Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

A

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

10165

9 de setembro de 2023 18:45

isHighlyActiveTopic

G15 5530 limitando a potência/energia da placa de vídeo em 30w

Recentemente fiz a compra de um novo G15, modelo 5530 com processador i5-13450HX e placa de vídeo RTX 3050 6gb. Até então, por um excelente custo benefício, comparando a outros notebooks gamers do mercado.

Porém, um detalhe chamou a minha atenção e a atenção de dezenas de pessoas que possuem o mesmo modelo. Por algum motivo (ou bug), a placa de vídeo está frequentemente sendo limitada a 30w, dos 95w especificados. 

Já li tudo que está na internet a respeito do problema, já fiz todos os tipos de testes, já formatei o notebook e instalei tudo do zero, baixei os drivers pelo site da Dell, fiz tudo que qualquer um possa imaginar.. e não consegui diagnosticar a causa do problema.

Estou iniciando essa conversa para trocar experiências e talvez, chegar a uma solução.


O problema ocorre tanto no Windows quanto no Linux. Consegui gravar vídeo do problema acontecendo nos dois, logo, não é algo relacionado a sistema operacional. Suspeito que tenha algum sensor com problema, ou mal configurado.

1 Mensagem

25 de setembro de 2023 23:11

Também estou com o mesmo problema!

29 de setembro de 2023 04:09

Estou com o mesmo problema, na maior parte das vezes que vou jogar algum jogo, a placa de vídeo fica limitada nos 30w dos 95w fornecido. isso me desanimou muito pois comprei algo caro que esta com problemas e a assistencia tecnica não consegue solucionar este problema, se não houver uma solução em breve, terei que acionar a garantia pois isto é um problema e não vou pagar caro pra fica com um dispositivo problematico!

Community Manager

 • 

2.2K Mensagens

29 de setembro de 2023 13:13

Olá todos,

A informação mais recente que recebemos da equipe avançada é:

"Como medida paliativa, selecione e mantenha o perfil Silencioso entro do AWCC, desta forma não limitará a potência da GPU. Nossa equipe interna já está analisando esse assunto com mais profundidade e teremos mais informações em breve."

Solicitamos encarecidamente que continuem relatando quaisquer problemas à nossa equipe de suporte. Isso garantirá que vocês estejam devidamente cobertos pela garantia, independentemente do tempo necessário para identificar e resolver a questão.

Compreendemos que possa parecer que o processo esteja demorando, no entanto, gostaríamos de assegurar que nossos engenheiros estão empenhados em resolver essa questão o mais rápido possível. Além de isolar e identificar a causa, também estão em busca de uma solução permanente para resolver o problema de forma eficaz.

Agradecemos a colaboração de todos nesse processo e contamos com o apoio de cada um de vocês para resolver essa situação o mais rapidamente possível.

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

29 de setembro de 2023 20:45

@DELL- Nat M​ Oi Nat!

Muito obrigado pelo feedback.
Ansiamos pela correção definitiva.

2 Mensagens

3 de outubro de 2023 18:04

@DELL- Nat M

Boa tarde

Temos 2 grupos no telegram com pessoas sofrendo com o mesmo bug dos 30W. Alguns há mais de 1 mês desde que compraram o note e sem uma resposta específica por parte da Dell, apenas respostas genéricas do tipo "estamos tentando resolver" ou indicando medidas paliativas que por vezes nem funcionam. Creio que a solução será <violação removida> de modo que compramos um produto que está entregando apenas metade da capacidade que nos foi vendida.

(e entendo que você não tem nada a ver com este problema).

(Editado)

1 Mensagem

4 de outubro de 2023 23:17

Possuo um chamado aberto desde o dia 20/09/23 com esse problema e este paliativo do modo Silencioso não resolve, continua limitando a GPU em 30w e além disso a CPU também passa a ficar limitada devido a este modo, entregando menos performance ainda.

1 Rookie

 • 

2 Mensagens

9 de outubro de 2023 12:49

@DELL- Nat M​  espero que vocês estejam realmente tentando resolver isso. 

