[RESOLVIDO] - Troca de disco com falha RAID 5 Dell R420

Servidores, Storage & Networking

Servidores, Storage & Networking
Procurando por soluções de negócio mais eficientes? Encontre aqui dicas, tutoriais e respostas para suas dúvidas sobre Servidores, Storage e Redes.

[RESOLVIDO] - Troca de disco com falha RAID 5 Dell R420

Esta pergunta foi respondida DELL-Paulo S

Boa tarde,

Preciso trocar dois discos com falhas em meu r420 , os mesmos estão em RAID 5. Poderia me ajudar como proceder?

Resposta verificada
  • Bom dia, FARINAZZO.ANDRE

Em um RAID-5, você tem tolerância de falha de apenas 1 disco, se você tem 2 discos em falha, você tem um cenário de perda do seu volume.

Nestes casos, recomendamos  entrar em contato com nosso suporte técnico, para que seja feito uma coleta de logs antes e o acompanhamento da troca, a fins de sanar os riscos de perda de dados. 

Paulo Serafin
     Fórum Moderator
     ProSupport Enterprise

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

Você deve trocar 1 disco por vez e aguardar o término do rebuild, para depois efetuar a troca do outro. O recomendado é efetuar a troca primeiro do disco que está com mais registros de erros nos logs.

Lembrando que, como tem 2 discos em falha em um raid-5, a chance de perda de dados  é muito grande, recomendo um backup full do volume, antes de seguir com as trocas.

att

Paulo Serafin
     Fórum Moderator
     ProSupport Enterprise

Verifique as instruções de atendimento para linha de servidores fora de garantia através da página www.dell.com.br/garantia  na sessão Fale Conosco. 

Todas as respostas

Em um RAID-5, você tem tolerância de falha de apenas 1 disco, se você tem 2 discos em falha, você tem um cenário de perda do seu volume.

Nestes casos, recomendamos  entrar em contato com nosso suporte técnico, para que seja feito uma coleta de logs antes e o acompanhamento da troca, a fins de sanar os riscos de perda de dados. 

Paulo Serafin
     Fórum Moderator
     ProSupport Enterprise

• Bom dia Paulo S,

Eu já entrei em contato com o suporte da Dell, foi realizado a coleta de log´s e foi detectado erro de 2 discos e solicitado troca.

Eu detectei também a falha pelas luzes laranja do server e entrei na interface Ctrl + R do e realmente estão online porém com erro.

Estou comprando os discos com a Dell. A substituição é feita pela tela acionada por Ctrl + R em (Replace member) ?? É necessário trocar e sincronizar 1 disco de cada vez?

Você deve trocar 1 disco por vez e aguardar o término do rebuild, para depois efetuar a troca do outro. O recomendado é efetuar a troca primeiro do disco que está com mais registros de erros nos logs.

Lembrando que, como tem 2 discos em falha em um raid-5, a chance de perda de dados  é muito grande, recomendo um backup full do volume, antes de seguir com as trocas.

att

Paulo Serafin
     Fórum Moderator
     ProSupport Enterprise