Perdi o sistema e não consigo dar recovery!

Software

Software
Precisa de ajuda com problemas de software? Procure por soluções aqui.

Perdi o sistema e não consigo dar recovery!

• Olá,

O fato é o seguinte:

Comprei um Dell Inspiron 15R SE que veio com o windows 8 de fábrica. MInha primeira decepção foi o fato de não ter vindo nem CD do S.O nem etiqueta com o serial number do sistema. Todos sabemos que um dia na vida é necessário formatar o windows... Enfim, após usar um tempo o windows 8, eu passei a detestá-lo. Menus escondidos, problemas com o microfone interno, entre outras coisas chatas.

Decidi que iria instalar o windows 7 nele, então peguei o CD, formatei a partição C: mas na hora de mandar instalar a grande surpresa, o sistema de boot que vem no notebook com o windows 8 impossibilita que instale qualquer versão anterior, tendo em vista que veio com uma forma de boot nova(UEFI). Que é uma bela porcaria inútil, é um sistema de boot que permite usar mais de 2 Terabytes de HD num aparelho, mas me diga pra que botar esse sistema num notebook que vem com apenas 1 Terabyte de HD... simplesmente um lixo.

Então perdi o sistema e estou sem CD e nem serial pra instalar o windows 8 novamente. Tem umas partições (OEM), Recovery e PBR Image no Notebook, suponho que uma dessas venha com uma imagem do windows 8. Mas como que raios eu faço pra instalar essa imagem no meu note? Baixei um CD do windows 8 pra poder acessar a opção de reparar o sistema, mas ele diz que uma partição está faltando, algo assim....

Se eu soubesse dessa bela PORCARIA de sistema de boot UEFI que não deixa eu instalar NENHUM S.O que não seja o LIXO do windows 8 eu jamais teria comprado esse notebook. Vi maneiras de mudar esse sistema UEFI mas tem que zerar com o HD inteiro e eu perderia as partições de recovery... Ah, antes que digam algo, o modo Legacy não resolveu meu problema, até porque ele nem acessa o windows 8 nesse jeito (pelo menos aqui não deu).

Por favor alguém me ajuda!

• OIá JimmyCroft,

Primeiramente, referente ao problema da partição de recovery, o aplicativo que realiza a restauração da imagem de fábrica é instalado e configurado para funcionar corretamente com o Windows 8 original de fábrica, e o fato de você instalar o Windows 7 no equipamento faz com que esta funcionalidade seja perdida. Não há diferença alguma entre você limpar as partições ou não, pois o fato de formatar o equipamento com outro sistema, já inutiliza para você a facilidade da partição de recovery.

Não há restrição alguma quanto à instalação de outros sistemas operacionais no equipamento. Basta você limpar os discos do seu equipamento ou então converter o disco para MBR que poderá instalar o Windows 7 sem problema algum. Quanto ao Windows 8, se deseja tornar a usá-lo, entre em contato com nosso suporte técnico e explique que efetuou uma tentativa de instalar o Windows 7 e não conseguiu, que tentarão fazer alguns procedimentos com você.

A tecnologia UEFI não é somente para utilizar HDs de 2TB no equipamento, aqui você encontra muita informação sobre ela, e pode entender melhor do que se trata: http://pt.wikipedia.org/wiki/EFI

A minha pergunta é a seguinte... o que você deseja fazer no equipamento? Instalar o Windows 8 ou o Windows 7? Em ambos os casos a instalação será efetuada do zero, e não será possível restaurar a imagem de fábrica do equipamento.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

• Eu sei que o sistema UEFI também acelera o boot, mas eu simplesmente não gosto do fato dele me deixar com mãos atadas em instalação de S.O. Eu gosto de ter mais de um S.O no meu notebook, incluindo o LINUX e esse sistema de boot dificulta isso. O LINUX até funciona, mas apenas se eu mudar na bios pra Legacy, e ainda assim aparentemente ele tem algumas dificuldades ao iniciar.

O que eu quero é o seguinte:

Eu comprei um notebook com o direito de usar o windows 8. Mas eu estou sem CD, e sem serial (esperava que viesse pelo menos o serial de fabrica). Quando comprei um Dell Vostro ele veio com um CD de instalação do windows 7 pro notebook. Eu quero ter um CD ou pelo menos o serial e a indicação de qual versão usar pra quando eu for vender o notebook, vender como ele veio de fabrica.

Mas eu gostaria mesmo de instalar o windows 7 na maquina pois achei ele bem mais pratico.

A única preocupação minha é o fato de eu ter perdido o windows 8 e não ter nem sequer uma etiqueta com serial de fabrica.

Outra coisa que gostaria de relatar, é que o microfone interno do meu notebook Dell Inspiron 15R SE não funciona no windows 8 e esse é mais um motivo de eu querer efetuar a troca pro windows 7.

Gostaria de agradecer pela resposta rapida e com fundamento a minha dúvida.

