[RESOLVIDO] - Duvida - Controladora SSD

Servidores, Storage & Networking

Servidores, Storage & Networking
Procurando por soluções de negócio mais eficientes? Encontre aqui dicas, tutoriais e respostas para suas dúvidas sobre Servidores, Storage e Redes.

[RESOLVIDO] - Duvida - Controladora SSD

Esta pergunta foi respondida JamSouza

Olá 

Gostaria de tirar uma duvida referente a uso de SSD em servidor PowerEdge R410.

A questão é estou querendo trocar os HD  SAS  para  SSD o motivo é o banco de dados, quero melhorar a performance. 

O nosso suporte terceirizado que cuida do servidor falou que não é viavel pois o que manda é a controladora deixando mais lento com SSD. Quero saber se isso é verdade e como posso resolver.

Desde já muito obrigado.

Resposta verificada
  • Bom dia, JAMSOUZA

Neste caso seria necessário conectar o disco SSD e medir, por ora, não  é para ter problemas.

Paulo Serafin
     Fórum Moderator
     ProSupport Enterprise

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

• Ok, obrigado Paulo.

Valeu pela atenção.

Grato.

Todas as respostas
  • Bom dia, JAMSOUZA

Discos SSD's tem performance melhor quanto a leitura e escrita de dados, comparado com discos SAS, certamente você teria um ganho em performance.

Entretanto  é preciso validar antes, se a sua controladora comporta discos SSDs.

Paulo Serafin
     Fórum Moderator
     ProSupport Enterprise

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

• Então a controladora é uma PERC 6/i essa informação ajuda?

• Boa tarde, JAMSOUZA

Conforme consta no manual da sua controladora, os discos SSD's, não são compatíveis para o modelo da sua controladora.

NOTE: Combining SAS and SATA hard disk drives (HDDs) within a virtual disk is not
    supported. Also, combining HDDs and Solid State Drives (SSDs) within a virtual disk
    is not supported.

Espero te ajudado.

Paulo Serafin
     Fórum Moderator
     ProSupport Enterprise

• Boa tarde Paulo. Obrigado pela atenção.

Então eu teria que comprar alguma controladora que suporte o SSD com HD? Por exemplo Sistema Operacional em um HDD e o banco de dados  no SSD? Ou só posso usar um ou outro?

Grato.

• Eu entendi que não pode mixar HDD e SSD dentro de um mesmo virtual disk. Mas se criar dois vitual disk aceita.

• Entendi, isso porem se aceitar a performance vai ser superior ou a controladora vai limitar e trabalhar na velocidade de um HD e não na velocidade de SSD.

Vou pesquisar mais um pouco.

Obrigado.

• Boa tarde, JAMSOUZA

Te peço desculpas, pois havia entendido errado a sua pergunta.

Sua controladora Perc 6/i, é sim compatível com discos SSD's, entretanto, é exatamente o que você falou.

"Entendi, isso porem se aceitar a performance vai ser superior ou a controladora vai limitar e trabalhar na velocidade de um HD e não na velocidade de SSD.

Vou pesquisar mais um pouco.

Obrigado."

Controladora

Capacidade Maxima HD

Número maximo de discos

Número maximo de VDS

Niveis de RAID

Discos

SSD

Reconfigure

Interface Support

Cache

Keystroke

PERC 6i

2TB

16

16

0, 1, 5, 6, 10, 50, 60

SATA / SAS

SIM

SIM / OMSA

3Gb/s SAS

512Mb

CTRL + R

Paulo Serafin
     Fórum Moderator
     ProSupport Enterprise

• Obrigado Paulo  

A duvida é a velocidade se vai trabalhar na velocidade máxima do SSD  ou não ? 

Grato.

• Bom dia, JAMSOUZA

Neste caso seria necessário conectar o disco SSD e medir, por ora, não  é para ter problemas.

Paulo Serafin
     Fórum Moderator
     ProSupport Enterprise

• Ok, obrigado Paulo.

Valeu pela atenção.

Grato.