Tem como acessar a imagem de fábrica através do setup do Windows?

Software

Software
Precisa de ajuda com problemas de software? Procure por soluções aqui.

Tem como acessar a imagem de fábrica através do setup do Windows?

Esta pergunta foi respondida DELL - Fabiano F

Eu possuo um computador com Windows 8 (e que depois atualizou para 8.1) e fui formatar usando a opção que restaura o padrão de fábrica. Só que eu consegui fazer a burrada de interromper o processo nos 50% e, como ele agora não tem sistema operacional, ele só consegue acessar o menu boot através do F12. Como, por obviedade, o processo não pode apagar a pasta contendo as configurações de fábrica, acredito que elas ainda estejam dentro do computador. Se ela ainda existe, há algum jeito de acessá-las pelo setup? Ainda posso recuperar a imagem de fábrica e reinstalar o S.O.?

Ou ainda: se eu decidir instalar um disco com Windows 8 (ainda é possível fazer isto nele), já que meu computador é original, ele vai entrar automaticamente com o serial number de fábrica e instalar original? E se eu fizer isto, eu vou perder a imagem de fábrica (se ela ainda existir)?

Agradeço se puder me ajudar o quanto antes, aquele computador era muito bom.

Resposta verificada
  • Olá IGORCONTARINI

Vc pode acessar a imagem de fábrica mesmo sem estar acessando o Windows.

Se vc gerar uma falha na inicialização, por exemplo, ligando e desligando por 3 vezes enquanto o windows está sendo iniciado, na próxima inicialização ele deve entrar em modo de reparo automático, e vai te dar opções de recuperação, das quais uma delas é o acesso a imagem de fábrica.

Muito cuidado, pois antes de executar a imagem vc deverá salvar seus arquivos antes.

Vc tem a opção de não formatar o HD, e apenas instalar o windows 8, e depois instalar pelo site da Dell o Dell Backup and Recovery, e restaurar a imagem de fábrica, mas se vc formatar o HD, irá apagar a imagem, pois ele fica em uma partição do HD, e neste caso, se instalar uma versão do windows 8, que seja igual a versão original de fábrica irá conseguir ativar ela normalmente.

Dell - Fabiano F
     Fórum Collaborator
     Client ProSupport

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

• Igor, pelas imagens, o problema é um pouco mais grave, se o HD não está sendo reconhecido, vc não irá conseguir instalar o windows.

Preciso analisar algumas opções de configuração do seu computador, e para isso precisarei saber o modelo dele, e se possui a tecnologia mSATA (unindo 2 Hds para aceleração).

Pela falha q vc descreve, talvez o HD já estivesse apresentando falha, e o desligamento durante a restauração de fábrica tenha sido o último suspiro, mas é possível que ainda possa ser feito algo.

Por isso, sugiro que abra a máquina, e desconecte e conecte novamente os cabos do HD, testar o HD em outra máquina tb é interessante.

Aguardo sua resposta

Dell - Fabiano F
     Fórum Collaborator
     Client ProSupport

Todas as respostas
  • Uma segunda coisa: eu acessei outra tela ao tentar iniciá-lo que permitia verificar se tudo estava OK e ele me avisou que o HD e a memória de disco estão inacessíveis. Se o padrão de fábrica estiver no HD, então está inacessível. Nesse caso, esses arquivos ainda teriam alguma serventia ou depois que eu formatar usando um disco de Windows 8 ele não pode ser usado?

• Olá IGORCONTARINI

Vc pode acessar a imagem de fábrica mesmo sem estar acessando o Windows.

Se vc gerar uma falha na inicialização, por exemplo, ligando e desligando por 3 vezes enquanto o windows está sendo iniciado, na próxima inicialização ele deve entrar em modo de reparo automático, e vai te dar opções de recuperação, das quais uma delas é o acesso a imagem de fábrica.

Muito cuidado, pois antes de executar a imagem vc deverá salvar seus arquivos antes.

Vc tem a opção de não formatar o HD, e apenas instalar o windows 8, e depois instalar pelo site da Dell o Dell Backup and Recovery, e restaurar a imagem de fábrica, mas se vc formatar o HD, irá apagar a imagem, pois ele fica em uma partição do HD, e neste caso, se instalar uma versão do windows 8, que seja igual a versão original de fábrica irá conseguir ativar ela normalmente.

