Transferir Sistema Operacional para SSD M.2 SATA

Software

Software
Precisa de ajuda com problemas de software? Procure por soluções aqui.

Transferir Sistema Operacional para SSD M.2 SATA

Esta pergunta foi respondida reguard

Olá,

possuo um Inspiron 14 7000 (7460), e ele originalmente vem com um HDD de 1 TB. Porém esse modelo possui suporte a SSD M.2 SATA, e adquiri um à parte.

Gostaria de saber como proceder para que o sistema operacional (Windows 10 Pro) fique instalado e configurado para boot no SSD ao invés do HDD. É possível fazer uma instalação limpa usando a versão OEM do Windows? É importante ressaltar que vou continuar usando o HDD junto com o SSD, só quero que o sistema operacional fique localizado no novo SSD M.2 para fins de ganho de performance.

Como devo proceder?

Obrigado,

Renato.

Resposta verificada
  • Eu não quis aguardar uma resposta oficial do suporte da Dell, então comprei por conta um risco o SSD M.2 SATA WD WDS250G1B0B de 250 GB, padrão M.2 SATA 2280, conector (B+M).

Ao conectar o laptop modelo Dell 14" 7000 (i14-7460) reconheceu o SSD de imediato. Fiz a restauração de fábrica no HDD lembrando de fazer backup dos meus dados, e diminui (shrink) a partição do HDD para um tamanho menor do que o SSD suporta (>250GB). Usei o software indicado pela WD para fazer a clonagem do sistema operacional do HDD para o SSD. Ele se chama Acronis True Image WD Edition. O processo foi automático, rápido e ridiculamente intuitivo.

Ao terminar a clonagem, o laptop reinicializou já pelo SSD de forma automática. Por precaução, desliguei o laptop e desconectei o HDD da placa-mãe e reinicializei o laptop para checar se o boot estava sendo efetuado pelo SSD sem problemas. Constatado que estava tudo OK, desliguei novamente e reconectei o HDD. Como resultado, o sistema operacional automaticamente inverteu a ordem das unidades de disco, designando o C: para o SSD e o D: para o HDD.

Feito isso, formatei o HDD, deletando as partições de recuperação remanescentes e tudo pronto.

Acredito que a placa-mãe suporte um SSD do mesmo padrão com mais de 250GB de espaço, porém o preço é salgado Stick out tongue

Esse é meu relato e qualquer dúvida posso tentar ajudar. Só ratifico que o processo é bem intuitivo e automatizado. Podem fazer sem muito receito. Recomendo apenas que sigam as orientações do manual de serviço da Dell para esse modelo de laptop quanto aos procedimentos para desmontagem da capa inferior e desconexão da bateria e HDD. Não me responsabilizo por eventuais danos ao seu laptop por manuseio indevido e não trabalho para a Dell. Esse é apenas um relato dos procedimentos que eu adotei com o meu produto.

Todas as respostas
  • Olá,

Eu tenho um Inspiron 15 7000 (7559), também comprei um SSD M.2, estou tendo a mesma dúvida.

Alguem sabe como proceder?

Obrigado,

Júnior

• Up

• Possuo um notebook do mesmo modelo.

Gostaria de saber qual modelo de SSD você comprou, estou na duvida de qual é compatível.

Funcionou corretamente?

Att,

Lucas

• Eu não quis aguardar uma resposta oficial do suporte da Dell, então comprei por conta um risco o SSD M.2 SATA WD WDS250G1B0B de 250 GB, padrão M.2 SATA 2280, conector (B+M).

Ao conectar o laptop modelo Dell 14" 7000 (i14-7460) reconheceu o SSD de imediato. Fiz a restauração de fábrica no HDD lembrando de fazer backup dos meus dados, e diminui (shrink) a partição do HDD para um tamanho menor do que o SSD suporta (>250GB). Usei o software indicado pela WD para fazer a clonagem do sistema operacional do HDD para o SSD. Ele se chama Acronis True Image WD Edition. O processo foi automático, rápido e ridiculamente intuitivo.

Ao terminar a clonagem, o laptop reinicializou já pelo SSD de forma automática. Por precaução, desliguei o laptop e desconectei o HDD da placa-mãe e reinicializei o laptop para checar se o boot estava sendo efetuado pelo SSD sem problemas. Constatado que estava tudo OK, desliguei novamente e reconectei o HDD. Como resultado, o sistema operacional automaticamente inverteu a ordem das unidades de disco, designando o C: para o SSD e o D: para o HDD.

Feito isso, formatei o HDD, deletando as partições de recuperação remanescentes e tudo pronto.

Acredito que a placa-mãe suporte um SSD do mesmo padrão com mais de 250GB de espaço, porém o preço é salgado Stick out tongue

Esse é meu relato e qualquer dúvida posso tentar ajudar. Só ratifico que o processo é bem intuitivo e automatizado. Podem fazer sem muito receito. Recomendo apenas que sigam as orientações do manual de serviço da Dell para esse modelo de laptop quanto aos procedimentos para desmontagem da capa inferior e desconexão da bateria e HDD. Não me responsabilizo por eventuais danos ao seu laptop por manuseio indevido e não trabalho para a Dell. Esse é apenas um relato dos procedimentos que eu adotei com o meu produto.