• Boa noite JimmyCroft,

Então, uma das características dos equipamentos que vêm com o Windows 8 de fábrica e sistema UEFI, é o fato do serial do seu Windows estar injetado em sua placa-mãe. Desta maneira, basta você iniciar a instalação do sistema operacional da mesma versão que você possuía, que no momento de inserir o seu serial, você terá a opção de "pular"  a digitação do serial, e ao entrar no Windows, estará ativado assim que conectar à internet. Não há como lhe enviar um serial, pois o de sua máquina já está em sua placa-mãe :)

Quanto à instalação de outros sitemas via UEFI, não há problema algum, basta instalar um sistema compatível, e caso não possua um sistema compatível (Ubuntu 10.2 em diante já são), basta alterar para legacy e instalar o sistema que bem entender.

Se você deseja instalar o Windows 7, altere a opção na BIOS para legacy, e instale normalmente o sistema operacional. A única diferente é que como seu HD está no formato GPT, precisará efetuar um "clean" via diskpart, ou então convertê-lo para MBR.

Se você não possui o CD de instalação do Windows 8, basta entrar em contato com nosso suporte e informar que você instalou outro sistema operacional e não sabe como reverter, que validarão a possibilidade de envio desta mídia para você amigo.

O sistema UEFI pode facilmente ser alterado novamente para Legacy se você não deseja utilizá-lo... nada o prende à esta configuração, mas se desejar utilizar o seu Windows 8 original, deverá sim manter as configurações originais.

Espero que tenha lhe ajudado

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Boa Noite, Aproveitando este assunto 

Estou com uma situação um pouco parecida, 

Estou com um inspiron n5010 aonde o recovery esta em uma partição separada

O S.O. deu erro, aonde nem a reparação de inicialização deu certo, os outros forum falam em F8 - reparar o computador - idioma -  Dell Factory Image Restore 

No meu caso não tem  Dell Factory Image Restore .Nem a opção de restaurar de imagem funciona.

Minha duvida é como restaurar este windows, depois destas opções que já fiz.

Fico no aguardo Obrigado 

• dougspzl,

Caso a partição de recuperação da imagem de fábrica não exista mais no equipamento, ou tenha sido instalado outro Windows diferente do original, não é possível aplicar a restauração da imagem de fábrica no equipamento.

A opção de Dell Factory Image Restore aparece somente com o Windows original enviado de fábrica no seu equipamento. No caso de qualquer reinstalação que não seja pela imagem de fábrica, não é mais possível efetuar esta restauração.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Bom dia, realizei a instalação utilizando o boot UEFI e meu Windows 8 pro não ativou. É a mesma versão que veio originalmente. Cheguei a trocar meu sistema mas resolvi voltar e agora o Windows não ativa.

O que devo fazer?

• CarlosAlCosta,

Pressione a tecla <Windows> + <R> e então digite slui 2 e pressione <ENTER>.

Nesta tela que aparecer, siga as instruções para ativação via telefone diretamente com a Microsoft.

Se o Secure Boot estiver ativo na BIOS, será possível efetuar a ativação sem problema algum.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Boa Tarde, o windows que esta no dell é original da própria dell que já foi usando anteriormente o recovery 

só que desta vez não esta dando esta opção de Dell Factory Image Restore

Tem outros caminhos para usar este recovery da Dell ???????

• DougSPZL, 

Se não há a opção de efetuar a recuperação pela imagem de fábrica, pode ter havido algum problema com a partição de recovery ou o vinculo com o sistema operacional.

O outro caminho seria criar um disco de recuperação via aplicativo por dentro do sistema operacional e então efetuar o recovery por ele.

Caso contrário, apenas uma reinstalação limpa é possível.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Como o sistema do Windows não esta funcionando 

Dell Factory Image Restore não esta aparecendo 

perdeu então o recovery é terá que instalar via mídia ?????? mais não tem a mídia da dell 

vai ter que usar outro windows sem ser o a Dell ou se ligar para o suporte para dele, eles podem mandar uma Mídia do windows pelo correio ???

• DougsPZL,

Você pode utilizar qualquer mídia do Windows que desejar, desde que seja da mesma versão da instalação original (Home, Pro, etc).

Caso não localize nenhuma mídia e seu equipamento ainda esteja em garantia, pode entrar em contato conosco pelo fone 0800 970 3355 e verificar se há a possibilidade de envio de mídia do sistema operacional.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Boa Noite.

Estou numa situação um pouco parecida. Formatei meu notebook, sem ter noção de que não havia recebido o disco do Windows 8. Depois resolvi retornar a versão de fábrica e quando me dei por conta, percebi que não havia vindo o cd. Gostaria de saber se tem alguma maneira de receber o cd já que vi que há possibilidade de envio da mídia para o cliente. Fico grato e desde já digo que gostei de adquirir um produto DELL.

• Olá Dhi Nascimento.

Se você possui o Windows 8 Singla Language, pode efetuar o download neste tópico disponibilizado por um membro da comunidade.

Caso seja a versão Professional, você pode fazer contato com nosso suporte técnico pelo 0800 970 3355 ou www.dell.com.br/chat e informar da necessidade da mídia de reinstalação que ela será enviada para você.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Olá, estou com o mesmo problema. Meu note veio com windows 7 home premium e instalei o 8. Hoje estou com um notebook parado pois estou querendo reverter para condições de fabrica e quando aperto F8 n"ao aparece mais a opção do datasafe. Estou sem a mídia. como procedo?