Mudando HD para SSD

Software

Software
Precisa de ajuda com problemas de software? Procure por soluções aqui.

Mudando HD para SSD

Esta pergunta foi respondida DELL-Marlon J

Bom dia Galera (01:00 AM) LOL

Sou novo aqui, e gostaria que me ajudassem com um problema.

A uma semana comprei um computador Inspiron 14 contendo I5 e 8 GB de MEM, porém o HD é de 5200 RPM ¬¬ de 1TB, enfim decidi trocar e instalar um SSD V300 de 120GB e acabei me deparando com um problema.

Minha ideia é transferir a partição de recovery que está no disco original para uma partição do V300 (e futuramente instalar o S.O também, descartando o HD que veio padrão no note e ficando apenas com o V300), porém não consigo clonar o disco pois o tamanho do disco são diferentes, tentei clonar as partições uma a uma, porém elas ficam em um formato diferente (o formato das partições são GPT, eu formatei o v300 para o mesmo formato), porém mesmo assim não consegui clonar.

Caso não seja possível alguém possui o link onde eu possa baixar o S.O (Windows 8.1 ultima Build) (Link oficial)?

Resposta verificada
  • Marlon,

Muito obrigado pelo seu suporte, que pena que não é possível realizar o backup para um outro disco, talvez seja algo que a Dell deva se pensar pois é interessante para vários entusiastas que adquirem os notebooks, ainda mais com um HD tão inferior comparado com os outros componentes.

Novamente muito obrigado pela sua ajuda.

Abusando de sua boa vontade, porquê eu não consigo realizar o restore no HD inferior? Somando todas as partições que existem no disco de 1TB não chega a 20GB, o disco de 1 TB ele entende como se 100% estivesse sendo utilizado, sendo que na verdade o valor é de 20%.

• Douglas,

Infelizmente nosso software possui restrições referente ao hardware, mas é uma sugestão que passarei para frente. :)

Quanto ao procedimento de backup, não sei qual aplicativo utilizou para esta funcionalidade, porém geralmente quando você vai clonar um disco, você deve dispor de tamanho suficiente para aplicar toda a partição.

Como o HD possui dados fragmentados em pequenas partes no disco, nem toda informação está junta em um mesmo bloco de informação. Softwares como Ghost e Acronis efetuam este procedimento e copiam todo o volume do disco.

Uma alternativa é você diminuir a partição antes de efetuar o procedimento. Como tem um HD mecânico, também é ideal uma desfragmentação antes de iniciar o processo de diminuir o volume :)

Você pode diminuir para uns 30GB e então capturar o volulme e após aplicar no novo HD, aumentá-la para o tamanho do disco todo.

Mas lembre-se... o processo de recovery e tudo mais não irá funcionar mesmo que efetue este procedimento, então você acabará tendo um espaço ocupado inutilizado :(

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

Todas as respostas
  • Douglas,

Desculpe a demora, mas à 01 da manhã eu não estava aqui :(

Deixa eu apenas explicar uma coisa antes de lhe auxiliar com este processo... a partição de recovery possui a imagem de recovery junto com o aplicativo que efetua o processo de restauração, certo?

Este aplicativo identifica o hardware do seu equipamento e caso confirmado que é equivalente ao configurado na fábrica, ele pode aplicar a imagem de fábrica.

Como você está trocando o HD, no momento que tentar aplicar a imagem de fábrica o aplicativo irá acusar que o hardware não é o mesmo, pois o HD alterou para um tamanho menor... de 1TB para 120GB.

Caso você tivesse trocando por um HD de tamanho igual ou superior, seria possível este procedimento.

Com esta informação, não acredito que haja qualquer benefício em clonar todo o HD de fábrica :(

O que você pode fazer, é este procedimento: http://dell.to/1e8P3Ah

Desta maneira você terá uma cópia do disco de instalação da imagem de fábrica, caso um dia resolva retornar o HD de 1TB para este equipamento, porém não irá funcionar em um HD menor :(

Referente à mídia de instalação do Windows, caso você me informe a sua Service Tag por Mensagem Privada, posso verificar a possibilidade de envio desta mídia para que você possa efetuar a reinstalação manualmente :) Se possível, me envie também o nome de quem realizou a compra do equipamento conosco.