Dell - Fabiano F
     Fórum Collaborator
     Client ProSupport

• Eu liguei várias vezes e, depois que o logo da Dell aparece (momento em que o setup pode ser acessado pelo F12), a única tela que ele me exibe é essa:

Antes dessa tela aparecer, aparecia outra que dizia apenas que eu ia ter que inserir um disco e reinstalar o sistema e sem me dar outras opções de botões para apertar, mas esta não aparece mais, só a da foto.

Como a foto diz, ele não reconhece o HD, como eu disse. Pela opção F5 da tela (enter PSA), eu descobri que o HD e também a memória de vídeo estão inacessíveis:

Lembrando que isso tudo aconteceu porque eu sou um idiota e interrompi acidentalmente a energia do computador enquanto ele buscava a imagem de fábrica pra reinstalar tudo. Eu decidi que iria fazer o recovery porque, antes disso, ele vivia travando 5 minutos depois que eu ligava e me obrigava a fazer um desligamento forçado (segurar o botão power por 5s). Aí depois que eu fazia o desligamento forçado, eu tinha que tentar ligá-lo três vezes porque, como você mesmo diz, na terceira ele entrava no modo de reparo e eu conseguia ligar (pra depois travar de novo se eu usasse por mais 5 minutos e recomeçar o ciclo).

Mas agora, depois que eu interrompi a energia no meio da restauração, meu computador não faz mais o boot e ele não mostra mais a tela de reparo, ele apenas mostra aquela tela ali de cima, independente de quantas vezes eu religue.

Eu vou ver se consigo instalar o Windows 8 sem apagar o HD, nas eu não tenho certeza se a mera instalação do S.O. vai tornar o HD e o vídeo acessíveis novamente. Vou também fazer como você sugere e baixar a imagem do site da Dell.

Muito obrigado pela resposta, Fabiano.

Igor Contarini.

• Igor, pelas imagens, o problema é um pouco mais grave, se o HD não está sendo reconhecido, vc não irá conseguir instalar o windows.

Preciso analisar algumas opções de configuração do seu computador, e para isso precisarei saber o modelo dele, e se possui a tecnologia mSATA (unindo 2 Hds para aceleração).

Pela falha q vc descreve, talvez o HD já estivesse apresentando falha, e o desligamento durante a restauração de fábrica tenha sido o último suspiro, mas é possível que ainda possa ser feito algo.

Por isso, sugiro que abra a máquina, e desconecte e conecte novamente os cabos do HD, testar o HD em outra máquina tb é interessante.

Aguardo sua resposta

Dell - Fabiano F
     Fórum Collaborator
     Client ProSupport

• O computador acabou de ser enviado ao conserto hoje. O HD pifou mesmo, vai ter que ser trocado =/.

Sobre instalar uma imagem de fábrica via o próprio site da Dell, isso deve algum pré-requisito, não (ter sistema original ou já)? Porque se for só ir e baixar, isso me parece um jeito "gratuito" de se instalar um Windows 8...

Quando o computador voltar, eu vou ver se ainda falta alguma coisa pra fazer. A propósito, ele é um Inspirion 3421. Obrigado pela atenção.

• Enfim, meu computador, Inspirion 3421, já voltou, teve o HD trocado e consequentemente não tem mais a imagem de fábrica. E... você sabe, as lojas sempre têm o costume de instalar Windows 8 pirata (é a terra da HUElândia, fazer o quê?) e com muito desgosto eu tive que aceitar perder os privilégios de ter um produto original. Mas eu faria qualquer coisa para ter a originalidade de volta.

Os softwares dizem que eu ainda tenho a chave do produto gravada na Bios (e já anotei ela pra não esquecer quando precisar digitar manualmente), além do Service Tag e o Service Code que vêm em baixo do notebook e queria voltar a ter o programa original. Quando eu perguntei sobre os requisitos para baixar o Recovery é porque eu justamente queria saber se existe um jeito de voltar a ter o Windows 8 original via esse método.

Detalhe: ele veio de fábrica como Windows 8 lá em 2013 e uns meses depois eu já tinha atualizado ele para Windows 8.1 (e o sistema da Dell, pelo Service Tag, ainda diz que o meu computador é um Windows 8.1), então qual sistema eu deveria colocar?