Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

A

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

9600

9 de setembro de 2023 18:45

isHighlyActiveTopic

G15 5530 limitando a potência/energia da placa de vídeo em 30w

Recentemente fiz a compra de um novo G15, modelo 5530 com processador i5-13450HX e placa de vídeo RTX 3050 6gb. Até então, por um excelente custo benefício, comparando a outros notebooks gamers do mercado.

Porém, um detalhe chamou a minha atenção e a atenção de dezenas de pessoas que possuem o mesmo modelo. Por algum motivo (ou bug), a placa de vídeo está frequentemente sendo limitada a 30w, dos 95w especificados. 

Já li tudo que está na internet a respeito do problema, já fiz todos os tipos de testes, já formatei o notebook e instalei tudo do zero, baixei os drivers pelo site da Dell, fiz tudo que qualquer um possa imaginar.. e não consegui diagnosticar a causa do problema.

Estou iniciando essa conversa para trocar experiências e talvez, chegar a uma solução.


O problema ocorre tanto no Windows quanto no Linux. Consegui gravar vídeo do problema acontecendo nos dois, logo, não é algo relacionado a sistema operacional. Suspeito que tenha algum sensor com problema, ou mal configurado.

1 Rookie

 • 

2 Mensagens

9 de setembro de 2023 19:43

Vários relatos de pessoas  com o mesmo problema tanto na versão 3050 quanto na 4050,  mesmo deixando o notebook parado com o passar do tempo ele limita. E a dell nada de solucionar!

1 Rookie

 • 

1 Mensagem

9 de setembro de 2023 20:24

Também tem acontecido no meu e de alguns conhecidos.

Infelizmente o suporte técnico alega que este comportamento é normal. Espero que revejam e corrijam o problema.

Até o momento, tem sido bem decepcionante minha primeira experiência com notebooks da marca Dell.

1 Rookie

 • 

1 Mensagem

10 de setembro de 2023 02:14

O meu também apresenta o mesmo problema, é horrível pq não se sabe o que causa ele, então pode acontecer a qualquer momento, não se sabe o que faz parar e comigo mesmo ele chegou a persistir por 2h e 18 min, eu acho um total descaso da Dell visto que não são casos isolados, em todos os fórum que estou sobre o assunto os usuários relatam sofrer do mesmo problema, que faz o desempenho gráfico cair muito, em cyberpunk cai de 102 FPS pra 57 FPS.

Inclusive teve um membro do fórum que mandou pra Dell e nem mesmo o suporte técnico soube resolver, enquanto Isso continuar, ele tá limitado ao desempenho de uma GTX 1650, só que a GTX 1650 eu acho por 3,3k, não preciso pagar mais de 4,5k e sofrer de propaganda enganosa.

1 Mensagem

10 de setembro de 2023 16:30

Mesmo problema aqui! 

10 de setembro de 2023 16:37

Mesmo problema, limitação de potência!

1 Mensagem

10 de setembro de 2023 16:54

Estou com o mesmo problema, o meu é um Dell G15 I5 + RTX 4050, quando a temperatura da GPU chega a 75°C ele limita a potência da GPU em 30W, apesar de ser normal um notebook limitar a energia da GPU em altas temperaturas, o comportamento desse modelo é totalmente anormal, primeiro que 75°C não é uma temperatura que seja realmente o limite para uma GPU, é uma temperatura "normal" de operação que qualquer jogo um pouco mais pesado atinge, segundo que o corte de energia da GPU é totalmente bizarro, ele limita a GPU em 30W e não sobe mais nem depois de frio, é um corte muito absurdo que chega a tirar até 40% da potência da 4050 que chega a ficar semelhante a uma 3050, isso não faz o menor sentido, com 5 minutos de jogo ele limitar e eu ficar com uma GPU semelhante a uma 3050, se fosse pra jogar com o desempenho de uma 3050 eu não tinha pago 2 mil reais a mais nessa versão, teria pego a com 3050. O pior problema é o de alguns técnicos alegando que isso é normal, sendo que alguns G15 do mesmo modelo não tem esse comportamento, o que já prova que não é normal, e que no fundo eles sabem que esse não é o comportamento certo para um notebook gamer, isso é um problema, e GRAVE, e ninguém resolve. Infelizmente enquanto a Dell não resolver esse problema, não conseguirei recomendar o G15 a ninguém, o notebook tinha tudo para ser top, mas esse problema frustra demais!

