Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

A

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

10158

9 de setembro de 2023 18:45

isHighlyActiveTopic

G15 5530 limitando a potência/energia da placa de vídeo em 30w

Recentemente fiz a compra de um novo G15, modelo 5530 com processador i5-13450HX e placa de vídeo RTX 3050 6gb. Até então, por um excelente custo benefício, comparando a outros notebooks gamers do mercado.

Porém, um detalhe chamou a minha atenção e a atenção de dezenas de pessoas que possuem o mesmo modelo. Por algum motivo (ou bug), a placa de vídeo está frequentemente sendo limitada a 30w, dos 95w especificados. 

Já li tudo que está na internet a respeito do problema, já fiz todos os tipos de testes, já formatei o notebook e instalei tudo do zero, baixei os drivers pelo site da Dell, fiz tudo que qualquer um possa imaginar.. e não consegui diagnosticar a causa do problema.

Estou iniciando essa conversa para trocar experiências e talvez, chegar a uma solução.


O problema ocorre tanto no Windows quanto no Linux. Consegui gravar vídeo do problema acontecendo nos dois, logo, não é algo relacionado a sistema operacional. Suspeito que tenha algum sensor com problema, ou mal configurado.

1 Mensagem

1 de abril de 2024 21:28

@AlvinoPrado​ opa meu mano, to pensando em comprar esse notebook e ouvi dizer que teve uma nova atualização, vc sabe se esse bug parou?

1 Rookie

 • 

1 Mensagem

29 de abril de 2024 02:52

Estou querendo comprar esse Notebook, mas fiquei preocupado depois que descobri esse bug. Ele já foi resolvido ou ainda continua? 

1 Rookie

 • 

4 Mensagens

1 de maio de 2024 04:28

Estou tendo o mesmo problema depois da atualização da BIOS para a versão 1.1.14.
Alguém aí está enfrentando o mesmo problema devido à essa atualização e sabe resolver???

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

2 de maio de 2024 12:01

O Bug ainda continua, não foi resolvido... Não comprem esse notebook, não vale a pena... 

(Editado)

1 Rookie

 • 

2 Mensagens

3 de maio de 2024 05:41

Atualizei a BIOS para versão 1.14.0 e meu problema de 30W começou, simplesmente estão matando os G15 que não tinha o limitador

1 Rookie

 • 

1 Mensagem

9 de maio de 2024 14:25

Descobri o seguinte:
Os heatpipes do processador e da GPU são compartilhados ou seja. um esquenta o outro e vice-versa;
No caso, o i5-13450HX , segundo a intel:

  • Potência básica do processador 55 W
  • Energia turbo máxima: 157 W
  • Potência mínima garantida: 45 W

fonte: https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/232132/intel-core-i5-13450hx-processor-20m-cache-up-to-4-60-ghz.html

Ou seja, qndo ele tá em modo gamer, o turbo faz a temperatura do processador elevar absurdamente (aqui chega a 99~100 C°) elevando a temp da gpu em consequência, causando a gpu limitar a potencia pra 30w no objetivo de baixar a temp, mas não consegue, pq o processador quente demais tá irradiando a temp pra todo o conjunto..

Minha solução paliativa aqui foi desligar o Intel Turbo Boost na BIOS, desta forma o i5 fica operando sempre a 55w não passa de 80 C° , aí a GPU fica entre 75°  e 80°

Só que no trabalho do dia-a-dia, eu gostaria de ter esse pico de perfomance para trabalhar, porém reiniciar o pc pra habilitar ou desabilitar o turbo boost na BIOS, é mto inconveniente.

Eu uso 2 monitores externos, teclado e mouse, meu notebook fica fechado na vertical com amplo espaço pra puxar o vento lateral e "soprar" o ar quente pra cima, e mesmo assim as temperaturas são elevadas ao ponto de gerar preocupação, é capaz de termos problemas de componentes e soldas no futuro

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

9 de maio de 2024 20:29

@Edson Brasil​ Pra mim isso só é estranho, não consigo entender como a empresa fez isso, pois ao colocar no modo silencioso o power de ambos fica solto, mas o processador capa mais, porém o notebook fica mais quente do que o modo personalizado aonde podemos colocar os fans a 100% no máximo. Acredito que isso esteja relacionado a empresa tentando agradar youtuber e tentando fazer o notebook ficar mais silencioso, mas isso é impossível, eu mesmo não acho o notebook barulhento, pra mim está bom assim o nível de ruido, mas eu queria ele com toda a performance solta e os fans a 100% isso ele aguenta tranquilo e calmo.

O problema ainda persiste, até hoje não vi uma resposta, estou pensando seriamente em tomar medidas cabiveis, me sinto passado para trás com isso...

Nunca mais compro nada da dell, nunca mais mesmo... Pois eu tive contato com 4 aparelhos deste, 2 com a 3050 de 4gb e 2 com a 3050 de 6gb, as 3050 de 4gb aparentemente não deram mais problemas, mas se colocar em performance ainda buga, já as 3050 de 6gb ainda estão com o problema... 

