Transferir Sistema Operacional para SSD M.2 SATA

Software

Software
Precisa de ajuda com problemas de software? Procure por soluções aqui.

Transferir Sistema Operacional para SSD M.2 SATA

Esta pergunta foi respondida reguard

Olá,

possuo um Inspiron 14 7000 (7460), e ele originalmente vem com um HDD de 1 TB. Porém esse modelo possui suporte a SSD M.2 SATA, e adquiri um à parte.

Gostaria de saber como proceder para que o sistema operacional (Windows 10 Pro) fique instalado e configurado para boot no SSD ao invés do HDD. É possível fazer uma instalação limpa usando a versão OEM do Windows? É importante ressaltar que vou continuar usando o HDD junto com o SSD, só quero que o sistema operacional fique localizado no novo SSD M.2 para fins de ganho de performance.

Como devo proceder?

Obrigado,

Renato.

Resposta verificada
  • Eu não quis aguardar uma resposta oficial do suporte da Dell, então comprei por conta um risco o SSD M.2 SATA WD WDS250G1B0B de 250 GB, padrão M.2 SATA 2280, conector (B+M).

Ao conectar o laptop modelo Dell 14" 7000 (i14-7460) reconheceu o SSD de imediato. Fiz a restauração de fábrica no HDD lembrando de fazer backup dos meus dados, e diminui (shrink) a partição do HDD para um tamanho menor do que o SSD suporta (>250GB). Usei o software indicado pela WD para fazer a clonagem do sistema operacional do HDD para o SSD. Ele se chama Acronis True Image WD Edition. O processo foi automático, rápido e ridiculamente intuitivo.

Ao terminar a clonagem, o laptop reinicializou já pelo SSD de forma automática. Por precaução, desliguei o laptop e desconectei o HDD da placa-mãe e reinicializei o laptop para checar se o boot estava sendo efetuado pelo SSD sem problemas. Constatado que estava tudo OK, desliguei novamente e reconectei o HDD. Como resultado, o sistema operacional automaticamente inverteu a ordem das unidades de disco, designando o C: para o SSD e o D: para o HDD.

Feito isso, formatei o HDD, deletando as partições de recuperação remanescentes e tudo pronto.

Acredito que a placa-mãe suporte um SSD do mesmo padrão com mais de 250GB de espaço, porém o preço é salgado Stick out tongue

Esse é meu relato e qualquer dúvida posso tentar ajudar. Só ratifico que o processo é bem intuitivo e automatizado. Podem fazer sem muito receito. Recomendo apenas que sigam as orientações do manual de serviço da Dell para esse modelo de laptop quanto aos procedimentos para desmontagem da capa inferior e desconexão da bateria e HDD. Não me responsabilizo por eventuais danos ao seu laptop por manuseio indevido e não trabalho para a Dell. Esse é apenas um relato dos procedimentos que eu adotei com o meu produto.

Todas as respostas
  • Eu instalei um ssd m.2 500gb samsung evo 850. Ao tentar usar o software da samsung data migration para transferir o sistema operacional, deu erro no boot repetidademente, fiquei horas tentando fazer funcinar, modifiquei boot, registro e nada.

Consegui fazer funcionar usando o software MiniTool Partition Wizard Free Edition, durante a copia o software avisou que precisa reniciar o pc para terminar a copia do OS, ao fazer iso, ele fez tudo antes do boot do windows e funcinou perfeitamente apos selecionar no UEFI (aperte F2 quando o logo dell aparecer) e selecione para boot primeiro pelo m.2.

Apos verificar que o pc esta funcionando perfeitamente e rapido visto que esta em ssd, depois é so formatar a unidade de 1tb original.

obs: para abrir o notebok 7460, use o manual de servico da dell como informacao. A tampa abre enfiando um utensilio de plastico e forcando ate abrir, coragem nesse momento, parece que é dificil mais é facil.

• Amigo, então só pra confirmar(pois essa questão da capacidade máxima suportada ainda está meio nebulosa), a placa mãe aceita 500gb do SSD? Pretendo comprar o mesmo SSD, EVO 850 500gb! Desde já, grato!

• MrSaraiva, boa tarde.

Infelizmente não posso lhe afirmar isso. Eu vi um post em um fórum indiano sobre esse modelo, e o usuário reportou ter instalado um de 500 GB, mas infelizmente não encontrei qualquer documento oficial que diga que é suportado. Eu fui na sorte com o de 250 GB e deu tudo certo.

Abraço

• Boa noite, Reguard!

A máquina chegou!!! i7, 16gb... Realmente top! No entanto, irei realizar o update no HD. Vou comprar um SSD, conforme havia mencionado.

Pode ser impressão minha, mas achei que a máquina, pra configuração que tem, apresentou uma certa lentidão.

Liguei para Dell e pelo acesso remoto eles fizeram alguns ajustes e pediram para atualizar. O SO pulou de 33gb nativos para os 70gb no HD!!! Mta coisa para uma atualização. Umas 12h baixando...

Essas questões da lentidão e do tamanho da atualização tb ocorreram com vc?

Agora vou atrás do SSD.

Um abc

• Olá, 

Depois da clonagem, você formatou o HD original?

Att.

• Colega, me tire uma dúvida: então o  Dell Inspiron 14 7000 (7460) tem espaço para os 2 HDs (HDD + SSD)? É preciso desmontar para instalar o SSD?

• Pessoal, por favor, me tirem uma dúvida, comprei um Dell Inspiron 14 7000 (7460). É possível instalar um Ssd M.2 Nvme Samsung 960 Evo Series 250gb. Não sei se é compativel com Nvme. Obrigado.

• Olá,
    Você escreveu ..."diminui (shrink) a partição do HDD para um tamanho menor do que o SSD suporta (>250GB)"
    Porém, aqui o Windows 10 Home do meu DELL 7460 não diminui (shrink) mais do que 412GB.
    Praticamente o sistema está como "de fábrica", não instalei nada apenas aceitei a atualização do Windows UPDATE.
    Já usei o Desfragmentador do Windows mais de uma vez e nem assim. Parece que é devido a "posição" do MFT.
    Poderia dizer como fez para diminui (shrink) <250GB ?... Foi pelo próprio Gerenciador de Disco do Windows ?
    Muito obrigado