Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

344008

20 de maio de 2013 17:00

[Tutorial] Instalação de sistemas em computadores com mSata

Este é o tutorial para instalação Sistemas Operacionais em computadores que possuem mSata

< >

 Esse procedimento leva em consideração que os discos rígidos (HDs) presentes na máquina não possuem mais dados importantes. Caso ainda haja arquivos a salvar, NÃO prossiga. Todos os dados serão perdidos.

 1º - Vamos ligar o equipamento, simultaneamente pressionando e soltando repetidas vezes a tecla F2. Assim acessaremos a BIOS:

 

2º - Na BIOS, vá até a guia Advance, encontre a opção SATA Operation. Pressione ENTER:

 

3º - Alterar a opção para ATA, conforme imagem abaixo:
OBS: Poderá aparecer uma mensagem solicitando confirmação. Basta clicar em OK.

4º - Apos, pressione a tecla F10 para salvar as alterações e depois em YES ou OK. A maquina ira reiniciar.
OBS.: É importante que já neste ponto a mídia de instalação já esteja no drive de CD/DVD.

5º - Com a mídia de instalação do Windows já inserida, ao iniciar a máquina novamente, pressione a tecla F12 assim que o logotipo da Dell for apresentado. Escolha o Boot pelo CD/DVD, conforme ilustrado abaixo:

6º - Ao iniciar a instalador, selecione o idioma e o padrão do teclado (Se não souber qual, deixe o que aparece por padrão) e clique em Avançar. A tela abaixo será apresentada. 

 

7º - Pressione a combinação de teclas SHIFT - F10 para acionarmos o Prompt de comando, conforme imagem abaixo:

8º - Digite o comando DISKPART e pressione ENTER. A tela ficará da seguinte forma:

9º - Digite o comando: LIST DISK e pressione ENTER, será listado conforme mostra abaixo:

10º - Digite o comando SELECT DISK X (onde X é o numero correspondente ao disco mSata (aproximadamente 32GB ou 128GB)), e pressione ENTER. No exemplo da imagem abaixo o mSata é o disk 0;

   

11º - Digite o comando clean e pressione ENTER:

 

12º - Repita os passos 10 e 11, porém selecionando o Disk 1, através do comando SELECT DISK.

(ATENÇÃO: Esse procedimento leva em conta que o backup dos seus dados já foi feito e que o disco está vazio. Caso tenha dados, eles serão PERDIDOS)

13º - Reinicie computador e entre novamente na BIOS (como no passo). Altere a opção SATA Operation para Intel Smart Response Technology.
Pressione F10 para salvar as alterações novamente;

 

14º - Reinicie a máquina e faça como no 5º passo

15º - Ao iniciar a instalação, avance até a tela apresentada abaixo, clicando no botão Instalar agora;

 16º - Selecione o tipo de instalação Personalizada;

  

17º - Escolha sempre o HD físico para instalar o Windows. O HD físico é o de maior capacidade.
OBS: As informações de capacidade podem variar.

 

18º - Clique em Avançar para continuar a instalação normalmente.

Se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para criar um tópico e pedir ajuda! Estamos aqui pra te auxiliar!

1 Mensagem

18 de outubro de 2013 01:00

CHRISBPERES

aqui eu faço assim:

1º a instalação fica mais fácil através de um PenDrive com Windows nele ( no meu caso Windows 8)

2º você precisa dos arquivos de drive do Intel Smart Response (que vem junto com o drive do AHCI Sata)

3º Copie a pasta "f6flpy-x64" para o Pendrive ( por isso no pendrive fica mais fácil)

4º na hora que não aprece os HD clique na opção carregar drivers e selecione a pasta do Pendrive

espero ter ajudado!

1 Mensagem

1 de novembro de 2013 18:00

Olá, depois de seguir todos os passos para instalar, o meu computador não mostra as partições se eu instalar com o modo smart response ao invés do ATA,  você  poderia me ajudar? 