• Cara, tudo bem? Farei o mesmo procedimento que você. Só estou esperando o notebook e o HD chegar. Também comprei o SSD M.2 da WD. Deixa eu tirar uma dúvida: Após conectar o SSD no conector, você fixou ele com um parafuso na outra extremidade? Li em outro fórum que um cara teve dificuldades em encontrar o dito parafuso. Ele escreveu que é um 3x3.

Como você fez?

De qualquer maneira, muito obrigado pelos esclarecimentos.

• Legal, hein?

Tenho um modelo desse também. onde você comprou o SSD? Foi difícil abrir o note?  Ouvi dizes que não é apenas soltando os parafusos, parece que tem travas.

• luisbrock,

infelizmente a Dell não fornece esse parafuso junto com o notebook. Acabei improvisando retirando um parafuso da lateral do suporte de fixação do HD, que serve perfeitamente.

• MateusMancine,

é meio chato de abrir pois parece que vai quebrar se forçar. Mas o único procedimento que fiz foi desparafusar tudo, afrouxar os 3 parafusos próximos da dobradiça (eles não saem), e depois comecei a forçar pelo lado da dobradiça, que é onde tem mais apoio para os dedos.

Eu tive que aplicar uma boa força até as travas soltarem. Fez bastante barulho, mas não quebrou nada não rs

• Comprei um SSD Sansung Evo 850 M.2.

Foi mais fácil de abrir do que imaginei.

Agora sim consigo extrair o máximo desempenho da maquina... 

A Dell tinha que fornecer a opção de SSD viu...

• Amigo Reguard, bom dia!

Comprei o PC e tenho a mesma ideia: a de instalar um SSD. Qto vc pagou pelo SSD? Vi que existe uma versão Blue e um Green.

Como o PC ainda não chegou, te pergunto: posso pular essa etapa de restauração de fábrica, certo? O shrink que vc deu na partição do HDD foi somente para otimização de tempo?

Por fim, após feito tudo isso o sistema trabalha como se fossem dois HD: OS e demais programas rodando no SSD e o HDD servindo mais como um local para estocar demais arquivos?

Desculpe as perguntas, mas como é uma máquina nova fico receoso de errar em algo.

Um abc

• DellUser2k11, bom dia!

Eu comprei o Blue por 500 reais no Mercado Livre, a versão de 250GB.

Como o PC ainda não chegou, te pergunto: posso pular essa etapa de restauração de fábrica, certo? O shrink que vc deu na partição do HDD foi somente para otimização de tempo?

R: Você pode pular a etapa de restauração. Eu só fiz pois já estava usando o sistema, e queria deixá-lo limpo para evitar qualquer tipo de problema. Quanto ao shrink de partição, isso é necessário pois você não consegue clonar de um sistema maior para um menor (no caso, o HDD de 1TB original para o SSD de 250 GB). Então esse é um artifício para "enganar" o sistema de clonagem.

Por fim, após feito tudo isso o sistema trabalha como se fossem dois HD: OS e demais programas rodando no SSD e o HDD servindo mais como um local para estocar demais arquivos?

R: Isso. O sistema vai ser inicializado sempre do SSD. Quanto aos demais programas e arquivos, você tem a opção de escolher se quer instalar no SSD e no HDD. Para fins de preservar o SSD, eu instalo praticamente tudo no HDD. Só instalei no SSD programas que faço uso no cotidiano e preciso de um conforto de uma velocidade maior. Por exemplo: Office, navegador, programas de edição, etc. Demais programas, jogos (steam) e arquivos estão todos no HDD. Uma curiosidade é que, rodar jogo a partir do SSD ou do HDD a diferença mais perceptível é apenas o tempo de loading do jogo. Em matéria de performance é quase indiferente.

Abraço

• Reguard, boa tarde!

Excelente explanação. Muito obrigado!

Assim que receber a máquina vou fazer como vc disse e deixo um comentário aqui pra dizer como foi.

Um abc

• Reguard, só mais um ponto: não consigo achar esse SSD Blue para vender, somente o Green.

O q vc recomenda? Alguma outra marca vale mais a pena? A questão de comprar um SSD de outra marca seria, talvez, não poder usar o programa Acronis True Image WD Edition. Ou ele é compatível?

O HDD q vem na máquina é WD tb?

Mais uma vez obrigado.

• Amigo, Comprei Sansung Evo 850 M.2 TOP de linha também.

Porque não faz a instalação limpa do windows a partir da ISO baixada direto do site da microsoft? Acabou de liberar a nova versão do windows 10.

A sua chave fica salva na bios da maquina, ou seja, a ativação é feita de maneira automática.

• DellUser2k11,

a marca do HD é Seagate. Eu comprei o Blue da WD pois era o que apresentava melhor custo benefício na época que comprei. Mas além dele recomendo SSD da Samsung (os mais caros, infelizmente) ou da Crucial. Quanto ao software de clonagem, o Acronis é especifico para o da WD, mas a Samsung tem software proprio pra isso também, e pelo o que já vi em reviews é superior ao da WD.

Recomendo fazer uma pesquisa e verificar qual é o melhor para sua condição financeira no momento.

A sugestão do companheiro em fazer uma instalação limpa também é uma boa. Eu fiz a clonagem por não dispor de um pen drive para gerar a imagem de instalação que a Dell sugere / Microsoft oferece para realizar uma instalação limpa.