[Tutorial][mSATA] Configurando seu mSata (Intel Smart Storage/Start)

Software

Software
Precisa de ajuda com problemas de software? Procure por soluções aqui.

[Tutorial][mSATA] Configurando seu mSata (Intel Smart Storage/Start)

• A tecnologia Intel Rapid Start e Intel Rapid Storage são as responsáveis pela aceleração no processo de inicialização do seu equipamento, assim como do retorno de hibernação/suspensão.

Para utilizar estas tecnologias de forma correta e obter um melhor desempenho, utilizaremos como exemplo uma configuração padrão com um HD mecânico de 750GB e um dispositivo mSata SSD de 32GB.

Primeiramente, vamos entender qual a função de cada uma das tecnologias:

• Intel Rapid Storage: Com uma partição de 18.6GB, cria um RAID 0 com seu HD mecânico, tornando o acesso aos arquivos mais utilizados mais rápido por estar armazenando as informações de acesso no HD mSata, que possui uma taxa de leitura e escrita superior.
    • Intel Rapid Start: Capacidade de iniciar seu equipamento muito mais rapidamente, assim como de retornar de suspensão e hibernação em um piscar de olhos. Em Ultrabooks e All-In-Ones, também fornece uma economia de energia superior.

Vamos aprender agora a ativar estas tecnologias em seu equipamento e vamos seguir os seguintes passos:
    1. Instalar e configurar a tecnologia Intel Rapid Storage
    2. Instalar e configurar a tecnologia Intel Rapid Start

I - Ativando a Aceleração via Intel Rapid Storage

O primeiro passo será instalar o aplicativo caso você não o possua. Ele pode ser baixado
    aqui. 
    Após instalado, reinicie o seu computador para aplicar as configurações. 
    Quando retornar no sistema operacional, na área de trabalho, clique no ícone da "Tecnologia Intel Rapid" e depois em "Abrir Aplicativo". 

Na aba "Acelerar" clique em "Ativar Aceleração"

Na tela que abrir marque as opções como mostra a figura abaixo e clique em "Ok"
    (Vale lembrar que se seu mSata não for de 32Gb, os números serão diferentes) 

Após isso, reinicie o equipamento e seu sistema estará acelerado!

II – Criando a partição de hibernação

Abra a prompt de comando como administrador.

• No Windows 8, utilize o comando "Tecla do Windows" + X e selecione “Prompt de comando (Admin)”. 
    • No Windows 7, clique no menu iniciar, digite CMD, e clique com o botão direito em cmd.exe, selecionando Executar como Administrador

Na prompt de comando, digite os seguintes comandos seguidos de enter:

• diskpart <ENTER>
    • list disk <ENTER>
    • select disk x <ENTER> – “X” sera o número do SSD, ou HD com menor tamanho
    • create partition primary size=8192 <ENTER>
    • set id=84 override <ENTER>
    • exit <ENTER>

Caso ao listar os discos a opção GPT esteja ativa conforme a imagem abaixo, o único comando que é necessário mudar é o set id.

No caso de GPT, os comandos ficarão como segue:

• diskpart <ENTER>
    • list disk <ENTER>
    • select disk x <ENTER> – “X” sera o número do SSD, ou HD com menor tamanho
    • create partition primary size=8192 <ENTER>
    • set id=D3BFE2DE-3DAF-11DF-BA40-E3A556D89593 <ENTER>
    • exit <ENTER>

Após criar a partição, reinicie o seu computador e efetue download e instalação do aplicativo Intel Rapid Start, disponível aqui.

Retornando no Windows, localize o aplicativo "Intel Rapid Start Tecnology Manager" pesquisando no "Iniciar".

Deixe as opções marcadas conforme a tela abaixo:

Pronto!! Agora seu dispositivo mSata está totalmente configurado e acelerando seu sistema!

Caso tenha qualquer dúvida, sinta-se à vontade em postar aqui que faremos o possível para lhe auxiliar :)

Até mais!