Espero ter ajudado :)

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• \o/

Muito obrigado, irei testar e assim que fizer o teste respondo.

• Marlon,

Muito obrigado pelo seu suporte, que pena que não é possível realizar o backup para um outro disco, talvez seja algo que a Dell deva se pensar pois é interessante para vários entusiastas que adquirem os notebooks, ainda mais com um HD tão inferior comparado com os outros componentes.

Novamente muito obrigado pela sua ajuda.

Abusando de sua boa vontade, porquê eu não consigo realizar o restore no HD inferior? Somando todas as partições que existem no disco de 1TB não chega a 20GB, o disco de 1 TB ele entende como se 100% estivesse sendo utilizado, sendo que na verdade o valor é de 20%.

• Douglas,

Infelizmente nosso software possui restrições referente ao hardware, mas é uma sugestão que passarei para frente. :)

Quanto ao procedimento de backup, não sei qual aplicativo utilizou para esta funcionalidade, porém geralmente quando você vai clonar um disco, você deve dispor de tamanho suficiente para aplicar toda a partição.

Como o HD possui dados fragmentados em pequenas partes no disco, nem toda informação está junta em um mesmo bloco de informação. Softwares como Ghost e Acronis efetuam este procedimento e copiam todo o volume do disco.

Uma alternativa é você diminuir a partição antes de efetuar o procedimento. Como tem um HD mecânico, também é ideal uma desfragmentação antes de iniciar o processo de diminuir o volume :)

Você pode diminuir para uns 30GB e então capturar o volulme e após aplicar no novo HD, aumentá-la para o tamanho do disco todo.

Mas lembre-se... o processo de recovery e tudo mais não irá funcionar mesmo que efetue este procedimento, então você acabará tendo um espaço ocupado inutilizado :(

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Muito obrigado pela ajuda!!

Talvez fuja um pouco do foco desse post, mas você possui algum tutorial/guia de como posso estar criando meu proprio disco com UEFI? 

• Consegui realizar a instalação de acordo o padrão UEFI, porém me deparei com um problema, foi solicitado o serial para prosseguir com a instalação, para não ficar parado acabei utilizando um serial que eu havia, minha dúvida é: Como consigo minha ativação que está na bios??

Nossa estou te alugando kkkkk!!

• Douglas,

O serial é solicitado caso a mídia que esteja utilizando não seja OEM, ou seja de uma versão diferente do Windows que foi pré-instalado no seu equipamento.

Com a mídia correta, a instalação irá ler automaticamente o serial da placa-mãe e ativar o Windows assim que conectado à internet.

Se você efetuou a instalação com outra mídia, pode tentar executar o comando slui 4 e então seguir com a ativação por telefone com a Microsoft, caso seja a mesma versão do Windows que tinha anteriormente.

Marlon J Fernandez
     Fórum Moderator
     Client ProSupport

• Comprei dia 24/06/14 um Inspiron 14R, i5, 4gb Ram, Placa Dedicada 740m 2gb e estou no aguardo dele chegar.

Também pretendo trocar meu HD 1TB para um SSD de 240gb, porém não sei como prosseguir com isto. Gostaria de saber como posso fazer (se possível passo-a-passo :D) como clonar meu HD 1TB q estará vindo com o SO, drivers etc, para o SSD de 240gb sem ter problemas.

Pelo que entendi não poderei usar mais o Dell Backup and Recovery no SSD, mas quando um dia resolver por o HD 1TB de volta eu poderei usar, certo?

Qual programa posso usar para clonar o HD para o SSD? Vi que para fazer o processo no notebook preciso clonar o HD, dps gravar a imagem num CD, instalar o SSD no notebook e dps usar o CD e realizar o processo (Se entendi certo)

Estava pensando, se eu por o SSD num case e conectar via USB e clonar o HD para o SSD depois substituir o SSD pelo HD funciona? Como se tivesse fazendo um backup de tudo do meu pc num SSD externo (com o SO, driver e tudo dele), aí dps substituiria no HD. No caso, assim ganharia mais tempo se possível.

