Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

A

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

10158

9 de setembro de 2023 18:45

isHighlyActiveTopic

G15 5530 limitando a potência/energia da placa de vídeo em 30w

Recentemente fiz a compra de um novo G15, modelo 5530 com processador i5-13450HX e placa de vídeo RTX 3050 6gb. Até então, por um excelente custo benefício, comparando a outros notebooks gamers do mercado.

Porém, um detalhe chamou a minha atenção e a atenção de dezenas de pessoas que possuem o mesmo modelo. Por algum motivo (ou bug), a placa de vídeo está frequentemente sendo limitada a 30w, dos 95w especificados. 

Já li tudo que está na internet a respeito do problema, já fiz todos os tipos de testes, já formatei o notebook e instalei tudo do zero, baixei os drivers pelo site da Dell, fiz tudo que qualquer um possa imaginar.. e não consegui diagnosticar a causa do problema.

Estou iniciando essa conversa para trocar experiências e talvez, chegar a uma solução.


O problema ocorre tanto no Windows quanto no Linux. Consegui gravar vídeo do problema acontecendo nos dois, logo, não é algo relacionado a sistema operacional. Suspeito que tenha algum sensor com problema, ou mal configurado.

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

13 de setembro de 2023 13:54

@DELL- Nat M​ Bom dia Nat, tudo bem?

Temos um grupo no whatsapp com centenas de pessoas que compraram e usam o G15 5530 e pelo que estou acompanhando, o problema não tem relação com o artigo. Isso porque o problema ocorre com o notebook totalmente imóvel, sobre a mesa, plugado no carregador.

Já fizemos alguns testes onde, ao movimentar o notebook, ele limita a energia e após um tempo tudo volta ao normal. Até então, tudo ok em relação a isso. Mas o problema vai além...

No meu caso, eu nem fico em contato com o notebook, pois utilizo mouse e teclado separados.

Eu acredito que o problema esteja relacionado com alguma falta de energia.

Comigo a limitação ocorre quando estou com uma base de ventilação plugada na porta USB (demanda mais energia para a porta USB).

Tem um colega que ocorre a limitação quando o CPU passa a utilizar o turbo boost do processador (demanda mais energia para o processador)

Outro colega notou a limitação quando aciona o modo Desempenho no Alienware Command Center (demanda mais energia para os coolers).

Community Manager

 • 

2.2K Mensagens

13 de setembro de 2023 18:03

Oi @AlvinoPrado​, obrigada pelas informações.

Saberia me dizer se todos que estão enfrentando esse problema já entraram em contato com o suporte técnico? 

Pergunto pois caso tenhamos um numero alto de chamados sobre o mesmo problema, eu posso tentar escalar para uma equipe de suporte avançado.

Você poderia passar essa orientação para os usuários que estão no grupo mencionado? 

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

13 de setembro de 2023 18:47

@DELL- Nat M Boa tarde Nat,

Claro, passo a orientação sim.

Ontem já pedi pra galera: "abram um chamado na Dell.. eles precisam ver o número de pessoas com o problema".

Mas vou reforçar isso aqui agora mesmo.

Ah, uma informação relevante, Nat..

Como falei anteriormente, acredito que o problema esteja relacionado com a energia.

Acabei de fazer alguns testes de stress no notebook.

Testes estressando simultaneamente a CPU e a GPU ao mesmo tempo.

Ficou claro que a fonte do notebook não consegue suportar a potência máxima dos 2 juntos.

Uma conta simples: a fonte do G15 5530 com a RTX 3050 tem 240w.

Só as potências máximas da CPU com a GPU, ultrapassa esse valor. São 157w no CPU com turbo boost + 95w da GPU. Isso dá 252w.

5 Practitioner

 • 

1.3K Mensagens

13 de setembro de 2023 20:27

@AlvinoPrado

Em uso simultâneo jamais CPU e GPU vão consumir isso.

Em uso extremo simultâneo, a GPU vai se manter em ~80W e a CPU em ~70W após o boost inicial de 100/110W.

A fonte é totalmente suficiente para esse conjunto.

Mesmo que faltasse energia, a bateria seria descarregada lentamente para absorver a demanda extra...

O problema não está aí...

Me ocorreu que o problema pode ser um bug do driver específico da Nvidia.

Qual o driver está utilizando? É o último disponibilizado pela Dell?

Se for, faça uma instalação limpa do driver mais atual disponível ou outro um pouco mais antigo no site da Nvidia.

Ao menos no tempo do driver Game Ready Driver 531.79 não havia relatos desse bug...

Ou vice-versa...

(Editado)

Community Manager

 • 

2.3K Mensagens

15 de setembro de 2023 03:06

We are making an attempt to replicate the issue on our end, but in order to do this we will need a few details from you, please provide these:

 

  1. Detailed steps to replicate the issue.
  2. Any specific additional hardware used such as a mouse, keyboard etc.
  3. AWCC modes and system power mode selected?

