Instalação do sistema Debian no DELL Volstro 5470.

Software

Software
Precisa de ajuda com problemas de software? Procure por soluções aqui.

Instalação do sistema Debian no DELL Volstro 5470.

Esta pergunta não foi respondida

Caros,

gostaria de obter informações em como instalar o sistema Debian (Linux),
substituindo o Windows 8 no DELL Volstro 5470.

Não tenho interesse em particionar o HD.

Há algum prejuízo? há alguma ressalva?

Antecipadamente grato pela atenção.

Denis Alberto

Todas as respostas
  • DenisAlberto,

Já efetuei a instalação de outra distribuição em um Vostro 5470, e não tive problemas. Apenas lhe recomendo utilizar a instalação via UEFI, que lhe trará um desempenho um pouco melhor do que Legacy.

O restante, é bem padrão para utilização.

Única ressalva é que caso você possua uma HD mSata na sua máquina, não conseguirá utilizá-lo para aceleração, mas pode utilizá-lo para swap :)

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

• Olá Marlon,

grato pela rápida resposta. Porém ainda sim fiquei com dúvidas.
    (sem um usuário sem muitos conhecimentos).

Todos os tutoriais que tenho visto, indicam realizar a instalação manual
    e criam um particionamento "swap", como indicado por você. Contudo,
    não sei quanto preciso dedicar de memória para este. (sendo as configurações deste
    computador Vostro 5470, 4 gb RAM e 500 HD). Quanto devo dedicar a este swap?

Depois, você faz uma ressalva, falando do modelo do HD mSata, que pelo que consto,
    é exatamente o que veio nesta máquina.

agradeço a atenção uma vez mais.

Abraço.

• DenisAlberto,

O Linux não é compatível com a tecnologia Intel Rapid Storage, que é responsável pela aceleração do seu sistema utilizando este HD mSata, por isso não seria possível Dual Boot com o Windows ou então utilizar esta funcionalidade no Linux.

Quanto ao espaço de swap, em um cenário perfeito você teria o dobro da quantidade de memória RAM + 1MB, para garantir até duas vezes o swap de memória.

Neste caso, como tem 4GB de RAM, o ideal seria 4097MB para swap.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

• Oi Marlon,

Grato pelas respostas. ficou bem mais claro.

...fui realizar a instalação do debian wheezy, 7.5 e no momento em que havia estabelecido o particionamento de discos. antes de salvar as alterações fui surpreendido pela mensagem de erro de que não havia criado nenhum particionamento "EFI".  Poderia me orientar o que fazer nesta situação?

voltei a tela principal de instalação e ao tentar abortar a instalaçao, nova mensagem de erro.
    "caso eu saísse da instalação incompleta, poderia deixar o sistema em estado inutillizável.
    (o computador esta parado nesta tela).

teria alguma sugestão como proceder?

Atenciosamente,