No caso, o SSD precisa ser de 2,5", mas tem que ser 7 mm ou 9 mm? SSD da Kingston é bom?

Também pretendo adicionar mais um pente de 4gb de memória RAM, qual memoria RAM vc recomendaria para eu por neste Inspiron 14R? Precisa ser da mesma marca que o outro pente já presente?

Preciso saber como prosseguir com isto pois tenho muito interesse de trocar para SSD, mas tenho muitas dúvidas de como fazer! No caso, o windows eu teria como original ainda, certo?

• Olá amigo, vou responder sua dúvida em partes:

Comprei dia 24/06/14 um Inspiron 14R, i5, 4gb Ram, Placa Dedicada 740m 2gb e estou no aguardo dele chegar.

Douglas>: Parabéns \o/

Também pretendo trocar meu HD 1TB para um SSD de 240gb, porém não sei como prosseguir com isto. Gostaria de saber como posso fazer (se possível passo-a-passo :D) como clonar meu HD 1TB q estará vindo com o SO, drivers etc, para o SSD de 240gb sem ter problemas.

Douglas>: Não é possível clonar, pois o disco SSD é menor que o disco atual, se fosse o inverso, se você estivesse clonando de um HD de 240 para um HD de SSD você conseguiria. Se você realmente precisa dessa instalação, eu recomendo a você utilizar o Norton Ghost.

Pelo que entendi não poderei usar mais o Dell Backup and Recovery no SSD, mas quando um dia resolver por o HD 1TB de volta eu poderei usar, certo?

Douglas>: Muito pelo contrário, você conseguirá utilizar o Dell Backup and Recovery, o que você não vai conseguir fazer é restaurar a versão de fábrica  pois ela está configurada para o HD de 1 TB, e como o disco é diferente (tamanho menor), não conseguirá dar o "Recovery", mas depois de formatado, você consegue instalar normalmente o software da Dell Backup.

Qual programa posso usar para clonar o HD para o SSD? Vi que para fazer o processo no notebook preciso clonar o HD, dps gravar a imagem num CD, instalar o SSD no notebook e dps usar o CD e realizar o processo (Se entendi certo)

Douglas>: Na verdade você consegue fazer isso com o Norton Ghost, você consegue fazer por um pen drive, basta criar o clone, passar para o Pen Drive, trocad o disco para o SSD e dar o restore.

Estava pensando, se eu por o SSD num case e conectar via USB e clonar o HD para o SSD depois substituir o SSD pelo HD funciona? Como se tivesse fazendo um backup de tudo do meu pc num SSD externo (com o SO, driver e tudo dele), aí dps substituiria no HD. No caso, assim ganharia mais tempo se possível.

Douglas>:  Na verdade não, você não vai conseguir fazer isso, pois todos os softwares que tentei (4) nenhum deles clona discos maiores para menores (1TB para 240GB). OBS: Pensei a mesma coisa que você, porém não deu certo.

No caso, o SSD precisa ser de 2,5", mas tem que ser 7 mm ou 9 mm? SSD da Kingston é bom?

Douglas>:  Não sei te responder.

Também pretendo adicionar mais um pente de 4gb de memória RAM, qual memoria RAM vc recomendaria para eu por neste Inspiron 14R? Precisa ser da mesma marca que o outro pente já presente?

Douglas>:  Eu recomendaria você sempre utilizar memórias iguais, para ter um melhor desempenho com Dual Channel

Preciso saber como prosseguir com isto pois tenho muito interesse de trocar para SSD, mas tenho muitas dúvidas de como fazer! No caso, o windows eu teria como original ainda, certo?

Douglas>:  Sim, apenas se atente na versão do Windows que veio, faça o download da ISO igual a que você comprou, pois agora não é mais necessário você colocar o serial, ele é carregado automaticamente da sua BIOS, porém como eu disse, precisa ser a mesma versão que você comprou.