11 de setembro de 2023 00:12

Mesmo problema aqui. Sem soluções até o momento.

1 Mensagem

11 de setembro de 2023 03:47

Aqui acontecendo o mesmo problema!

G15 5530 RTX3050

1 Mensagem

11 de setembro de 2023 03:51

Também estou com o mesmo problema, independente do jogo, sistema ou drivers, a GPU se limita a 30W sem nenhum motivo aparente, entregando 1/3 das especificações da placa de vídeo. Você compra um notebook para ter alto desempenho e recebe uma GTX 1650. Bora trabalhar pra corrigir isso né Dell?

RTX 3050 | G15 5530

(Editado)

1 Mensagem

11 de setembro de 2023 16:45

G15 5530 | I5 + RTX 3050 (de 30w) 🤡

Notebook gamer que não é gamer, e a Dell, dita com empresa séria no ramo de tecnologia ainda não se posicionou quanto a isso.

Meu notebook está apresentando o mesmo problema dos relatados anteriormente, a placa de vídeo simplesmente limita em 30W, e nem precisa esperar muito não.

Promete muito e o notebook não entrega nada, decepcionado, com o produto e com a marca.

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

12 de setembro de 2023 01:40

Atualização..

Hoje ao ligar o notebook, percebi que ele já iniciou limitando em 30w. Estava totalmente frio, 2 dias sem ligar.. E ainda assim, permanecia travado nos 30~32w.

Reiniciei por diversas vezes, desliguei, liguei de novo.. nada adiantou.

Isso me fez concluir que o problema não tem relação com a temperatura.

Até que resolvi desligar a base de ventilação que uso sob o notebook. Ela fica conectada pela porta USB traseira. Para a minha surpresa, ao retirar a base e esperar uns 2 minutos pra testar, a GPU voltou a bater 80~82w.

Será que a fonte do notebook não consegue sustentar uma simples porta USB além de seus próprios componentes?

Bom, eu não sei se é isso.. mas fiquei testando/jogando por mais de 2 horas e a potência não caiu mais. Reiniciei, desliguei.. e nada de limitar.

Inclusive, pra testar, eu liguei a base na mesma porta USB com o notebook já ligado e rodando algum jogo. A potência da GPU não caiu. Permaneceu forte.

Depois desliguei novamente o notebook, liguei ele com a base já conectada na porta USB e ele voltou a limitar.

Estarei fazendo mais testes.. verificando se realmente pode ser isso e vou atualizando aqui.

(Editado)

5 Practitioner

 • 

1.3K Mensagens

12 de setembro de 2023 12:10

@AlvinoPrado​ acredito que essa limitação do power da GPU tem ligação com o ângulo do notebook em relação ao tampo da mesa com o uso de suporte ou base cooler.

Provavelmente é algum bug do sensor (giroscópio?) que detecta a movimentação do notebook e baixa seu limite de power da GPU (e provavelmente da CPU) como mecanismo de segurança para evitar que a máquina esquente durante o transporte enquanto em funcionamento. 

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

12 de setembro de 2023 14:21

@pedrohenriquevm​ eu já desabilitei/desinstalei o sensor responsável por isso.. mas não adiantou nada. Continuou limitando..

Desde ontem, depois que tirei a base de ventilação da porta USB, não limitou mais a potência. Fiz mais alguns testes hoje e tá funcionando como deveria.

Obs.: O notebook continua na base, inclinado, só não está com ela ligada em sua porta USB.

Mas ainda é cedo pra afirmar que seja isso.. 

Vou continuar de olho e vou avisando aqui.

(Editado)

Community Manager

 • 

2.1K Mensagens

12 de setembro de 2023 17:35

Encontrei esse artigo: Acionar o modo notebook nos notebooks Dell G15 5530 e G16 7630 limita a energia para a GPU

Alguém poderia confirmar se seria o mesmo problema? Notaram se aciona o "modo notebook"?

(Editado)

Community Manager

 • 

2.1K Mensagens

12 de setembro de 2023 17:42

Importante mencionar que, caso o notebook esteja dentro do período da garantia, o ideal seria entrar em contato com o suporte para relatar esse problema.

Aqui na Comunidade vocês pode contatar o suporte por meio do ícone de chat Obtenha ajuda agora no lado inferior direito da tela.
Horário de atendimento: das 8:00 às 20:00h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Nenhum evento encontrado!

Top