apenas um módulo no slot 1.

Para mais módulos, eles devem ser em pares, sempre com as configurações pareadas. Por exemplo, para 2x1Gb e 2x2Gb, você usaria os módulos de 1Gb nos slots 1 (A1) e 2 (B1) e as de 2Gb nos slots 3 (A2) e 4 (B2).

Ananda S
     Fórum Moderator

• Somente mais uma duvida, qual a melhor opção para um melhor desempenho, ou não faz diferença, entre dois pentes de 4gb ou um pente de 8gb.

Obrigado.

At.

• Olha, Gustavo, a diferença de desempenho é ridiculamente baixa, com ganho para o sistema em dual channel, mas apenas em situações bem específicas.

O que você precisa analisar, na verdade, é o custo-benefício.

1x8Gb:

- Não tem Dual Channel

- Se queimar, o equipamento fica inoperante

- Custo pode ser menor

2x4Gb:

- Tem Dual Channel

- Se queimar um módulo, você ainda está com outro para manter o equipamento funcionando

- Custo de 2 módulos pode ser maior que o de 1 de maior capacidade.

Ananda S
     Fórum Moderator

• Boa tarde, entrei em contato com o suporte da dell para realizar a compra da memória, me informaram que não tem mais para venda.

Gostaria de confirmar se o modelo de memoria abaixo serve para o servidor poweredge t110:

Marca / Fabricante Crucial
    Capacidade 4GB
    Tipo DDR3
    Modelo CT51272BA1067
    Descrição 4GB DDR3 PC3-8500 Unbuffered ECC 1.5V 512Meg x 72
    Especificações 4GB DDR3 PC3-8500 Unbuffered ECC 1.5V 512Meg x 72 
    Código : MMEU4N10CR 
    Modelo: CT51272BA1067 
    Brand: Crucial 
    Form Factor: UDIMM 
    Module Size: 4GB 
    Specs: DDR3 PC3-8500 
    • CL=7 
    • Unbuffered 
    • ECC 
    • DDR3-1066 
    • 1.5V 
    Series: Crucial
    Frequência 1066Mhz
    Velocidade PC3-8500 DDR3-1066
    Voltagem 1.5V
    Padrão DIMM
    Quantidade de Pinos 240 pin

Aguardo retorno.

Obrigado.

• Oi, GustavoWitt!

As especificações estão de acordo com a configuração suportada pelo PowerEdge T110.

DDR3 ECC Unbuffered DIMM (UDIMM) com velocidades de 1066MHz ou 1333MHz.

Ananda S
     Fórum Moderator

• Bom dia,

Apenas para conhecimento de todos, instalei 2 pentes de 8gb (16gb) com 1600mhz do PN: A7515506 em meu Power Edge T110 II e funcionou perfeitamente. 

No manual diz que suporta até 1333mhz, mas apos atualizar a BIOS para a versão atual, funcionou normalmente. 

Ddr3-8gb-1600-ecc-udimm

• Ola meu caro !!

Eu tenho um servidor Dell poweredge R220 tem memoria Ram de 4Gb . Pretendo colocar uma de 8Gb para trabalhar em dual channel , será que é compatível??? 

• Mayler,

Estou precisando atualizar a bios justamente do Power Eddge T110II, mas com receio devido aos comentários que é perigoso no caso de erro na hora da atualização.

Qual executável utilizou para atualizar a bios.

Clério

.

• Amigo, 

Os erros se referem apenas para casos onde acabe a energia no meio do processo de atualização de bios. Em teoria, para se ter um servidor, seja para o que for, é obrigatório ter um no-break para pelo menos dar tempo de desligar o servidor. 

No meu caso, atualizei para a ultima versão disponível que era a 2.8 ( Download  ) . No meu caso, tinha uma versão bem antiga e ele não reconhecia o barramento da minha memoria ou algo do gênero, dai depois de atualizar, reconheceu normalmente. Enfim,caso não tenha no-break, atualize em um período que não tenha muito consumo de energia.

Abraços

• Amigo, se for o mesmo modelo do que postei acima é possível até 32 gb, mediante talvez de uma atualização de Bios.

Mas claro, respeitando o que o amigo moderador citou acima sobre os slots que devem trabalhar em conjunto. ou 2x2gb,  2x4gb, 2x8gb, 2x16gb para dual channel, sempre trabalhando em pares, lembrando também que o servidor funciona com 1 pente  apenas de 2, 4, 8, 16 gb. 

Aconselho você a comprar apenas memorias de 8gb, pois se comprar 2x4g, o máximo que você conseguira atingir será 16gb se utilizar 4 pentes de 4 gb em cada slots. Agora, se você trabalhar só com 8gb, poderá num futuro trabalhar com 4 pentes de 8gb no total de 32gb. E hoje, maquinas virtuais consomem muita memoria, e particularmente esse servidor atende muito bem empresa de pequeno porte com 3 vms rodando tranquilamente.