(Editado)

1 Rookie

 • 

2 Mensagens

10 de maio de 2024 20:11

Minha placa mae foi trocada algumas vezes pela dell e o que notei é que algumas delas apresentavam mais a limitação de 30w do que outras (uma delas limitava quase o tempo todo, enquanto a outra limitou apenas uma vez em 10h de teste). Sugiro que acionem a garantia caso o notebook esteja limitando com muita frequencia.

1 Rookie

 • 

1 Mensagem

13 de maio de 2024 01:43

@Ruis3DS​ o meu do mesmo jeito. Recebi o notebook em 10 de abril e joguei até o fim do mes perfeitamente, sem limitações. Aí veio a atualização da bios para 1.14.0 e quando comecei a jogar notei uma diferença de fluidez no jogo que eu estava jogando desde quando ele chegou (horizon forbbiden west), abri o painel da nvidea e tava limitado em 30w. Ele já liga limitado. O suporte da Dell me pediu informações, depois que enviasse diagnosticos, me mandou roteiros de configuração, e nada resolveu. Depois só mandaram um e-mail dizendo que era normal, que é um processo para proteger a GPU de esquentar muito. Aí eu pergunto, ele passa a noite toda desligado e quando ligo pela manha já liga limitado, é realmente normal isso? Acredito que deva amanhecer frio depois de uma noite toda desligado, caso contrário deve ter um encosto jogando nele enquanto durmo, só pode.

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

16-05-2024 03:21 AM

@PedroRoberto​ Eu também queria entender que proteção obcessiva é essa da dell com essa gpu moço. Ou projetaram algo errado neste notebook, ou estão tentando nos empurrar gartanta abaixo algo que não queremos. 
A dell tentou entregar tudo, mas não conseguiu entregar nada, por causa dessa frescura... Colocam o melhor processador da concorrência, a melhor placa de vídeo da concorrencia, mas ficam com uma obcessão de está muito quente, o ventilador faz muito barulho... 
Eu vou dizer uma coisa pra dell, pois deixe a GPU esquentar, deixa ela esquentar igual ao processador, pois se a própria nvidia fala que a temperatura limite é 87-90 graus pra ela mesma der um throttle, pois deixa esquentar até 90 graus! Não é possível uma coisa dessa.
Se não há nenhum erro de projeto, pois deixe esquentar até que isso aconteça, agora se há algum erro por favor nos informe e pegue todos os laptops vendidos e conserte, esse tipo de coisa não se faz, passou todos nós para trás, com certeza se as pessoas soubessem disso, ninguém compraria esse notebook.
Que obcessão é essa? 75 graus é sério? Qualquer laptop ligado em alta carga vai dar 75 graus de gpu em temperatura ambiente... 
Me perdoe a escrita, mas isso me deixa indignado, sério. 

Quem não quiser que ela esquente tanto, pois que coloque no modo de economia.
Eu penso que, dentro da temperatura estipulada pela intel e nvidia, eu é que devo decidir atté aonde meu pc vai esquentar e a dell que criou o produto, ou deveria ter nos avisado dessa coisa, ou deveria não ter isso e me deixar decidir até que temperatura eu quero meu laptop dentro desta faixa. Então por favor, solte esse negócio, só estou pedindo isso.

1 Rookie

 • 

1 Mensagem

17 de maio de 2024 21:08

Estou entrando aqui para deixar minha extrema insatisfação. Entrei agora no forum para ver como a Dell estava tratando essa situação de corte de energia na GPU para 30w. Eu acabei de comprar no site da Dell e infelizmente resolvi conferir isso depois da compra pois não queria perder a promoção. Agora me perguntem ... porque ele veio procurar problemas se ainda o note nem chegou? Então, eu sou um infeliz em proprietário de um Alienware R2, isso já faz uns 7 anos e pelo visto na Dell nada mudou. Pensem em um notebook rídiculo que tinha pasmem! Exatamente o mesmo defeito! Thermal Throlling na GPU. É inacreditável e inaceitável que o problema continue após 7 anos de atualizações. Só consigo ver um motivo para isso. A Dell cria esse mecanismo de throlling como defesa para que os notebooks tenham vida útil aumentada e não precisem substituir peças dentro da garantia. Não existe forma de isso ser aceitável, limitar a GPU após pouco tempo de uso torna esse notebook inútil para jogos, é uma experiência deprimente desembolsar 5 mil reais em um elefante branco. Vou tentar cancelar agora a compra. Entrei aqui com esperanças que isso fosse corrigido por firmware (a mesma esperança que tive no Alienware R2) mas pelo visto estão pouco se lixando para os clientes. 

1 Rookie

 • 

1 Mensagem

18 de maio de 2024 15:28

estava querendo compra um note aqui tbm, mas vejo que depois de 7 anos com o mesmo problema eles estao fazendo isso de proposito. 5 mil reais em um note que vale 3 mil, eu n sou palhaço! 
Nenhum evento encontrado!

Top