Power Edge T110II RAID 1

Servidores, Storage & Networking

Servidores, Storage & Networking
Procurando por soluções de negócio mais eficientes? Encontre aqui dicas, tutoriais e respostas para suas dúvidas sobre Servidores, Storage e Redes.

Power Edge T110II RAID 1

Esta pergunta não foi respondida

Em um servidor T110II com PERC S300 tem dois HDs em RAID 1. Eles vieram configurados de fábrica. Agora preciso trocar os 2 por outros com maior capacidade. O servidor pode ficar parado um tempo para este serviço, mas não gostaria de ter que reinstalar tudo novamente. Alguém sabe como proceder ??

Todas as respostas
  • Boa tarde,

Estou com a mesma situação.

Já realizei a troca dos discos atuais (500Gb) para discos com maior capacidade (1Tb) e dei o rebuild. Porém a configuração atual do RAID 1 está com diversas partições e eu preciso usar os 500Gb restantes dos discos novos.

Alguém aí sabe se existe uma maneira de proceder sem precisar reinstalar todo o sistema?

Abs,

Cristina.

• Olá Cristina,

Como você fez para trocar os HDs ??

Eu também quero trocar os 2 HDs de 250GB por 2 de 1TB. Você conseguiu obter todo o espaço ??

André.

• Para aumentar a partição dos discos você pode usar o Easeus Partition Master.

Eu já usei, mas não em RAID 1. Mas no site do programa diz que funciona. 

Pelo que li na internet o único meio de aumentar os discos em RAID1 é remontar o array e instalar tudo novamente ou utilizar um software que gerencie partições.

Lembre-se: backup antes.

André.

• Então André, 

Eu segui os seguintes passos para trocar os discos e dar o rebuild:

1 -  instalei a ferramenta Dell OpenManage Server Administrator. É uma ferramenta de gerenciamento e mostra, além de outras configurações, as configurações de RAID.

2 - Desliguei o servidor e efetuei a troca do primeiro disco. 

3 - Ao ligar novamente o servidor, entrei nas opções da controladora RAID (CRTL+R se não me engano)

4 - Selecionei o disco virtual já existente e adicionei o novo disco no array (ele vem com a nomenclatura NonRAID). 

5 - Coloquei o disco novo como Global Hot Spare. 

6 - Salvei as configurações e reiniciei o servidor. 

Quando o servidor iniciou ou consegui ver pelo Open Manage que estava dando o rebuild no disco novo.  Aguardei o término da operação e repeti os passos acima no segundo disco novo. 

Agora preciso saber se tem como usar o restante do espaço dos discos novos e se dá para fazer isto pelo Open Manage. 

Espero ter te ajudado.

• Olá, André e Cristina!

Então, essa troca que a Cristina fez pode funcionar sim para a troca dos discos, mas acaba entrando na questão de que o VD continua configurado com as informações dos discos anteriores e, consequentemente, não aumenta o espaço disponível, mesmo que os discos novos sejam maiores.

Nesse caso, existe a opção de RAID reconstrucion, mas apenas para controladoras físicas, como a PERC. Controladoras SAS não possuem essa opção :(

Ananda S
     Fórum Moderator
     Client ProSupport e Enterprise

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

• Boa tarde Ananda, 

Obrigada pelo retorno. 

A controlador do meu servidor é a PERC S100. Eu consigo expandir o VD de 500Gb para 1Tb sem precisar reinstalar tudo e perder as informações? 

Obrigada e no aguardo. 

• Oi, Cris!

As PERC S100 e S300 ainda são controladoras via software :(

Ananda S
     Fórum Moderator
     Client ProSupport e Enterprise

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

• Olá !!

Tenho então o RAID1 com 2 discos de 250. Instalei mais 2 discos de 1 TB. Agora quero criar um novo RAID1 com estes dois discos novos. Instalei o OpenManege no servidor. Ele mostra estes 2 novos HDs.
    Mas quando seleciono Create Virtual Disk Wizard ele diz que não tem espaço para criar um novo disco virtual. Devo inicializar estes discos pelo Windows antes de criar um novo RAID1 ??