Angélica Luz
      Fórum Collaborator
      Client ProSupport

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

• O problema ainda persiste. Na segunda etapa do processo ele não completa e mesmo tendo o Intel Rapid Technology instalado ele dá erro

segue as imagens.

• CaioCosta, na imagem que você postou o equipamento está apresentando apenas 8GB livres para a partição do Intel Rapid Start.

Caso você tenha menos de 8GB de RAM, altere o número 8192 conforme abaixo:

• 4GB = 4096
    • 6GB = 6144
    Este espaço não pode ser menor do que a quantidade que você possui de memória RAM.
    Experimente alterar este valor.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

• Fiz tudo corretamente como diz no tutorial e deu tudo certo, porem no ultimo passo, na hora de instalar o Intel Rapid Start Technology, diz que meu sistema não atende os requisitos mínimos para instalação do software.

Estou usando Windows 7 Ultimate 64bits

Meu computador é um Inspiron 15R SE

• Ronans, procure verificar se a partição ficou marcada como uma partição de hibernação no gerenciador de discos do seu equipamento.

Também é necessário validar se na BIOS de sua máquina, na secção Advanced, a opção Intel Rapid Start está ativa.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Olá.. fiz o primeiro passo conforme descrito no tutorial... porem ao reiniciar a maquina.. da a seguinte mensagem de erro..

Check de cable conection!

Insert de boot cd.... bla bla bla..

como resolvo?

• Boa tarde,

Estou com o mesmo problema do Ronans. Fiz todos os passos e deu tudo certo, exceto o último. Quando tento instalar o Intel Rapid Start ele dá a mensagem de erro "O sistema não atende aos requisitos mínimos para instalação do software.".

Na BIOS estou com a opção Intel Rapid Start ativa, a partição no gerenciamento de discos está marcada como sendo de hibernação e o serviço de armazenamento está ativo e funcionando corretamente.

O que pode ser ?

• Miotter,

Neste caso, apenas entre na BIOS e altere a ordem de inicialização dos dispositivos UEFI. Provavelmente há algum dispositivo (como o drive de DVD) que está setado para iniciar antes do HD.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Boa tarde Hogler,

Neste caso, será necessário refazer a partição de hibernação. Faça o seguinte. Exclua ela e reinicie o seu equipamento. Após reiniciar, crie-a novamente. Reinicie outra vez antes de tentar instalar o aplicativo.

Após o reinicio, deve conseguir instalar ele normalmente.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Tenho um Inspiron, 7520, I7, 8G Ram, 32SSD, 1T HD,

A primeira parte do procedimento foi perfeita, mas na segunda parte, O Intel Rapid Start baixa, descompacta, e ao executar dá erro, "O sistema não atende aos requisitos mínimos para instalação do software", como devo proceder?

Aguardo retorno

• oi, vi as respostas acima, mas a duvida é como excluir a partição, pois delete partition 1 overrride não funciona

• Angélica eu tenho uma dúvida relacionada ao mSATA, teria como você me ajudar? Eu fiz uma postagem sobre: http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/83/t/31109.aspx

Grato!!

• Fiz tudo certo , mas quando vou  Criar a partição de hibernação ele não consegue achar o ssd ,  na bios está tudo certo . 

O que devo fazer ? 

• AcoSantos,

Provavelmente quando você efetuou a aceleração com o Intel Rapid Storage, o disco todo foi utilizado para este processo.

Neste caso é necessário desativar a aceleração e ativá-la novamente utilizando apenas 18.6GB para este processo.

Caso já tenha efetuado este procedimento, atualize o software do Intel Rapid Storage que isto será possível sem problemas ok?

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Boa Tarde 

Eu formatei o meu note Insipiron 15R SE , porem quando dou o comando disk list dentro do disk part , esta apenas me voltando o disco normal: 

O que devo fazer para aparecer o disco mSata??