1 Rookie

 • 

20 Mensagens

9 de outubro de 2023 18:38

Algumas atualizações de meu conhecimento..

1. O problema foi encontrado e este assunto iniciado, há mais de 1 mês.

2. Parte do suporte da Dell, está ciente do problema. Tenho evidências de que este assunto já é de conhecimento em toda comunidade da Dell. Nacional e Internacional.

3. Outra parte do suporte da Dell, decepciona. Insistem em dizer que não podem fazer nada quando a pessoa compra com Linux mas instala Windows. Ou seja, o notebook é feito para rodar o sistema operacional de sua escolha, a Dell inclusive disponibiliza todos os drivers necessários, mas você não pode trocá-lo. E a garantia que deveria ser do Hardware, praticamente deixa de existir.

3. A Dell ainda não se pronunciou sobre o problema.

4. Aparentemente, este modelo de notebook conta com várias travas/proteções e todas elas levam a essa limitação de consumo em 30w, na placa de vídeo. Ex.:

   Se o notebook é movimentado durante o uso = 30w (cai pra 30w e não volta para a potência normal);

   Se a temperatura da placa de vídeo sobe e persiste alta por alguns minutos = 30w;

   Se o notebook não reconhece que há uma fonte de alimentação conectada = 30w.

No meu caso, o problema parece estar relacionado com temperatura. Basta jogar por mais de 20 minutos e o desempenho da placa de vídeo cai pela metade. A temperatura limite especificada para a placa de vídeo, é de 87ºC. Mas alguns minutos em 77~78ºC, já limita.

Não aceitem calados. Se a Dell insistir em negligenciar a situação e não corrigir o problema, aconselho cada pessoa a ir atrás de seus direitos. Quem assim como eu, comprou um notebook gamer (para jogar), pagou por um valor cheio e está tendo menos da metade do desempenho especificado.

(Editado)

1 Rookie

 • 

6 Mensagens

9 de outubro de 2023 18:39

@DELL- Nat M​ 

O suporte da Dell para com todos os clientes que compraram o modelo 5530 não condiz com a seriedade do defeito que afeta todas as unidades produzidas. Não podemos aceitar um posicionamento que não inclui prazos ou comunicados frequentes.

Exijo um posicionamento transparente e responsável que inclua um calendário de ações, comunicados e, evidentemente, um prazo limite para que o defeito seja sanado e, na constatação da impossibilidade de reparo, a medida que será adotada pela empresa.

Espero que as equipes responsáveis definam um plano de ações <Violação removida. Código de Conduta e Termos de Uso, sessão 14>.

(Editado)

11 de outubro de 2023 18:57

Estou com o mesmo problema, eu não estava tendo, agora do nada está limitando a 30 w

3 Mensagens

16 de outubro de 2023 00:03

Estou com o mesmo problema, na maior parte das vezes que vou jogar algum jogo, a placa de vídeo fica limitada nos 30w dos 95w fornecido. isso me desanimou muito pois comprei algo caro que esta com problemas e a assistencia tecnica não consegue solucionar este problema, se não houver uma solução em breve, terei que acionar a garantia pois isto é um problema e não vou pagar caro pra fica com um dispositivo problematico!

16 de outubro de 2023 16:12

Estou com o mesmo problema @DELL- Nat M​ o meu equipamento apresenta o mesmo problema. O que devo fazer?

Community Manager

 • 

2.2K Mensagens

16 de outubro de 2023 16:40

@William Amaral​ Oi William, de acordo com a recomendação recebida, solicitamos que os usuários abram um chamado com a equipe de suporte. Você pode utilizar o próprio canal de suporte aqui da comunidade chamado Obtenha ajuda agora no canto inferior direito da página.

Qualquer dúvida, estamos a disposição. 

16 de outubro de 2023 18:19

Também estou tendo o mesmo problema!

1 Mensagem

17 de outubro de 2023 00:30

Estou passando pelo mesmo problema, estou muito frustrado diante a isso e espero que a Dell resolva logo o problema.

Nenhum evento encontrado!

Top