Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

344008

20 de maio de 2013 17:00

[Tutorial] Instalação de sistemas em computadores com mSata

Este é o tutorial para instalação Sistemas Operacionais em computadores que possuem mSata

< >

 Esse procedimento leva em consideração que os discos rígidos (HDs) presentes na máquina não possuem mais dados importantes. Caso ainda haja arquivos a salvar, NÃO prossiga. Todos os dados serão perdidos.

 1º - Vamos ligar o equipamento, simultaneamente pressionando e soltando repetidas vezes a tecla F2. Assim acessaremos a BIOS:

 

2º - Na BIOS, vá até a guia Advance, encontre a opção SATA Operation. Pressione ENTER:

 

3º - Alterar a opção para ATA, conforme imagem abaixo:
OBS: Poderá aparecer uma mensagem solicitando confirmação. Basta clicar em OK.

4º - Apos, pressione a tecla F10 para salvar as alterações e depois em YES ou OK. A maquina ira reiniciar.
OBS.: É importante que já neste ponto a mídia de instalação já esteja no drive de CD/DVD.

5º - Com a mídia de instalação do Windows já inserida, ao iniciar a máquina novamente, pressione a tecla F12 assim que o logotipo da Dell for apresentado. Escolha o Boot pelo CD/DVD, conforme ilustrado abaixo:

6º - Ao iniciar a instalador, selecione o idioma e o padrão do teclado (Se não souber qual, deixe o que aparece por padrão) e clique em Avançar. A tela abaixo será apresentada. 

 

7º - Pressione a combinação de teclas SHIFT - F10 para acionarmos o Prompt de comando, conforme imagem abaixo:

8º - Digite o comando DISKPART e pressione ENTER. A tela ficará da seguinte forma:

9º - Digite o comando: LIST DISK e pressione ENTER, será listado conforme mostra abaixo:

10º - Digite o comando SELECT DISK X (onde X é o numero correspondente ao disco mSata (aproximadamente 32GB ou 128GB)), e pressione ENTER. No exemplo da imagem abaixo o mSata é o disk 0;

   

11º - Digite o comando clean e pressione ENTER:

 

12º - Repita os passos 10 e 11, porém selecionando o Disk 1, através do comando SELECT DISK.

(ATENÇÃO: Esse procedimento leva em conta que o backup dos seus dados já foi feito e que o disco está vazio. Caso tenha dados, eles serão PERDIDOS)

13º - Reinicie computador e entre novamente na BIOS (como no passo). Altere a opção SATA Operation para Intel Smart Response Technology.
Pressione F10 para salvar as alterações novamente;

 

14º - Reinicie a máquina e faça como no 5º passo

15º - Ao iniciar a instalação, avance até a tela apresentada abaixo, clicando no botão Instalar agora;

 16º - Selecione o tipo de instalação Personalizada;

  

17º - Escolha sempre o HD físico para instalar o Windows. O HD físico é o de maior capacidade.
OBS: As informações de capacidade podem variar.

 

18º - Clique em Avançar para continuar a instalação normalmente.

Se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para criar um tópico e pedir ajuda! Estamos aqui pra te auxiliar!

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

5 de maio de 2014 06:00

Kassio,

Na BIOS, no lugar de AHCI, deve ter uma opção chamada Intel Smart Response Technology. Instale com ela para que o mSata seja utilizado no seu equipamento. Efetue o clean em ambos discos novamente antes de iniciar o processo.

Os drivers precisam ser carregados apenas se não realizar o processo de clean para que possa visualizar os discos no momento da instalação, mas no modo AHCI eles causarão apenas problemas, visto que não seriam utilizados.

12 Mensagens

5 de maio de 2014 06:00

Bom dia!

Sim amigo na bois como ATA eu vejo os dois HDs no list disk do diskpart clean nos dois Reinício a maquina altero de ATA para AHCI e os dois HDS são reconhecidos sem precisar carregar driver formato normalmente mas na hora de reiniciar da error. Amigo pode me fornecer os links dos driveres mais recentes de IRST r ATA delê pois atualizei a BIOS para A10 deve ser isso. É um inspiron 15r edition 7520 1tb de HD físico e 32 bb de SSD. Vlw

12 Mensagens

5 de maio de 2014 06:00

Amigo coloquei no modo ATA efetuei clean em ambos os discos reiniciei a maquina coloquei no modo ISRT e efetuei mais uma vez clean e seleciomei o HD físico para instalar o sistema apareceu esse erro: "O Windows não pode formatar uma partição no disco 0. O erro ocorreu ao preparar a partição selecionada para instalação. Código de erro: 0x80070057"

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

5 de maio de 2014 06:00

Kassio,

Você está instalando o Windows 7 ou Windows 8/8.1?

Caso seja o Windows 7, após efetuar o comando de clean, ainda com o disco mecânico selecionado, efetue também o comando "create partition primary".

12 Mensagens

5 de maio de 2014 06:00

Amigão é o Windows 7 x64. 