Espero ter esclarecido suas dúvidas, não sou funcionário Dell, sou apenas um usuário como você, qualquer dúvida estou a sua inteira disposição.

Douglas Flores - Técnico em informática

• Entendi. Valeu.

Você também tem SSD no seu pc?

No caso, eu eu queria fazer essa troca. Você teria como me informar o método mais adequado?

Se tiver que instalar tudo um por um, pretendo usar o meu HD externo, pode?

Adicionaria a imagem do windows ISO no HD externo e instalaria no SSD, depois instalaria driver por driver.

Meu receio de instalar por partes mesmo é eu acabar esquecendo de instalar algumas coisas importantes. Não sei quais são todos os drives que deve se instalar (da placa de vídeo etc), quais programas que vieram da Dell que são importantes/interessantes de manter no computador. Aí, do que eu li as pessoas comentaram este metodo de clonar e eu teria as informações do HD no SSD.

Nunca formatei por completo ao ponto de reinstalar o windows, seria a primeira  vez, sempre que dei uma limpada no pc foi retornando as configurações de fábrica.

Se você puder me informar o método mais adequado para realizar esta troca de HD para SSD eu agradeço! Estou bem interessado em fazê-lo.

• Se algum técnico da Dell puder me informar quais as especificacoes do SSD que devo comprar para o Inspiron 14R 5437 agredeceria.

Douglas, esse negocio de clonar é pq eu li em alguns foruns e teve pessoas que fizeram a clonagem. Usaram o Acronis True Imagem em CD, instalou o SSD, botou o HD original no case, fez boot pelo CD e clonou o disco. Falaram que só tem que ter espaço suficiente para clonar no SSD. Não sei se eles só clonaram o windows ou foi tudo. Estou confuso kkkkkkkk

• Olá!

Sim eu tenho SSD, (Fui eu quem abriu essse tópico), tenho Kingston V300 (v3).

Eu recomendaria você utilizar um Pendrive de pelo menos 4GB, nunca tentei por HD Externo, então não sei dizer se funciona, pensando na lógica, acredito que você não terá problema em fazer dessa forma. (Se der certo ou não por favor me avise, essa é uma informação interessante.)

Fique tranquilo, quando formatei meu note, não tive a necessidade de instalar nada, O Windows reconheceu todos os drives, a únca coisa que precisei reinstalar, foi o software da placa de vídeo, e o de Recovery da Dell.

Sinceramente, no meu ponto de vista, eu recomendo você remover o disco antigo e colocar o SSD novo, lembrando que agora tem um novo formato que ajuda no Fast Boot e antes de mais nada você precisa formatar o HD para outro formato, antes de remover seu HD, tem como você colocar o SSD em um case e transforma-lo em um HD externo? caso sim é melhor ainda.

• Eu particularmente nunca consegui, tentei com esses softwares que você disse, porém nenhum deu certo, pois nesse novo formato dos HD's, ele fica como se o disco todo fosse a imagem, e não é possível você transferir.

Eu recomendo a Você o Kingston V300, por seu ótimo Custo X Beneficio.

Caso eu esteja resolvendo seu problema, por favor clique abaixo "Respondeu Sua pergunta? SIM"

• Procurei esse botão e não achei kkkkk, vo procurar de novo.

Entendi, o forum que vi as respostas eram de 2012, mas vou ver direito.

É bom saber que só instalando o windows vem a maioria dos drivers. Vou ver se a Dell disponibiliza a imagem ISO ou se nao vou no site mesmo.

Pelo que vi o windows é: Windows 8.1 Single Language (64Bit),BPOR

Minha placa de vídeo é: NVIDIA GeForce GT 740M 2GB DDR3

Sabe onde posso adquirir o software para a placa? No próprio site?

Não entendi a parte do novo formato dos HD's, no caso eu tenho um case sim e poderia por o SSD, mas fiquei confuso com o que você falou, para realizar a troca preciso formatar meu HD?

• o SSD que pretendo comprar é este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566400678-hd-ssd-kingston-240gb-ssdnow-v300-sata-3-6gbs-_JM

Só não sei se serve para o meu inspiron 14R 5437