Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

A

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

10160

9 de setembro de 2023 18:45

isHighlyActiveTopic

G15 5530 limitando a potência/energia da placa de vídeo em 30w

Recentemente fiz a compra de um novo G15, modelo 5530 com processador i5-13450HX e placa de vídeo RTX 3050 6gb. Até então, por um excelente custo benefício, comparando a outros notebooks gamers do mercado.

Porém, um detalhe chamou a minha atenção e a atenção de dezenas de pessoas que possuem o mesmo modelo. Por algum motivo (ou bug), a placa de vídeo está frequentemente sendo limitada a 30w, dos 95w especificados. 

Já li tudo que está na internet a respeito do problema, já fiz todos os tipos de testes, já formatei o notebook e instalei tudo do zero, baixei os drivers pelo site da Dell, fiz tudo que qualquer um possa imaginar.. e não consegui diagnosticar a causa do problema.

Estou iniciando essa conversa para trocar experiências e talvez, chegar a uma solução.


O problema ocorre tanto no Windows quanto no Linux. Consegui gravar vídeo do problema acontecendo nos dois, logo, não é algo relacionado a sistema operacional. Suspeito que tenha algum sensor com problema, ou mal configurado.

1 Mensagem

19 de outubro de 2023 23:20

@DELL- Nat M​ Oi Nat M, você poderia disponibilizar alguma informação mais recente do caso? Há alguma evidência de que a equipe interna continua trabalhando para a solução do caso até o dia de hoje (19/10)? Haverá um comunicado oficial da empresa a respeito do assunto? Eu gostaria de algo mais conciso, pois tudo o que estou recebendo é "A equipe está trabalhando para solucionar".

3 Mensagens

20 de outubro de 2023 16:51

Meu notebook com dois dias de uso já está acontecendo isso KKKKKK Eu só perdi tempo com essa empresa, agora vamos pra concorrência comprar o vermelhinho, ele é inferior mas deve pelo menos FUNCIONAR CORRETAMENTE 

3 Mensagens

20 de outubro de 2023 17:53

@DELL- Nat M 

Boa Tarde, Tudo bem ?

Alguma posição referente o caso ?

1 Mensagem

21 de outubro de 2023 08:30

<Violação removida>

(Editado)

1 Mensagem

23 de outubro de 2023 12:54

@DELL- Nat M​, alguma novidade sobre o andamento desse processo?

Estava pensando em comprar essa máquina, mas diante do que tenho visto e do que a DELL tem dado de retorno sobre o problema, acho que vou desistir.

5 Practitioner

 • 

1.3K Mensagens

23 de outubro de 2023 13:13

É apenas um palpite pois não tenho a máquina, mas se não ocorria essa queda no limite de power da GPU até certo momento e de uma hora para outra começou esse bug provavelmente foi culpa de alguma atualização.

Aposto em uma atualização de BIOS.

Vi comentários no reddit que um bug similar está acontecendo no Alienware X16, onde após certo período de uso intenso a GPU trava em 55W.

Neste caso proprietários descobriram que fazendo o downgrade para um BIOS mais antigo, se não me engano 1.3.3, o problema desaparecia.

Talvez seja interessante testar no G15, fazendo o downgrde do BIOS para uma versão lançada quando ele ainda funcionava como deveria.

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

23 de outubro de 2023 13:31

@pedrohenriquevm​ Todas as versões de BIOS disponibilizadas no site da Dell já foram testadas. Sem solução.

3 Mensagens

23 de outubro de 2023 15:41

@DELL- Nat M​ Alguma novidade sobre o caso?

1 Mensagem

24 de outubro de 2023 01:02

Fico triste em dizer isso pois estava bastante hypado, mas vou ter que desistir desse notebook, quem comprou sofre há pelo menos um mês e a empresa não uma resposta sequer. Lamentável! 

1 Rookie

 • 

4 Mensagens

24 de outubro de 2023 23:51

Alguma novidade do caso?

2 Mensagens

25 de outubro de 2023 20:54

Infelizmente estou passando pelo mesmo problema junto com diversos amigos. O pior que o suporte da DELL insiste em fingir que o problema é do usuário ou dos softwares que estamos usando, quando alguém do suporte assume o problema, vem com respostas genéricas incentivando a fazer as medidas paliativas que não servem de nada ou até mesmo induzindo a pagar o suporte pago para que seja resolvido o problema que não existe solução.

Já se passaram meses e até agora nenhuma postura tomada pela DELL. A empresa está cada vez mais largando de mão os clientes e só visando eles mesmos!

Tentei várias vezes abrir um chamado e é de imensa dificuldade abrir chamado com eles, além de que encerram o chamado sem ao menos falar nada conosco...

25 de outubro de 2023 21:36

Estou passando pelo mesmo problema. Já fiz toda recomendação paliativa do suporte da Dell, porem a limitação permanece. 

1 Mensagem

26 de outubro de 2023 18:26

Já passou da hora de alguém <violação removida> a Dell, tem alguma coisa muito errada nisso. Pagar 2 mil a mais em comparação com notebooks com 1650 pra ter o mesmo desempenho? Prometem 95W e entregam 30W, tá muito errado isso ai.

(Editado)

3 Mensagens

26 de outubro de 2023 23:07

@DELL- Nat M

Alguma posição referente ao problema do notebook G15 ?

1 Mensagem

26 de outubro de 2023 23:15

Estou com o mesmo problema há mais de uma mês e pelo suporte Dell prometeram que a Dell iria resolver. Porém até agora não houve resolução.

Nenhum evento encontrado!

Top