 

Above information can be posted publicly, and on chat using Get Help Now: please share the device logs

(Editado)

Community Manager

 • 

2.3K Mensagens

15 de setembro de 2023 16:33

@Wellbr​ Thanks so much for sharing this, I will get this relayed to the team. 

3 Mensagens

15 de setembro de 2023 18:44

Eu também estou com esse problema no meu 5530, normalmente acontece quando o notebook está inclinado. Vi que poderia ser o modo notebook, mas ele fica imóvel na base e não toco nele de jeito nenhum e mesmo assim ele limita a potência da GPU. 

(Editado)

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

16 de setembro de 2023 03:38

@Dell-Brad L​ 

Hi Brad, how are you? I appreciate your attention to this issue.

I believe the easiest way to reproduce the problem is playing, actually.

Additionally, you need to be monitoring the power consumption of the GPU. There are some tools for this.


Any heavy game that demands the CPU and GPU processing power of the G15 5530.
Call of Duty Modern Warfare, Cyberpunk 2077...

All these, configured with high graphics level, it's possible to reproduce the problem.

Just play between 30 minutes and 1 hour.

I believe this issue is related to power management. Be it software or hardware.

I have a video where I show the limitation happening when I turn on the laptop with a laptop cooling base connected to the USB port. The limitation occurs when the notebook is completely cold and has just been turned on. When the limitation occurs, the GPU consumption does not exceed 30w.

Its power should be 80~95w.

Then, two minutes after disconnecting the laptop cooling base from the USB port, the GPU power consumption returned to normal.

A member in this community told us that after turning off the Intel turbo boost (CPU), the limitation no longer occurs.

Regarding the AWCC, I believe it has no relation with the problem.
I reset the laptop many times doing some tests and I found that, whether AWCC is installed or not, the problem occurs.
An interesting detail is when GPU throttling occurs and AWCC is installed, if you change the power mode to "silent", the GPU power returns to normal power.

Unfortunately, this mode leaves the CPU power very low.

(Editado)

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

19 de setembro de 2023 01:45

@Dell-Brad L​ 

I found out an interesting thing about this issue..

The power limit of 30w on the GPU seems to be happening due to a temperature limit that's NOT CORRECT.

I've noticed that every time this power limit occurs, the GPU temperature doesn't exceed 62ºC. However, the limit established for this GPU is 87ºC.
The GPU should not be going into "protection mode", due to a temperature that is still far from 87ºC. Look the image below, you can see the GPU temperature was 61ºC and it was already capped at 30w.

The GPU-Z tool shows us why the GPU is capped.
This information is in field PerfCap Reason, marked in the image.
The field PerfCap Reason presents precisely what is limiting the GPU power and it indicates the temperature.

Why?!

(Editado)

1 Rookie

 • 

4 Mensagens

19 de setembro de 2023 16:22

@Wellbr​ Também é minha primeira experiência com a Dell e é muito triste ver os fps caindo do nada no meio do jogo. Queria saber se isso vai ter alguma solução?

1 Rookie

 • 

3 Mensagens

19 de setembro de 2023 17:15

Pessoal, dei uma pesquisada na internet e instalei este driver no meu G15 5530 e resolveu o problema (jogo com ele inclinado)

https://www.dell.com/support/home/pt-br/drivers/driversdetails?driverid=rxyw0&oscode=w2021&productcode=g-series-15-5530-laptop

Para alguem mais deu certo?

Apenas uma observação, nao atualizei a Bios para a nova atualização que saiu estes dias (fiquei com medo).

(Editado)

1 Rookie

 • 

3 Mensagens

20 de setembro de 2023 16:23

Alguem testou ?? o que postei ontem ??

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

20 de setembro de 2023 17:21

@Alex Genari​ Fala Alex, tranquilo?

Toda pessoa que, assim como eu, tem o Support Assist instalado, já tem esse driver instalado automaticamente. 

Ele não resolve o problema. Meu notebook tem tudo atualizado e o problema persiste.

No meu caso pelo menos, por incrível que pareça, o problema tem alguma relação com as portas USB..

É desconectar tudo da USB quando limita, que tudo volta ao normal.. rsrs

(Editado)

1 Rookie

 • 

3 Mensagens

20 de setembro de 2023 17:29

@AlvinoPrado​ Opa, que pena o meu support assist não tinha instalado este driver, engraçado que jogo com todas as USB's conectadas (mouse, teclado e carregador de celular)

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

21 de setembro de 2023 19:25

@Alex Genari 

Meu note chegou em agosto e está com esse mesmo problema de 30w

Vou testar esse driver hoje quando chegar em casa

Nenhum evento encontrado!

Top