14 Mensagens

22 de novembro de 2013 17:00

Olá amigo,

O Daniel Pimenta do post antes do seu tinha acabado de explicar. Você tem que ir no site da Dell e baixar esse driver para o seu notebook: Intel Rapid Storage Technology Driver. Para baixar vai em Suporte, Drivers e Downloads, coloque sua etiqueta de serviço ou especifique manualmente o modelo de seu notebook, nos drivers de sata você clica lá em Rapid Storage Technology Driver ai clique em download.

Vai baixar um arquivo mais ou menos com esse nome: AHCI_Intel_W7_W8_A04_setup-V2JTD_ZPE.exe

Agora use 7-zip, ou Winrar para extrair o conteúdo desse arquivo (se você não tem nenhum dos 2 basta renomear a extensão de exe para zip e abrir com o Windows explorer.

Agora pegue a pasta f6flpy-x86 (para Windows de 32 bits) ou f6flpy-x64 (para Windows de 64 bits) e copie para um pendrive ou um CD, quando chegar naquela parte em que não reconhece seu HD você clica em inserir drive. Ai coloca ou pendrive ou CD no computador e informa o local do drive a pasta f6flpy-x86 ou f6flpy-x64.

Esse drive vai fazer seu computador reconhecer o HD, ou pelo menos foi assim que eu entendi lendo todas as postagens desse tutorial. E parece que se você tiver um Windows 7 com SP1 não precisa dos arquivos em f6flpy-x64....

 

2 Mensagens

1 de dezembro de 2013 12:00

Renan,

Excelente tutorial. Executei e funcionou. Parabéns.

Aos que leem esta mensagem, recomendo buscar sempre informações do fabricante do seu equipamento e/ou fórum do fabricante para o modelo do seu equipamento. Isto fará com as instruções e tutoriais possam ser aplicadas de forma exata. Fora disto, por experiência própria, é atirar no escuro.

Arlindo Forni 

 

2 Mensagens

3 de dezembro de 2013 11:00

Ola, minha tia comprou um notebook Dell e pediu pra eu retirar o Windows 8 e por o Win. 7. Entao que queria saber se este procedimento serve para eu realizar um downgrade nele? O notebook dela nem tem arquivos ta do jeito que veio da fabrica, apos eu instalar o windows 7, o windows 7 ira me dá os drives dele, ou terei que anotar e aqui e baixar depois? E tbm tenho outro notebook Dell Inspiron ( o da minha mae) que bloquea qualquer cd bootavel mesmo configurando a BIOS, o que pode ser? Por favor me ajude...é pra hoje...!!

14 Mensagens

3 de dezembro de 2013 12:00

Olá Dandegomes, eu instalei Windows 7 aqui e tive que baixar a maioria dos drivers no site da dell, intão é melhor já ter no mínimo o driver de rede na mão para você poder acessar a internet e baixar os drivers restantes. 

Para poder dar boot em CDs e tal que não seja Windows 8 você tem que desabilitar o Secure boot na bios, no meu caso também tive que ativar o UEFI legacy mode para poder dar boot no Windows 7.

Acho que isso depende meio do modelo do notebook.

1 Mensagem

27 de dezembro de 2013 01:00

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a Dell, até onde pude conhecer os tutoriais são ótimos e as respostas

o mais esclarecedora possível. 

Diferente dos confrades que vi por aqui posso me considerar "leigo", meu conhecimento se resume a pesquisas de internet, uso de dia a dia e fuçadas de curioso. 

Adquiri um DELL ultrabook 14Z i5 com 500HHD E 32MSata. Aí começam as dúvidas: esse Msata seria um SSD para portáteis, correto? Ele vem configurado para qual uso? Armazenagem de programas mais utilizados para acelerar o desempenho? No meu caso seria mais interessante um boot rápido, para que a máquina ligasse mais rapidamente. O OS já vem instalado no SSD? Se não, como fazer a mudança se é que é possível?

Caso não venha e não seja possível, vale a pena instalar navegador e iTunes, são os programas que uso com mais frequência.!?

