Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

A

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

10168

9 de setembro de 2023 18:45

isHighlyActiveTopic

G15 5530 limitando a potência/energia da placa de vídeo em 30w

Recentemente fiz a compra de um novo G15, modelo 5530 com processador i5-13450HX e placa de vídeo RTX 3050 6gb. Até então, por um excelente custo benefício, comparando a outros notebooks gamers do mercado.

Porém, um detalhe chamou a minha atenção e a atenção de dezenas de pessoas que possuem o mesmo modelo. Por algum motivo (ou bug), a placa de vídeo está frequentemente sendo limitada a 30w, dos 95w especificados. 

Já li tudo que está na internet a respeito do problema, já fiz todos os tipos de testes, já formatei o notebook e instalei tudo do zero, baixei os drivers pelo site da Dell, fiz tudo que qualquer um possa imaginar.. e não consegui diagnosticar a causa do problema.

Estou iniciando essa conversa para trocar experiências e talvez, chegar a uma solução.


O problema ocorre tanto no Windows quanto no Linux. Consegui gravar vídeo do problema acontecendo nos dois, logo, não é algo relacionado a sistema operacional. Suspeito que tenha algum sensor com problema, ou mal configurado.

Community Manager

 • 

2.3K Mensagens

21 de setembro de 2023 19:51

Hi everyone, the team is still working on this. Can you please Direct Message me your Service Tags? 

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

22 de setembro de 2023 00:39

Tirei tudo das usbs mouse e mesa ventilada 

Agora tá batendo 80w e 74 graus

Algumas horas depois voltou a cair para 30w

Muito frustrante...

(Editado)

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

22 de setembro de 2023 02:46

@Rogeriomullller​ Olha aí... kkkkkk

Não sei como, nem pq.. mas as portas USBs em uso parecem ter relação com o problema..

(Editado)

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

22 de setembro de 2023 02:49

@Dell-Brad L​ Hi Brad..

I tried to send you my Service Tag, but I couldn't send you a private message.

Shows the page is not found.

(Editado)

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

22 de setembro de 2023 10:40

Liguei o note agora somente na bateria 

Esperei 2 mim e pluguei o cabo , abri um jogo e voala 80w batendo 77graus , pluguei a mesa ventilada e caiu na hora pra 30w, despluguei ela e voltou a 80w, acredito que seja algo as portas USB ou energia seila ... 

Vou entrar em contato com o suporte da Dell apenas pra fazer volume de reclamação,  seria bom se todos fizerem isso..

O alien está configurado em desempenho..

Minha bios não está na última atualização tbm estou meio preocupado em atualizar...

Edit:  menos de 1 hora ligado voltou a limitar em 30w...

:/

(Editado)

Community Manager

 • 

2.3K Mensagens

22 de setembro de 2023 14:07

@AlvinoPrado​ I just sent you an email! If you get a chance, please try sending a message to me again, I am hoping I fixed that. 

(Editado)

Community Manager

 • 

2.3K Mensagens

22 de setembro de 2023 15:00

@Rogeriomullller Please try to use Get Help Now Chat when you contact support. It makes it a little easier for our team to retrieve/share Service Tags with the Engineering team. 

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

22 de setembro de 2023 15:55

Ok Brad  tanks for your help .....

1 Rookie

 • 

4 Mensagens

22 de setembro de 2023 16:22

@Dell-Brad L​​ I try, but show page is not found here.

Community Manager

 • 

2.3K Mensagens

22 de setembro de 2023 17:38

@Venanciojf​ Is it letting you use Get Help Now? Or was this regarding sending Direct Message?

1 Rookie

 • 

4 Mensagens

22 de setembro de 2023 19:01

@Dell-Brad L​ I used "Get Help Now, Thanks. The support helped. Only when i try to send to you my service Tag with direct message i can't. Error Page not found.

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

23 de setembro de 2023 10:47

Entrei em contato com o suporte remoto da dell , foi atualizado a bios e instalado alguns drivers tambem foi feita uma configuração no AlienCC no modo Silencioso, segundo o o tecnico não teria perda de performace porem não foi oque aconteceu.

Resolveu o problema da limitação da GPU que agora esta a 79w-80w sempre com tudo ligado as USBs(mesa ventilada e mouse) , porem a limitação agora é no CPU que esta rodando a 2.5-3ghz quando seu maximo é 4.6ghz pude notar stetering(frame time meio zuado) em jogos pesados (starfild e spiderman) segundo o tecnico de suporte da dell essa é a solucão encontrada ate o momento mais estão trabalhando numa solução final.

Espero que se resolva logo porque de certa forma o notebook esta com a performace capada dessa vez no CPU claramente é um problema de energia. Parece que a energia foi apenas trasferida do CPU para GPU.

Enfim o negocio é aguardar uma solução final por parte da dell.

Mais alguem com a situação parecida com a minha ??

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

25 de setembro de 2023 13:25

@Rogeriomullller​ 

Fala Rogerio, essa proposta de colocar no modo Silencioso, é apenas uma solução paliativa. É um "gato".

Esse modo visa justamente diminuir a potência da CPU, pra dar uma folga na GPU..

Funciona, mas já tem gente que mesmo assim continua enfrentando a limitação na GPU.

Temos um grupo no Telegram onde o assunto principal é este bug.

Se quiser entrar..

https://t.me/+VZn16ux17f05ZWUx

(Editado)

3 Mensagens

25 de setembro de 2023 13:37

@Rogeriomullller​ eu aqui, fiz isso e o tdp sobe na hora, mas ontem quando eu tava jogando o god of war também tava com esse statering e também com queda de 20 fps en algumas partes. Espero q a Dell resolva isso urgentemente

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

25 de setembro de 2023 16:34

@Luan23​ 

Exatamente , nós jogos que tbm precisa de um desempenho melhor  no CPU tipo mundo aberto, tem essas quedas e travadinhas..

Esperamos que a Dell resolva logo isso , para podermos usar a potência máxima do note. 

Porque realmente muita gente foi afetado por isso...

@AlvinoPrado

Estou acompanhando no telegram 👍

Nenhum evento encontrado!

Top