12 Mensagens

5 de maio de 2014 07:00

Amigo quando apareceu aquele erro eu coloquei em OK e voltou para a Tele de escolher teclado e idioma sem dar clean novamente eu continuei e quando chegou na hora de escolher os HDs apareceu o SSD o de 1tb e mais uma partição de 100mb criado pelo sistema da outra vez quando deu erro aí mandei formatar e formatou normal mas quando reiniciou apareceu esse erro

arquivo: \ windows\sustem32\driveres\ql2300.sys

status: 0xc0000221

inormação:  O Windows falhou durante o carregamento porque um driver crí*** do sistema está ausente ou corrompido. Grato espero que possa me ajudar. Vlw

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

5 de maio de 2014 07:00

Kassio,

Apenas para termos certeza de que não há nenhum problema físico interferindo no processo, rode este diagnóstico: http://dell.to/1bS8Yqz

Você tem certeza que esta mídia que está utilizando está funcional? Sem nenhum problema ou riscos? Poderia criar um pendrive utilizando esta mídia, para isolarmos algum defeito com ela também.

Este erro informa que o instalador não localizou um arquivo para a instalação, e pode ser causado por falha na mídia de instalação ou no HD.

12 Mensagens

5 de maio de 2014 08:00

OK o pc passou no diagnóstico específica por ti e consegui pegar um CD novo de instalação do Windows 7 ultimar x64. Repeti o procedimento na bios em ATA clean nos HDs reinicia altera na bois pra IRST novamente clean em ambos os dis os dessa vez formatou sem erros mas na hora de reiniciar apareceu:

arquivo: \windows\system32\ntoskrnl.exe

status: 0xc000221

Informacão: O Windows falhou durante o carregamento porque o kernel está ausente ou corrompido.

amigo dês de ja agradeço por seu empenho em me ajudar se Deus quiser vai dar certo.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

5 de maio de 2014 10:00

Kassio,podemos ter neste caso até mesmo um problema com a memória RAM do seu equipamento. Seria possível remover um módulo de memória e verificar se a falha ocorre?

Novamente, ele nos diz que um arquivo necessário para a instalação está corrompido, o que primeiramente me levaria a crer em uma falha com o disco que está utilizando para instalar o Windows, e caso já tenha substituído ele ou criado o pendrive, podemos tentar remover ou trocar um módulo de memória a fim de identificar a falha.

12 Mensagens

5 de maio de 2014 15:00

Boa noite! 

Amigo resolvi trocar o HD por um de mesma rotação porém de tamanho menor ele é de 120gb mas apareceu uma tela pra criar e configurar volume RAID 0 coloco como recoveri, stret, ou como mirror? O tamanho está dando 59 gb mas meu SSD é só 32 coloco 32 ou 29.8 como vi em outros fóruns? Tem outra opção que é pra escolher em 18 64 128 deixo em que Grato aguardo resposta.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

6 de maio de 2014 04:00

Kassio,

O ideal é efetuar a criação do RAID por dentro do sistema operacional, que é muito mais transparente e fácil de realizar. Você pode verificar o procedimento aqui: http://dell.to/17xkp07

12 Mensagens

6 de maio de 2014 06:00

Bom dia!

Amigo coloquei meu HD novamente é efetuei clean em ambos os HDs com a nois em ata e ao reiniciar aí envés de colocar IRST coloquei em AHCI formatou reiniciou normalmente fiz isso pra tirar todas as dúvidas com o que dia respeito a hardware com problemas. Como ele está agora formatado como AHCI posso alterar pra IRST de alguma forma sem precisar alterar na bois? OK não vou mexer na configuração do RAID vou deixar alterar quando instalar o driver.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

6 de maio de 2014 06:00

Kassio,

Para ativar a aceleração e alterar para ISRT na BIOS, é necessário reinstalar o sistema operacional. Como foi instalado em AHCI, não é possível alterar a nível da sistema operacional.

12 Mensagens

7 de maio de 2014 19:00

Boa noite! Amigo limpei os discos e formatei normalmente em IRST mas ao reiniciar apareceu

Informações: o Windows falhou durante o carregamento porque um driver crí*** do sistema está ausente ou corrompido.

Arquivo: \windows\system32\drivers\tcpip.sys

Status: 0x0000221

Quando formatei em AHCI ele funcionou normal até instalei os driveres mas ele fica lento. ja não sei mas o que fazer se nem com ajuda de vocês estou conseguindo to ficando sem esperaça. Se tiver mais alguma forma de consertar me diz aí que tento aqui vle

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

8 de maio de 2014 04:00

Kassio,

Você teria algum  outro HD para instalarmos o Windows para testes?

Este tipo de erro geralmente é causado por uma mídia de instalação danificada, porém um HD danificado pode apresentar erros parecidos.

Como você falou que já testou com outra mídia, já chegou montar um pendrive para a instalação?

Nenhum evento encontrado!

Top