E por fim, para meu uso, qual seria a função mais indicada para o SSD?

Muito obrigado. 

Rafael

UB DELL 14Z

OS Windows 8

cale a 

1 Mensagem

29 de dezembro de 2013 11:00

Olá Renan
Possuo um Inspiron 15R SE e preciso formata-lo, porém, não conseguir ir adiante no 17º passo, a seguinte mensagem aparece:

"UM DRIVER DE MÍDIA NECESSÁRIO AO COMPUTADOR ESTÁ FALTANDO. PODE SE TRATAR DE UM DRIVER DE DVD, USB OU DISCO RÍGIDO. SE VOCÊ TIVER UMA UNIDADE DE CD, DVD OU FLASH USB COM O DRIVER, INSIRA-O AGORA.OBSERVAÇÃO: SE A MÍDIA DE INSTALAÇÃO DO WINDOWS ESTIVER NA UNIDADE DE DVD OU NA UNIDADE USB, VOCÊ PODERÁ REMOVÊ-LA COM SEGURANÇA PARA ESTA ETAPA."


Detalhe, isso não aparece se estiver selecionado "ATA" na parte de "Sata Operation" na BIOS...

Aguardo resposta, obrigado.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

2 de janeiro de 2014 06:00

Luuke86,

Pode validar a versão Windows que está tentando instalar? Ele possui o SP1 com ele?

1 Mensagem

13 de janeiro de 2014 19:00

Marlon,

pelejei um dia inteiro até conseguir solucionar o meu problema. Várias pessoas estão tendo o problema após seguir todos os passos e na hora de fazer a instalação em si, o sistema não reconhece nenhum disco para a instalação. Isso acontece pra quem está com o UEFI ativado na bios, usando o legacy boot não ocorre o problema. Minha solução foi, como já explicado para alguns, realizar o carregamento do driver f6flpy-x64.zip. Eu pesquisei esse nome no google, baixer o primeiro resultado, que é do próprio site da intel. Após isso, descompacte pra uma pasta e coloque essa pasta no pen drive. No momento do instalação o sistema dara uma mensagem de erro, é só cancelar e selecionar "carregar driver". Aí voce encontra a pasta no pen drive, carrega o driver e o hd mecanico e o ssd aparecerão, e a instalação segue sem problema.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

14 de janeiro de 2014 02:00

Olá Igor,

Este procedimento é o correto sim, carregador o driver da controladora Intel. Os drivers também estão disponíveis em nossa página de suporte com o nome de Intel Rapid Storage. Você conseguiria os mesmos drivers sem problemas.

Este problema ocorre não por estar em UEFI, mas por haver uma RAID montada entre o mSata e o HD mecânico, sendo assim há apenas 2 meios de instalar o Windows:

  1. Desfazer o RAID como descrito neste tutorial e efetuar a instalação do zero
  2. Carregar o driver da controladora no momento da instalação (que exige do usuário um outro equipamento para efetuar o download e um pendrive para carregar o driver)

Fico feliz que tenha dado tudo certo, e se houver mais alguma questão que eu possa lhe auxiliar, estou à disposição.

4 Mensagens

8 de fevereiro de 2014 04:00

no meu inspiron 14 2530 não tem a opção "Intel Smart Response Technology" como faço agora?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

10 de fevereiro de 2014 01:00

Mauricio,

Provavelmente seu equipamento não possui a tecnologia Intel Rapid nele, e também não possui um HD mSata.

Este tutorial é específico para equipamentos com esta tecnologia amigo.

1 Mensagem

23 de fevereiro de 2014 15:00

Cara, fiz exatamente isso, o instalador do windows acha o driver e tudo mais, mas na hora de instalar, diz que já tem um driver mais novo, e não muda nada, alguma solução?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

24 de fevereiro de 2014 04:00

Edelmar, 

Qual driver você não consegue instalar? Este tutorial é para instalação do Windows no equipamento, não há necessidade de nenhum driver para este tutorial.

Nenhum evento encontrado!

Top