Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

344008

20 de maio de 2013 17:00

[Tutorial] Instalação de sistemas em computadores com mSata

Este é o tutorial para instalação Sistemas Operacionais em computadores que possuem mSata

< >

 Esse procedimento leva em consideração que os discos rígidos (HDs) presentes na máquina não possuem mais dados importantes. Caso ainda haja arquivos a salvar, NÃO prossiga. Todos os dados serão perdidos.

 1º - Vamos ligar o equipamento, simultaneamente pressionando e soltando repetidas vezes a tecla F2. Assim acessaremos a BIOS:

 

2º - Na BIOS, vá até a guia Advance, encontre a opção SATA Operation. Pressione ENTER:

 

3º - Alterar a opção para ATA, conforme imagem abaixo:
OBS: Poderá aparecer uma mensagem solicitando confirmação. Basta clicar em OK.

4º - Apos, pressione a tecla F10 para salvar as alterações e depois em YES ou OK. A maquina ira reiniciar.
OBS.: É importante que já neste ponto a mídia de instalação já esteja no drive de CD/DVD.

5º - Com a mídia de instalação do Windows já inserida, ao iniciar a máquina novamente, pressione a tecla F12 assim que o logotipo da Dell for apresentado. Escolha o Boot pelo CD/DVD, conforme ilustrado abaixo:

6º - Ao iniciar a instalador, selecione o idioma e o padrão do teclado (Se não souber qual, deixe o que aparece por padrão) e clique em Avançar. A tela abaixo será apresentada. 

 

7º - Pressione a combinação de teclas SHIFT - F10 para acionarmos o Prompt de comando, conforme imagem abaixo:

8º - Digite o comando DISKPART e pressione ENTER. A tela ficará da seguinte forma:

9º - Digite o comando: LIST DISK e pressione ENTER, será listado conforme mostra abaixo:

10º - Digite o comando SELECT DISK X (onde X é o numero correspondente ao disco mSata (aproximadamente 32GB ou 128GB)), e pressione ENTER. No exemplo da imagem abaixo o mSata é o disk 0;

   

11º - Digite o comando clean e pressione ENTER:

 

12º - Repita os passos 10 e 11, porém selecionando o Disk 1, através do comando SELECT DISK.

(ATENÇÃO: Esse procedimento leva em conta que o backup dos seus dados já foi feito e que o disco está vazio. Caso tenha dados, eles serão PERDIDOS)

13º - Reinicie computador e entre novamente na BIOS (como no passo). Altere a opção SATA Operation para Intel Smart Response Technology.
Pressione F10 para salvar as alterações novamente;

 

14º - Reinicie a máquina e faça como no 5º passo

15º - Ao iniciar a instalação, avance até a tela apresentada abaixo, clicando no botão Instalar agora;

 16º - Selecione o tipo de instalação Personalizada;

  

17º - Escolha sempre o HD físico para instalar o Windows. O HD físico é o de maior capacidade.
OBS: As informações de capacidade podem variar.

 

18º - Clique em Avançar para continuar a instalação normalmente.

Se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para criar um tópico e pedir ajuda! Estamos aqui pra te auxiliar!

1 Mensagem

29 de dezembro de 2016 05:00

Tenho um Inspiron 15 5557 modelo p39f com Windows 10 e não consigo formatar para o Windows 7 pois não reconhece os discos. Como faço

2 Mensagens

1 de janeiro de 2017 09:00

Olá, gostaria de saber se posso baixar novamente a imagem de recuperação do sistema da DELL, acabei perdendo tudo após precisar formatar o hd e instalar windows novamente, depois disso meu msata 32gb só aparece com 8gb no gerenciador do windows. Tive que converter o hd de gpt para mbr, depois disso não consigo usar o SSD e sempre ocorre problema no drive de video da amd. Poderia ajudar de alguma forma? Posso baixar a image, poderia enviar um tutorial se for possível restaurar para o padrão original de instalação do ultrabook? 

1 Mensagem

24 de janeiro de 2017 02:00

Bom dia, 

Estou tentando realizar este procedimento eu um note identico a esse das imagens e a opção "Intel Rapid Start Technology" não está selecionável.

MSata: 32GB

HD: Toshiba 1 Tera (O HD Samsung que veio com o note estragou e tive que trocá-lo).

OBrigado

14 Mensagens

20 de abril de 2017 05:00

Deixo minha contribuição. Os procedimentos acima não funcionavam no meu Dell Vostro 3560 com mSata de 32giga e HDD de 750 giga.

O que eu fiz, primeiro eu fiz o procedimento antigo de quando comprei o note que a dell me passou no 0800, botei em a bios em ATA ou AHCI e rodei o cd do windows e exclui as partições do hdd e do ssd, dai eu mudei pra intel rapid e bootei, mas ao fazer isso começou a entrar naquele programinha pra formatar o RAID, e eu nunca tinha usado e fiz alguma M e daí não tinha mais como arrumar:

Ao ligar o Intel Rapid o meu HDD sumia!

Em ATA e AHCI aparecia normal.

Depois de quase 10 horas em cima, lendo fóruns e tudo mais, rodei um cd do Ubuntu Live CD, no aplicativo gparted deletei tudo do SSD e do HDD, depois mandei criar partições ms-dos, voilá, dando shift f-10 lá estavam os DOIS hdds...

Depois, instalei o Windows Creators Update normalmente, deixei ele baixar os drivers, e instalaei o Intel Rapid do site da Dell/Suporte, só que daí meu SSD estava como uma unidade lógica do Windows, dava até pra gravar coisas nele.

Então abri o command prompt e rodei os comandos ali do diskpart clean, id84 e criei a particao de 6144 (eu tenho 6 giga de ram), e pau, apareceu o drive pra acelerar (não lembro se apareceu na hora ou após o boot).

Se eu puder ajudar, me avisem, ah, deixei tudo padrão como no tutorial, 18 giga, etc etc, vai que vai!

9 Mensagens

25 de abril de 2017 15:00

Estou com um SSD mSata Half Size de 128Gb no meu Vostro 5470

Não aparece a opção ATA nem Intel Smart Response na BIOS, apenas AHCI!!!

Como proceder?

14 Mensagens

25 de abril de 2017 18:00

Lucas, você está só com o SSD mSata? O smart response é para notebooks com HDD e um SSD mSata pequeno para acelerar o HDD. Esta opção só existe se houver a presença do SSD+HDD. Somente SSD vai de ahci mesmo.

1 Mensagem

20 de setembro de 2017 09:00

Eu tenho um Inspiron 15R SE 4670 com um disco de 1TB e 32Gb mSATA.

Formatei recentemente e aparece somente 1GB tanto no programa do DISKPART quanto no Intel Rapid.

Um detalhe, que a maquina está bem mais lenta que antes da formatação.

Tem como redimensionar esse volume?

Alguém poderia me ajudar, por favor?

Obrigado.

Alexandre.

Nenhum evento encontrado!

Top